quinta-feira, 26 de abril de 2012

Câmara de Curitiba repassa verba publicitária a vereadores

A Câmara Municipal de Curitiba repassou parte de sua verba publicitária a agências de publicidade vinculadas aos vereadores. O dinheiro era repassado a programas de rádio e de TV comandados pelos próprios políticos, para fazer a publicidade institucional da Casa, que consumiu R$ 34 milhões nos últimos cinco anos. O fato foi divulgado pelo jornal "Gazeta do Povo", na edição desta quinta-feira. Notas obtidas pelo jornal mostram que pelo menos R$ 345 mil foram pagos pela Câmara a empresas mantidas por funcionários ou parentes de cinco vereadores, todos radialistas ou apresentadores de televisão. Dois deles reconheceram usar as verbas para manter seus próprios programas. Os outros negam. O vereador Algaci Túlio (PMDB), que mantém programa de rádio diário em emissora AM, disse que recebeu o dinheiro para veicular "noticiário geral da Câmara", como a ordem do dia e temas das sessões. "Era uma transação comercial normal. Havia uma agência de publicidade contratada para isso", afirma. Ele diz que a prática "não é de hoje" e que recebeu as verbas por três anos, mas que rompeu o contrato em maio do ano passado. O ex-vereador Luís Ernesto (PSDB), também radialista, disse em entrevista ao jornal "Gazeta do Povo" que "todos os vereadores que faziam programas de rádio recebiam dinheiro". A agência que intermediava o contrato pertence a sua mulher. Outros dois vereadores - Roberto Hinça (PSD) e Mário Celso Cunha (PSB), atualmente secretário estadual da Copa - negam que seus programas de rádio e TV tenham recebido dinheiro da Câmara. Disseram que não tinham conhecimento de que seus funcionários receberam verbas da Casa.

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