quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pai de Brizola Neto, novo ministro do Trabalho, denunciou na CPI dos Bingos conluio de governo do PT do Rio Grande do Sul com jogo do bicho

José Vicente Brizola, pai de Brizola Neto, novo ministro do Trabalho, denunciou entre 2004 e 2005 um esquema do governo do PT no Rio Grande do Sul com o jogo do bicho. José Vicente presidiu a empresa de loterias do estado (Lotergs) no governo do petista Olívio Dutra e disse ter sido pressionado a levantar recursos junto aos empresários de jogos para as campanhas do PT a senador e a governador. “Propuseram a mim que eu angariasse recursos, para a campanha majoritária do PT, perante esses concessionários de serviços públicos e, eventualmente, outros operadores de jogos, legais ou ilegais. Como me recusei, pediram-me, então, que eu apenas apresentasse as pessoas. Foi feito isso. Posteriormente, tive a notícia de que a empresa que geria o jogo, Totobola, teria contribuído com algo entre R$ 100 mil e R$ 150 mil”, contou ele na CPI dos Bingos no Congresso, em 2005. A relação do governo do petista Olívio Dutra com a contravenção já havia sido investigada em uma CPI estadual, em 2001. E um dos principais envolvidos já era Carlinhos Cachoeira. Ele afirmou que uma empresa do contraventor ganhara uma licitação de forma “estranha”. O governo gaúcho havia aberto concorrência para terceirizar produtos lotéricos. A empresa de Cachoeira ganhou a licitação, que acabou revogada. O bicheiro entrou na Justiça e obteve ganho de causa em primeiro grau. O Estado do Rio Grande do Sul não recorreu.

Nenhum comentário: