quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Gilberto Carvalho faz campanha eleitoral durante o expediente e atua como mero difamador. E isso já não escandaliza a imprensa


Do jornalista Reinaldo Azevedo - A degradação a que o PT submete a política e os fundamentos da República é assustadora. Ministros de estado entram de cabeça na campanha, atacando adversários locais do partido. E sabem que contarão com a ajuda da imprensa para espalhar a sua versão. Os alvos do ataque que se virem. No máximo, quando muito, podem ganhar um pé de texto para negar as acusações. Vejam o que se lê na Folha Online. Volto em seguida.
Por Breno Costa:
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) acusou nesta quinta-feira (25) o candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, de usar agentes de saúde da família para espalhar boatos contra o petista Fernando Haddad. Os agentes são vinculados à prefeitura, comandada por Gilberto Kassab (PSD), aliado do tucano. Haddad lidera as pesquisas de intenção de voto, com 49% da preferência dos eleitores, segundo o Datafolha. José Serra tem 36% das intenções de voto. Em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto, Carvalho disse estar confiante na vitória do petista, “apesar da grande baixaria que ocorre nos últimos momentos em São Paulo”. “Nós estamos recebendo várias informações, de agentes de saúde visitando as famílias, se despedindo, dizendo que o Haddad não vai mais manter o programa de saúde da família”, disse o ministro, homem de confiança do ex-presidente Lula, principal articulador da candidatura petista em São Paulo. Segundo Carvalho, Serra e outros candidatos de oposição ao PT no país estão “apelando de maneira lamentável” na reta final da campanha. Ele, contudo, citou especificamente apenas o suposto uso de agentes de família. “Nós temos que fazer uma campanha de esclarecimento forte. O pessoal está tomando providência para amanhã fazer uma contrainformação pesada, para evitar esse tipo de jogo baixo”, afirmou o ministro.
Voltei
Carvalho é secretário-geral da Presidência. É petista, sim, mas, no momento, é ministro de Estado — ministro, também, dos adversários do PT. Notem que ele espalha um boato, nada além. Ainda que a prática que denuncia estivesse em curso, os petistas dispõem de instrumentos para fazer frente à suposta investida. Este é o partido que levou ao ar uma propaganda afirmando que os tucanos tentaram privatizar a Petrobras, a CEF e a o Banco do Brasil. Sim, leitores! Fizeram isso agora, de novo, na campanha municipal. Trata-se uma mentira escandalosa. Que certamente conta com o apoio de Carvalho. Digam-me aqui: se o ministro vem a público para desfazer o que considera uma mentira contra o PT, está obrigado, como ministro, a desfazer a mentira contada — esta certa e comprovada — contra o PSDB. Mas ele não o fará, claro! Notem no tom de apelo: “Temos de fazer uma campanha de esclarecimento”… Esse “temos” é um convite ao engajamento dos jornalistas. Nem precisa pedir. A quase totalidade da imprensa paulistana faz campanha para Haddad. No horário de expediente, Carvalho afirma ainda que “o pessoal está tomando providências de contrainformação…” Vem sujeira por aí. É um processo típico do petismo: quando quer cometer crimes, acusa o adversário de tê-lo feito antes para se sentir moralmente liberado para partir para a baixaria. É estupefaciente que essa ação de Carvalho seja considerada normal. Mais do que isso: ele sabe que terá a imprensa a seu dispor para espalhar a sua difamação. Ainda voltarei ao tema, mas dou uma palhinha desde já: como se vê, o tucano José Serra segue sendo o único político de oposição com o qual os petistas realmente se importam. Ganhe ou perca a eleição para a Prefeitura, ele tem, sem dúvida, o mérito de ser a única personalidade que realmente incomoda a petezada. É a prova inequívoca — para mim e para muitos milhões de pessoas — de que faz a coisa certa.

Nenhum comentário: