quarta-feira, 4 de julho de 2012

Volkswagen compra parte restante da Porsche por US$ 5,58 bilhões

A Volkswagen (VW) e a Porsche fecharam nesta quarta-feira o acordo de integração que vai transferir ao grupo Volks a totalidade das ações da adquirida e acelerar a fusão das companhias. De acordo com o plano, a Porsche receberá cerca de 4,46 bilhões de euros e uma ação ordinária da Volkswagen e em troca, a empresa de carros esportivos subscreverá os 50,1% da Porsche que ainda não são controlados pela Volkswagen. A operação está prevista para ser finalizada em primeiro de agosto. A VW já controlava a Porsche como acionista majoritária, mas a fatia no capital social era de 49,9%. No total, é esperado uma economia de custos no patamar de 320 milhões de euros. Em comunicado enviado ao mercado, a Volkswagen informa que a incorporação vai impulsionar seu lucro operacional. Além disso, um novo cálculo dos ativos da Porsche deve trazer uma receita financeira de 9 bilhões de euros ao grupo. Integrando a montadora à sua estrutura organizacional, a Volks ainda informa que sua liquidez será reduzida em cerca de 2,5 bilhões de euros, por conta do saldo negativo atualmente detido pela adquirida. A Porsche começará em setembro a fabricar a versão modernizada do Boxster na unidade da Volkswagen em Osnabrueck (Alemanha) e no próximo ano incluirá na mesma linha de montagem a nova versão do Cayman. Esses serão os primeiros modelos da Porsche a serem totalmente montados em uma fábrica da Volkswagen. A Porsche já começou a mandar engenheiros da tradicional base de Zuffenhausen (Stuttgart) para darem treinamento na unidade de produção em massa sobre como fabricar carros de luxo. A fabricante de carros esportivos é conhecida por técnicas de produção que companhias como Deutsche Lufthansa e ThyssenKrupp tentam imitar. A produção de modelos da Porsche na unidade alemã será restrita a veículos que por motivos técnicos não podem ser fabricados em Zuffenhausen. A crescente demanda pelo modelo 911, que usa a mesma plataforma de produção do Broxster e do Cayman, está causando gargalo na principal fábrica da Porsche, onde a capacidade é de 35 mil a 40 mil veículos por ano, segundo o diretor de vendas da montadora, Bernhard Maier.

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