quinta-feira, 24 de maio de 2012

Transpetro recebe navio cercado de polêmicas

Com atraso de quase dois anos e sem a presença da presidente Dilma Rousseff, a Transpetro recebe nesta segunda-feira o segundo petroleiro do seu programa de renovação de frota, lançado em 2004 com encomenda de 49 embarcações. O atraso significou aumento de R$ 170 milhões no custo do navio, assumido pelo EAS (Estaleiro Atlântico Sul), que no ano passado registrou prejuízo de R$ 1,47 bilhão, o equivalente a 70% do total investido na construção do estaleiro. A Transpetro pagou R$ 363 milhões pela unidade, após correção monetária do valor inicial de R$ 300 milhões. Esta é a segunda festa para o mesmo navio, João Cândido, que havia sido lançado ao mar em maio de 2010 em cerimônia com o então presidente Lula. Desta vez estarão presentes a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Previsto para ser o primeiro navio do Promef (Programa de Renovação da Frota) da Transpetro, braço de transportes da Petrobras, o João Cândido é um navio tipo Suemax, de grande porte, com capacidade para carregar 1 milhão de barris de petróleo cru. A primeira viagem começa nesta sexta-feira, em direção às plataformas P-35 e P-38, na bacia de Campos. Depois de abastecido com sua capacidade máxima, o petroleiro seguirá para o Terminal São Sebastião (SP), uma viagem calculada em seis dias e meio. A embarcação foi construída no polêmico Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, que também atrasou a entrega de um casco da plataforma P-55 para a estatal. O EAS tem um portfólio de US$ 8 bilhões com a Petrobras, que consiste em mais 21 petroleiros, sete sondas de perfuração (ainda em fase de projeto), e os serviços navais na plataforma P-62. O João Cândido teve problemas na sua construção e foi ultrapassado pelo navio de derivados claros "Celso Furtado", construído no estaleiro Mauá (RJ) e entregue 17 meses depois de lançado ao mar. A construção de um navio é separada em várias fases. Depois de lançado ao mar, o navio passa por acabamentos e a prova de mar, para só então ser entregue ao cliente. O João Cândido foi lançado ao mar no dia 7 de maio de 2010 e demorou 24 meses para ser entregue. A data inicial era setembro de 2010.

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