sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bombardier inicia fabricação de trens do Metrô de São Paulo em Hortolândia

A Bombardier Transportation investiu US$ 15 milhões (R$ 27,5 milhões) na implantação de uma unidade de produção de trens de monotrilhos em Hortolândia (SP). Na planta, inaugurada nesta sexta-feira, serão produzidos 53 trens, cada um com sete carros, totalizando 371 vagões que serão usados no prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, que vai ligar a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital paulista. Na nova fábrica foram criados 250 empregos diretos, dedicados à fabricação dos trens, incluindo a produção das caixas de alumínio, truques e montagem final, e cerca de 500 empregos indiretos, devido ao aumento nas atividades dos fornecedores locais da Bombardier, que a partir da unidade de Hortolândia vai atender pedidos de todo o mundo. A planta foi construída em 18 meses e já iniciou a produção dos primeiros carros, que devem sair da linha de montagem ainda este ano. Segundo o presidente mundial da Bombardier Transportation, André Navarri, “as novas instalações de produção de monotrilhos representam a segunda etapa da expansão industrial iniciada em 2009, cujo objetivo é triplicar nosso número de funcionários no Brasil, chegando a 600 pessoas, e quadruplicar a área industrial em Hortolândia". O sistema Bombardier Innovia Monorail 300 que está sendo construído para o metrô de São Paulo, tem capacidade de transporte semelhante à do metrô, mas com uma infra-estrutura que reduz pela metade tanto o preço da construção como os prazos de implantação, explica Navarri. O sistema, que pode ser introduzido sem a necessidade de realizar grandes obras de infraestrutura e construção civil, tem capacidade para transportar até 48 mil passageiros por hora, segundo o presidente da Bombardier. A Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, que vai interligar, em sistema de monotrilho, os bairros Cidade Tiradentes e Vila Prudente, terá 24 quilômetros de extensão e 17 estações e vai beneficiar diariamente mais de 500 mil usuários, reduzindo para 50 minutos o trajeto que hoje leva mais de duas horas para ser percorrido.

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