quinta-feira, 3 de maio de 2012

Em gravação, deputado federal paraense aparece sugerindo aborto a ex-namorada

Uma gravação de áudio divulgada anonimamente pela internet mostra o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), de 53 anos, pré-candidato à prefeitura de Belém e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, sugerindo a sua parceira que faça um aborto. Jordy reconheceu o diálogo. "Houve vários diálogos, provavelmente é um desses", afirmou o deputado. A conversa, de 2min59s de duração, foi publicada na quarta-feira no YouTube e ocorreu há cerca de oito meses, segundo o deputado. A mulher é uma namorada com a qual Jordy se relacionou no ano passado, Josiane Ferreira da Rosa. Jordy afirma diversas vezes que não tem condições de ter mais um filho. Diz que já paga pensão a três filhos. O deputado é pai de cinco filhos. "Se tu quiseres ter, tu tens. Eu não vou ter condições de assumir", afirma. Segundo o deputado, não houve aborto e Josiane já está no final da gravidez. O aborto não é legalizado no Brasil, exceto em casos de estupro, risco de vida para a mãe e fetos anencéfalos. Em outro momento da conversa, Jordy fala: "Eu quero o apoio para tu resolveres isso, eu não tenho condições de ter um filho". Josiane responde: "E eu não tenho condição de fazer um aborto". O deputado rebate: "Tu tens que se orientar com um médico pro médico te dizer quais são as consequências e depois eu te ajudo a pagar o psicólogo pra te ajudar a superar isso".Josiane chegou a entrar na Justiça, em novembro passado, com ação contra Jordy pedindo pagamento de pensão equivalente a 40% do salário do congressista. A remuneração bruta de um deputado federal é de R$ 26 mil. "Sou solteiro, maior de idade, ela também. Essa gravidez foi tratada e admitida normalmente. Evidentemente, tivemos alguns diálogos, fui tomado de surpresa com o anúncio da gravidez, e discutimos em consequência disso", afirmou o deputado. Ele mostrou documentos comprovando ajuda financeira à ex-namorada, como o pagamento de plano de saúde e a aquisição de um carrinho de bebê. Para Jordy, o caso foi divulgado com o objetivo de atingir sua pré-candidatura. O diálogo foi publicado nesta quinta-feira pelo jornal "Diário do Pará", pertencente à família do senador Jader Barbalho (PMDB-PA). O primo do senador, José Priante (PMDB-PA), também vai disputar a prefeitura de Belém. Definitivamente, a vida privada está entrando na órbita da política nacional.

Nenhum comentário: