segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Juízes do Rio de Janeiro abrem mão do sigilo para apoiar CNJ

Em apoio às investigações do Conselho Nacional de Justiça sobre movimentação financeira de juízes, cinco magistrados do Rio de Janeiro abriram mão do sigilo bancário, fiscal e telefônico. "Sou dos que não confundem pedido de informação sobre folha de pagamento com quebra de sigilo. Minha decisão é para fortalecer o poder do CNJ", defende João Batista Damasceno, juiz titular da 7ª Vara Cível da Comarca de Nova Iguaçu, que enviou ofício à corregedora Eliana Calmon, do Conselho Nacional de Justiça, na semana passada. Desde que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou 3,4 mil movimentações financeiras atípicas nas contas de membros do judiciário, o Conselho Nacional de Justiça começou uma investigação que despertou polêmica entre os juízes. O órgão apura o pagamento retroativo referente a auxílio-moradia que era pago a deputados, e que foi estendida a magistrados de todo o País. No Tribunal de Justiça de São Paulo, 17 desembargadores receberam pagamentos individuais de R$ 1 milhão de uma só vez. Na maioria dos tribunais, o pagamento foi dividido em várias parcelas. Além de Damasceno, o juiz Marcos Peixoto e os desembargadores Siro Darlan, Rogério Oliveira e Márcia Perrini também abriram mão do sigilo.

Procuradoria pede que nota da redação do Enem não entre no Sisu

O Ministério Público Federal no Ceará pediu à Justiça Federal, nesta segunda-feira, que a nota da redação do Enem seja desconsiderada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para ingresso em universidades públicas. O procurador Oscar Costa Filho, autor do pedido, argumenta que a nota de redação e as notas das provas objetivas não podem ser combinadas em uma mesma seleção porque utilizam diferentes metodologias de cálculo. Ele já havia entrado com ação em outubro pedindo o cancelamento da prova por conta do vazamento para alunos do Ceará. As notas das provas objetivas são calculadas com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia que considera a dificuldade de cada questão e os erros e acertos dos outros candidatos. Já a nota da redação tem valores absolutos. O pedido está em um aditamento à ação civil pública ajuizada na semana passada, pelo mesmo procurador, que pede que o Inep esclareça os critérios de correção das provas do Enem. Em novembro, o procurador Oscar Costa Filho tentou anular o exame em todo o País.

Ministro demite superintendente do Dnit e mais dois em Mato Grosso do Sul

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, demitiu o superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, o chefe do Serviço de Engenharia, Guilherme Alcântara de Carvalho, e o chefe do órgão na cidade de Dourados, Carlos Roberto Milhorim. A decisão foi assinada pelo ministro na última sexta-feira e publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Os três foram acusados em processo administrativo disciplinar de envolvimento em irregularidades em contratos do Dnit. Marcelo Miranda foi governador de Mato Grosso do Sul por duas vezes (1979-1980 e 1987-1991) e senador pelo mesmo Estado (1982). Ele estava no comando regional do Dnit desde 2003. Ao destituí-lo do cargo, o ministro Paulo Sérgio Passos mencionou dois artigos da lei do servidor público que teriam sido descumpridos por Marcelo Miranda. São eles: "observar as normas legais e regulamentares" e "levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo". O mesmo argumento foi usado para a demissão de Guilherme Alcântara de Carvalho. Os dois ocupavam cargos de confiança. Servidor de carreira, Carlos Roberto Milhorim foi demitido, segundo o ministério, por "valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública", "lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional", e "corrupção". A investigação mostrou alteração de quantitativos medidos em trechos rodoviários em contratos de conservação e manutenção com empreiteiras, o que teria causado, segundo a apuração, prejuízo aos cofres públicos. Houve ainda, de acordo com o processo disciplinar, alteração de projeto rodoviário sem prévia aprovação da diretoria do órgão em Brasília. De acordo com a investigação, conduzida pelo Ministério dos Transportes em parceria com a Controladoria-Geral da União, Carlos Roberto Milhorim adulterava as planilhas de medições, incluindo serviços que não foram prestados pela empreiteira, o que aumentava os custos da obra. Essa diferença, segundo a apuração, era dividida entre os participantes do esquema.

Exportação de soja do Brasil fecha 2011 com recorde

As exportações de soja do Brasil fecharam 2011 com um recorde de 32,97 milhões de toneladas, crescimento de 13,6% na comparação com 2010. Após ter colhido uma safra recorde em 2011, superior a 75 milhões de toneladas, o Brasil manteve relativamente fortes as exportações mesmo em períodos em que normalmente a oferta é escassa, como é o caso de dezembro. No mês passado, as vendas externas do grão somaram 1,47 milhão de toneladas, uma queda na comparação com novembro (1,75 milhão), mas aumento expressivo na comparação com dezembro de 2010, quando o País embarcou somente 292,6 mil toneladas, informou nesta segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As vendas externas de soja do Brasil normalmente caem significativamente no final do ano, já que o período é de entressafra. Além de ter colhido uma safra recorde, o Brasil contou ainda com uma forte demanda pelo grão, especialmente da China, que responde por quase 70% das exportações brasileiras. Para este ano, as exportações do grão deverão seguir crescentes, segundo avaliação da Abiove, associação que representa a indústria brasileira, que avalia que o país asiático continuará demandando fortemente o produto. As exportações do complexo soja (incluindo grão, farelo e óleo) deverão somar um recorde de 23,8 bilhões de dólares em 2011, contra 17 bilhões de dólares em 2010, devido a maiores volumes e preços na exportação, segundo a Abiove. O governo norte-americano avalia que o Brasil poderá se tornar o maior exportador mundial de soja na temporada 2011/12, superando os Estados Unidos, mas para isso o país precisa confirmar as expectativas de uma nova colheita recorde. As exportações de café verde somaram 2,63 milhões de sacas de 60 kg em dezembro, queda de 150 mil sacas ante novembro. Na comparação com dezembro do ano passado, quando as exportações somaram 3 milhões de sacas, a queda foi maior entre outros motivos porque o País em 2010 exportava uma safra de alta no ciclo bienaual do arábica. Em 2011, a colheita foi de baixa no ciclo. Em 2011, o Brasil fechou o ano com exportações de 30,15 milhões de sacas de café verde, segundo dados do governo e do setor privado, leve alta na comparação com os 29,66 milhões de sacas de 2010. As exportações de milho somaram 814,3 mil em dezembro, menos da metade do que o Brasil exportou no ano passado no mesmo período, levando o País a fechar 2011 com exportações de 9,46 milhões de toneladas, contra 10,8 milhões de toneladas em 2010, ano que foi um dos melhores para as vendas externas do cereal. Já as exportações de açúcar (bruto e refinado) do Brasil fecharam o ano com queda de cerca de 10%, para 25,33 milhões de toneladas, em um ano em que o centro-sul do País registrou a primeira queda na produção de cana em 11 anos, por conta de problemas climáticos e fracos investimentos na renovação dos canaviais.

Azul pede autorização à Anac para operar em Montes Claros

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar em Montes Claros (MG), informou a companhia nesta segunda-feira. O objetivo é oferecer três vôos diários entre a cidade, que fica no norte do estado, e Belo Horizonte, a capital mineira. As operações estão previstas para iniciar em 15 de março e serão realizadas com os turboélices ATR 72. Além disso, a companhia aérea, terceira maior em participação no mercado doméstico, pediu autorização para operar, também a partir de Belo Horizonte, duas frequências diárias para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Atualmente, a Azul atende três cidades mineiras: além da capital, Uberaba e Juiz de Fora. A companhia aguarda, ainda, aprovação para voar para Ipatinga (MG) e Chapecó (SC). A Azul inaugurou 14 novos destinos em 2011 e iniciou as vendas de passagens para mais duas cidades, Bauru (SP) e Londrina (PR), cujos vôos começam a operar em fevereiro.

Corregedoria Nacional do Ministério Público recebeu 435 processos

A Corregedoria Nacional do Ministério Público recebeu 435 processos entre dezembro de 2010 e 30 de novembro de 2011. Desse total, 391 foram reclamações disciplinares contra membros do Ministério Público. Os dados fazem parte do relatório de atividades de 2011, assinado em dezembro, pelo Corregedor Nacional Jeferson Coelho. O balanço mostra que, no mesmo período, 410 processos foram arquivados, a maior parte (273) por atuação suficiente do órgão de disciplinar de origem. Nesses casos, o corregedor considerou que a unidade do Ministério Público local já havia tomado as providências necessárias, conferindo ou não punição. A Corregedoria Nacional também autuou 19 processos de revisão disciplinar, 18 sindicâncias e 7 inspeções. Os trabalhos foram realizados com auxílio de 7 membros auxiliares, promotores ou procuradores com dedicação exclusiva, 27 servidores e um estagiário. A Corregedoria Nacional realizou, em 2011, inspeções em dois Estados: São Paulo e Rio Grande do Norte. O objetivo foi verificar a regularidade administrativa e funcional das unidades do Ministério Público. Sete sedes foram visitadas em 2011. Em São Paulo, a equipe esteve no Ministério Público Militar, Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional da República e na Procuradoria da República no estado. No Rio Grande do Norte, membros do Conselho, auditores e servidores visitaram o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho. Para ver o relatório completo clique no link a seguir. http://www.cnmp.gov.br/portal/images/stories/Corregedoria/Relatorios/Relatrio_Anual-Corregedoria-_2011.pdf Mas, não se anime, o trabalho do Conselho Nacional do Ministério Público está longe de se aproximar da atuação do Conselho Nacional de Justiça.

Banco Central europeu compra 462 milhões de euros em títulos soberanos em uma semana

O Banco Central Europeu anunciou nesta segunda-feira ter comprado em uma semana 462 milhões de euros (US$ 597 milhões) em títulos soberanos, um montante superior ao da semana anterior, mas longe do recorde alcançado por este tipo de operação anticrise. Em operações precedentes, a fatura semanal da instituição de Frankfurt foi entre 3 bilhões e 5 bilhões de euros. No início de agosto, o Banco Central Europeu chegou inclusive a adquirir em uma semana 22 bilhões em obrigações soberanas. Ao todo, o Banco Central Europeu acumulou 211,5 bilhões de euros em títulos da dívida desde maio de 2010, um montante que a instituição "esteriliza" a cada semana tomando depósitos dos bancos pelo mesmo valor, com o propósito de evitar um aumento de massa monetária, que traria um efeito inflacionário.

Médicos diminuem sedação de Chico Anysio

Apesar de não ter ainda previsão de alta, o quadro de saúde do humorista Chico Anysio, de 80 anos, começa a registrar uma discreta melhora. Segundo boletim médico, não houve mudança no quadro clínico do paciente, mas "aos poucos está diminuindo a sedação para iniciar a retirada do respirador mecânico". Internado desde de o dia 22 de dezembro no Hospital Samaritano, em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro), o paciente ainda respira com a ajuda de aparelhos. Seu médico particular, Luiz Alfredo Lamy, visitou o paciente nesta segunda-feira e decidiu reduzir a sedação. "O estado clínico do doente inspira cuidados. Não há previsão de alta", diz o médico, no boletim.

Justiça acusa mulher de governador argentino morto com um tiro

A mulher do governador Carlos Soria, da província argentina do Rio Negro (Patagônia), foi acusada da morte do marido, vítima de um tiro no rosto na madrugada de domingo, em sua casa de campo. Segundo o juiz Juan Chirinos, do tribunal de General Roca, Susana Freydoz está sendo investigada como "a única pessoa que estava no local no momento dos fatos". Esclareceu, no entanto, que ela não foi detida, por não se apresentar em condições psiquiátricas para ser ouvida em juízo. "Seu médico particular se encarregou de apresentar as justificativas, que serão confirmadas pela perícia", disse Chirinos à Radio del Plata, de Buenos Aires. Soria, de 61 anos, recebeu um tiro de uma pistola calibre 38, em meio a uma discussão com a mulher na madrugada de domingo, quando já estavam sozinhos, depois da ceia junto aos filhos e netos para celebrar o Ano-Novo. O governador era aliado da presidente Cristina Kirchner e assumiu o governo de Rio Negro no dia 10 de dezembro. Tinha extensa trajetória política, tendo sido chefe do serviço de inteligência no governo de Eduardo Duhalde (2002-2003).

Militares da Argélia matam líder da Al Qaeda no Magreb Islâmico

O chefe da Al Qaeda no Magreb Islâmico na região de Tizi Uzu, em Cabília (110 quilômetros a leste de Argel), e seu braço direito foram mortos na tarde desta segunda-feira pelas forças de segurança argelinas. Jeshkhashe, cujo verdadeiro nome é Mohand Uramdan, e seu braço direito, morreram em uma emboscada na cidade de Azib Ahmed, cerca de três quilômetros a leste da cidade de Tizi Uzu. O grupo de Jeshkhashe estaria por trás dos atentados suicidas realizados nos dois últimos anos por islâmicos armados na região, entre outros contra a delegacia do centro de Tizi Uzu em 14 de agosto de 2011, que deixou cerca de 30 feridos. Em 25 de julho de 2010, um civil morreu em um ataque promovido por um suicida em um carro-bomba contra uma delegacia de Beni Aisi, nessa mesma região.

Médicos discutem introduzir exame de tireóide durante gravidez

Os exames de tireóide, que não estão incluídos nas checagens regulares das mulheres durante a gravidez, estão no centro de um debate que vem aumentando nos últimos anos entre os médicos. A glândula que produz hormônios e pode interferir em qualquer tipo de célula do corpo é importante para o desenvolvimento do cérebro do feto principalmente nos três meses de gestação. Numerosos estudos têm indicado desde 1999 que o mal funcionamento da tireóide pode aumentar as chances de aborto, nascimento prematuro de bebês ou mesmo interferir negativamente no QI do bebê. Uma tireóide com funcionamento acima do normal, o hipertireoidismo, acelera as funções corporais, causando efeitos como perda de peso, ansiedade e nervosismo, além de aumentar o batimento cardíaco e causar problemas na visão. Na contramão, uma tireóide "preguiçosa", o hipotireoidismo, desacelera as funções corporais, provocando fadiga, ganho de peso, depressão e pele seca. Também pode elevar o nível de colesterol. Sem os exames obrigatórios de prevenção, tanto bebê quanto a mãe correm o risco de terem sua saúde afetada.

Exportações superam importações e registram recorde em 2011

As exportações totalizaram no ano passado recorde de R$ 256,04 bilhões, um crescimento de 26,8% na comparação com 2010. Já as importações tiveram alta de 24,5%, registrando US$ 226,25 bilhões, também o maior número da história. Com esses resultados, o saldo comercial ficou positivo em US$ 29,7 bilhões, representando um crescimento de 47,8% na comparação com o ano retrasado. Foi o maior saldo dos últimos quatro anos. Em dezembro, as vendas para outros países também foram recordes para o mês: atingiram US$ 22,1 bilhões, alta de 10,6% em relação ao mesmo período de 2010. As importações também foram recorde, de US$ 18,3 bilhões, crescimento de 22,9% ante mesmo mês do ano retrasado.

Estudo aponta que aumentaram as mortes de civis no Iraque em 2011

O número de civis mortos de forma violenta no Iraque aumentou em 2011 com relação ao ano anterior, com bombas diárias e ataques continuando a fazer vítimas quase nove anos depois da derrubada de Saddam Hussein, mostrou um estudo nesta segunda-feira. Um total de 4.059 civis foi morto em incidentes violentos no Iraque em 2011, enquanto em 2010 a cifra ficou em 3.976, disse o grupo de direitos Iraq Body Count em seu estudo anual. Isso fez com que o número de civis mortos desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003, que derrubou Saddam e causou um conflito sectário, subisse para mais de 114 mil. Os últimos soldados norte-americanos saíram do Iraque em 18 de dezembro, deixando o país sob um governo de unidade frágil, formado por partidos aliados a diferentes grupos religiosos. Insurgentes ligados à rede Al Qaeda e milícias xiitas ainda são capazes de lançar ataques letais de larga escala. O pior atentado de 2011 ocorreu em 22 de dezembro, quando bombas atingiram áreas de maioria xiita de Bagdá, matando ao menos 72 pessoas e ferindo mais de 200.

Brasil tem maior juro das Américas no cartão de crédito

O Brasil tem os maiores juros das Américas no cartão de crédito, aponta levantamento da Pro Teste. No estudo, a Pro Teste constatou que o brasileiro paga juros de 237,9% ao ano. Esse valor foi comparado com as taxas cobradas na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México. Mesmo em países com taxa básica de juros acima da brasileira (11%), como Argentina (12,5%) e Venezuela (24%), têm juros do cartão menores que os do Brasil. Na Venezuela, o rotativo custa 29% ao ano e na Argentina, 50%. Segundo Hessia Costilla, economista da Pro Teste, mesmo que a taxa brasileira fosse cortada pela metade ainda seria mais que o dobro da segunda maior taxa entre os países pesquisados.

Exército faz patrulhamento no Ceará devido à greve de policiais

Aproximadamente 2,5 mil militares do Exército Brasileiro e da Força Nacional de Segurança estão patrulhando as ruas de Fortaleza e região metropolitana, em substituição aos policiais militares e bombeiros cearenses que paralisaram as atividades na última quinta-feira. Segundo o Comando da 10ª Região Militar, 710 homens do Exército, 169 da Força Nacional e 1.620 integrantes de órgãos federais de segurança pública farão o patrulhamento ostensivo pelo tempo que for necessário. De acordo com o comando, somados aos policiais militares e bombeiros que não aderiram à paralisação, a operação conta com cerca de 5 mil homens. Embora, inicialmente, as operações se concentrem na região metropolitana da capital, não está descartado, se necessário, o envio de parte do contingente a outras cidades. Além do patrulhamento, os militares também podem fazer operações como busca e apreensão, controle de distúrbios, interdição de áreas, desocupação de instalações públicas, desobstrução de vias de circulação e defesa de pontos e áreas sensíveis. A operação foi deflagrada no sábado, logo após o governador Cid Gomes ter decretado situação de emergência em todo o Estado e a presidenta Dilma Rousseff ter autorizado o envio das tropas para garantir a segurança da população e de turistas que passaram as festas de final de ano na região.

STF barra leis que elevam aposentadoria de servidor

Alguns Estados brasileiros tentaram no ano passado passar por cima das atribuições do Congresso e esboçaram ou aprovaram leis para elevar de 70 para 75 anos o teto de aposentadoria obrigatória do serviço público. Decisão do Supremo Tribunal Federal de novembro, entretanto, dissolveu a tentativa de cortar caminho para mudar a regra. Leis aprovadas nas assembléias legislativas do Maranhão e do Piauí haviam definido a elevação. Amazonas, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul também esboçaram leis parecidas. Ao julgar pedidos de liminar contra as leis, o Supremo suspendeu sua validade. A alteração só pode ser feita na Constituição Federal. A Carta de 1988 determina que aos 70 anos todo servidor público brasileiro será compulsoriamente aposentado. O Senado já aprovou PEC (Proposta de Emenda à Constituição), em 2005, aumentando para 75 o teto. A chamada "PEC da Bengala", porém, está engavetada desde então na Câmara.

Nova ministra do STF deve pedir vista em julgamento do Mensalão do PT

O roteiro imaginado pelos interessados em adiar ao máximo o julgamento do Mensalão do PT pelo Supremo Tribunal Federal inclui a convicção de que a ministra Rosa Weber, recém-chegada à Corte, egressa da Justiça do Trabalho e com pouca experiência em matéria penal, pedirá vista quando chegar sua vez de votar. Na condição de mais nova integrante do Supremo, Rosa Maria Weber será a terceira a se manifestar, depois do relator, Joaquim Barbosa, e do ministro revisor, Ricardo Lewandowski. Barbosa é dado como voto certo pela condenação. Já Lewandovski é visto como uma espécie de porto seguro dos mensaleiros do PT.

OGX recebe licença ambiental para realizar teste na bacia de Campos

A OGX, empresa de exploração de óleo e gás natural do empresário Eike Batista, recebeu a licença do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para fazer o teste de longa duração para produção em Waimea, na bacia de Campos. O início da operação está previsto para 23 de janeiro. A unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo (FPSO) chamada de OSX-1, segundo nota da companhia, já está sendo preparada para o traslado ao local da operação. Os equipamentos submarinos estão instalados e as inspeções de órgãos governamentais foram realizadas, de acordo com o comunicado. O campo de Waimea, localizado em águas rasas da bacia de Campos, foi descoberto em 18 de dezembro de 2009. O cronograma inicial da OGX previa começar a produção no local ainda no ano passado, mas as datas foram revistas, segundo a empresa, para fazer mais testes.

Dilma diz em mensagem que Brasil está entrando em uma era de prosperidade

Em mensagem que foi ao ar nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff avaliou que 2011 foi um bom ano e que o Brasil está entrando em uma era de prosperidade. "Com planejamento e políticas acertadas, estamos conseguindo proteger nossa economia, nossos setores produtivos e, sobretudo, o emprego dos brasileiros. Estamos transformando um momento de crise em um momento de oportunidade e entrando em uma nova era, uma era de prosperidade", disse ela durante o programa semanal de rádio "Café com a Presidenta". Dilma lembrou que, no ano em que quase todos os países do mundo perderam empregos, o Brasil criou mais de 2 milhões de postos de trabalho, além de registrar crescimento com inflação baixa e juros descendentes, distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais.

Ministro israelense afirma que restam poucas semanas para Assad na Síria

Os dias do regime do ditador sírio Bashar al Assad estão contados e restam poucas semanas para sua família no poder, afirmou nesta segunda-feira o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak. "Para a família Assad restam apenas poucas semanas para exercer o poder na Síria", declarou o ministro na Comissão Parlamentar de Relações Exteriores e Defesa. As declarações de Barak chegam no mesmo dia em que a Suíça negou visto para um primo do ditador sírio, Hafez Majluf, que queria se reunir com seu advogado, segundo o jornal dominical "NZZ Am Sonntag". Hafez Majluf é o chefe dos serviços secretos de Damasco e não concordou com as sanções impostas pela Suíça ao regime sírio e seus dignatários. Por esta razão, queria ir à Suíça para conversar com seu advogado, informando que o Tribunal Federal, a mais alta instância jurídica do país, publicou nesta semana a decisão na qual comunica a proibição de entrada em território suíço. Parlamento árabe pediu a retirada imediata dos observadores da Liga Árabe atualmente na Síria ao avaliar que sua presença não teve efeito algum sobre a repressão das forças do regime, que mais uma vez atuaram com violência no primeiro dia do ano. "O regime sírio continua matando inocentes. Assistimos a uma escalada da violência, cada vez matam mais pessoas, incluindo crianças, e tudo isso na presença dos observadores", afirmou o chefe desse organismo consultivo da Liga Árabe formado por parlamentares de seus 22 membros. A oposição síria está pessimista sobre as chances de os monitores da Liga Árabe, que visitam atualmente o país, conseguirem interromper a repressão de nove meses lançada pelo ditador Bashar al Assad sobre os protestos contra o seu governo, disseram ativistas no sábado. A missão da delegação da Liga Árabe está destinada ao fracasso, disse o chefe do Conselho Nacional Sírio Burhan Ghalioun, sediado em Paris. "Se o regime fracassar em cumprir os compromissos acordados, não há outra solução a não ser ir até o Conselho de Segurança da ONU e eu acho que estamos indo em direção do Conselho de Segurança", disse ele à televisão Al Jazeera. "Como você viu, o regime ainda está usando atiradores e usando Shabeeha (bandidos), e ainda está impedindo que as pessoas protestem em locais públicos", disse Ghalioun, que pressiona por uma intervenção externa maior apesar do fato de o Ocidente estar sendo contrariado por Rússia e China no Conselho nessa questão.

Ricardo Teixeira pode deixar CBF caso dossiê seja aberto

Voltou a circular com força no fim da semana a informação de que Ricardo Teixeira pode deixar definitivamente a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Faria isso na esteira da decisão da Justiça suíça de suspender o sigilo do dossiê do caso ISL, o maior escândalo de corrupção da história da Fifa. O dossiê revelaria que Teixeira e João Havelange devolveram dinheiro de propinas após fazerem, junto com a entidade, acordo para encerrar sob sigilo investigação criminal, em 2010. Na semana passada, o jornal suíço "Handelszeitung" publicou que um tribunal do país rejeitou a ação que bloqueava os documentos. E que, com isso, eles serão abertos em até 30 dias, caso nenhum dos dois cartolas envolvidos recorra da ação. Os papéis tratam da falência da ISL, ex-parceira de marketing da Fifa, e mostraria que os dirigentes receberam US$ 100 milhões (R$ 186 milhões) em subornos. Segundo a BBC, Teixeira e Havelange estão envolvidos no caso, que permanece sob sigilo judicial na Suíça. Por causa de seu teor, poderiam até ser expulsos. O processo judicial de falência da ISL constatou o pagamento de subornos a dirigentes nos anos 1990. Tais informações são mantidas em sigilo por conta de um acordo judicial. Dois cartolas da Fifa admitiram ter recebido suborno, pagaram multas e foram mantidos anônimos. Após lutar por esse sigilo, Blatter mudou de idéia e prometeu divulgar o processo em meados de dezembro para limpar sua imagem e a da Fifa. Mas recuou sob o argumento de que uma liminar foi obtida para impedir a publicação do dossiê. Extraoficialmente, a Fifa atribui essa medida a Havelange e Teixeira.

Teste de mísseis do Irã é "mau sinal", diz França

O governo francês foi um dos primeiros a reagir ao teste de dois mísseis de longo-alcance realizado com sucesso pelo Irã nesta segunda-feira, avaliando a manobra como um "mau sinal" enviado à comunidade internacional pela república nazista islâmica. "Lamentamos este sinal muito mal dirigido à comunidade internacional com os recentes testes de mísseis anunciados pelo Irã", disse Bernard Valero, porta-voz do Ministério francês das Relações Exteriores. As provas de armamentos ocorrem em meio a um clima de tensão no golfo Pérsico e trocas de ameaças entre Teerã e Washington. Mais cedo, a Marinha iraniana havia indicado que durante o dia as manobras navais deveriam simular o fechamento do estreito de Ormuz. Segundo a agência estatal Irna, o país executou testes com mísseis de cruzeiro terra-mar Ghader na região do estreito. "O míssil terra-mar de longo alcance Ghader foi testado com êxito pela primeira vez", destacou a agência oficial. O projétil pode atingir alvos em até 200 quilômetros. O almirante Mahmud Musavi, porta-voz das manobras navais executadas pelo Irã no Estreito de Ormuz, por onde transita 35% do transporte petroleiro mundial, afirmou que "o míssil construído por especialistas iranianos atingiu o alvo com êxito e o destruiu".