quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Governo Dilma lança sistema para promover o crescimento da cadeia produtiva da moda nacional


O Sistema Moda Brasil, que objetiva promover o desenvolvimento dos setores da moda no País por meio da articulação público-privada, foi lançado nesta quinta-feira no Fashion Rio, no Pier Mauá, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O sistema integra o Plano Brasil Maior. O SMB reúne as cadeias produtivas vinculadas à moda no País (couro, gemas e jóias, têxtil e confecções, calçados e artefatos) e órgãos do governo como a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Cultura, o BNDES, além do próprio ministério. Também é membro fixo do sistema o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “É uma reunião para fortalecer o sistema e as políticas do setor”, disse o secretário executivo do MDIC, Alessandro Teixeira. Acrescentou que, na prática, as ações para o desenvolvimento das cadeias de produção da moda no Brasil vão desde a promoção comercial até o treinamento e a qualificação. “Nós temos um grande desafio”, destacou Teixeira. “A indústria precisa se modernizar, porque ela depende da criatividade e da inovação e, portanto, esses elementos têm que estar configurados em políticas públicas que não perpassam somente o ministério. Está todo o governo engajado, desde o financiamento do BNDES, à política tributária que nós fazemos, ao apoio de instituições como o Sebrae e o Ministério da Cultura. Todas elas são fundamentais para a gente poder trabalhar”. Alessandro Teixeira espera, no curto prazo, conseguir manter o nível de emprego nessas indústrias, elevar as exportações e continuar defendendo a indústria nacional por meio das ações de defesa comercial.

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