sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

VEJA O TAMANHO DO DESASTRE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL

Os números do desastre
O quadro que você vê nesta nota, de pesquisa do INEP (órgão dos governos lulopetistas e dilmista), mostra o tamanho insofismável do desastre da educação pública no Rio Grande do Sul. Verifica-se que, em 2000, o Rio Grande do Sul tinha 465.882 estudantes no nível médio, número que caiu para 410.019 em 2010. Ou seja, em uma década, diminuiu a clientela pública no ensino médio em mais de 55 mil estudantes. Em alguns números houve melhora, o que pode enganar um observador externo do quadro da educação pública. Por exemplo: subiu de 73,2% para 82,2% o número de alunos na faixa de 15 a 17 anos cursando o nível médio. No período, a distorção série-idade no Ensino Médio caiu de 32,4% para 23,6%. Mas..... e aí é que entra a monumental constatação do fracasso, o aproveitamento (rendimento, aprendizagem...) dos alunos na Lingua Portuguesa é de 45,1%. Ou seja, estariam todos "rodados", rigorosamente. Isso é um fracasso gigantesco, porque atesta que, ao saírem do Ensino Médio, os estudantes gaúchos são completamente ignorantes da sua própria língua, portanto não sabem se manifestar pela fala ou pela leitura, ou pela escrita. Para quem acha que isso é muito ruim, então espere pelos resultados na Matemática. O aproveitamento dos estudantes gaúchos é de 19,4%. Ou seja, não há qualquer esperança. Veja nos dados coletados por Mariza Abreu, ex-secretária da Educação do Rio Grande do Sul.

Chile recua na decisão de remover o termo ‘ditadura’ de livro escolar

O Chile está voltando atrás no plano para remover a palavra "ditadura" de manuais escolares, em referência ao governo militar do general Augusto Pinochet. O novo ministro da Educação do presidente Sebastian Piñera, Harald Beyer, provocou um alvoroço político quando discutiu o plano na quarta-feira. Ele sugeriu que os alunos da rede escolar chilena sejam ensinados a usar um termo mais "geral", chamando a gestão de Pinochet, entre 1973 e1990, de um "regime militar". A senadora Isabel Allende, cujo pai Salvador Allende foi deposto em golpe de Pinochet, chamou a mudança de "inaceitável".

Grupo americano compra 60% de fabricante de colheitadeiras de São Paulo

A norte-americana AGCO assumiu 60% da fabricante de colheitadeiras de cana-de-açúcar Santal Equipamentos, de Ribeirão Preto (cidade localizada a 313 quilômetros de São Paulo). O negócio, no valor de US$ 31 milhões (cerca de R$ 57,3 milhões), foi anunciado nesta sexta-feira e marca a entrada da AGCO no segmento de colheitadeiras. A empresa já é líder em tratores agrícolas. A comercialização das marcas Massey Fergusson e Valtra, da AGCO, representaram 52% dos tratores vendidos em 2011, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos). Entre os clientes da Santal estão grandes empresas do setor canavieiro como Bunge, Cosan, Louis Dreyfus e Ouro Verde.

Poupança fecha 2011 com irrisório ganho real de 0,94%

A caderneta de poupança encerrou o ano passado com ganho real de 0,94%, mesmo valor registrado em 2010, segundo a consultoria Economatica. O desempenho é o quarto pior desde 1994 para esse tipo de comparação. O cálculo para o ganho real desconta a inflação do rendimento nominal da poupança, que foi de 7,5% em 2011. A inflação no mesmo período ficou em 6,5%. Embora o rendimento nominal da poupança tenha sido maior (6,9%) em 2010, a inflação também pesou menos (5,91%). O pior resultado desde o início do Plano Real foi registrado em 2002, quando a relação entre poupança e inflação ficou negativa em 2,90%. Em 2004, o segundo pior desempenho na comparação,o ganho real ficou em 0,46%. Nos governos petistas, quanto mais ganham os banqueiros e os bancos, menos ganham os pobres que põem seu dinheiro na poupança.

Em nota, PT nega problemas com PSB de Eduardo Campos

O PT divulgou nesta sexta-feira uma nota, assinada pelo presidente do partido, Rui Falcão, negando problemas com o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O PSB comanda o Ministério da Integração Nacional, alvo de críticas por conta dos critérios de distribuição de verbas contra enchentes. "As relações com o Partido Socialista Brasileiro são as melhores possíveis e o assunto já foi devidamente esclarecido pelo ministro junto ao governo", diz a nota petista. Levantamento mostra que 95,5% da liberação de pagamentos assumidos em 2011 para o programa de prevenção de enchentes foi para Pernambuco, Estado que, em 2010, vivenciou um dos piores desastres naturais de sua história por conta das chuvas. Um dos objetivos da nota foi amenizar as declarações do secretário de Comunicação do PT, deputado federal André Vargas (PR), que criticou a verba antinchente encaminhada para Pernambuco pelo ministro. Segundo André Vargas, a ação foi um "privilégio a Pernambuco". A insinuação de privilégio irritou a cúpula do PSB, em especial Eduardo Campos, um dos negociadores da liberação de recursos.

Empresa chinesa compra fatia em blocos de petróleo no Brasil

A empresa chinesa Sinochem Petróleo fechou acordo para adquirir participação acionária em cinco blocos exploratórios da Perenco, informou a companhia anglo-francesa nesta sexta-feira. O acordo prevê a venda para a Sinochem de 10% de participação em cinco áreas localizadas na bacia do Espírito Santo. "A Sinochem vai financiar a Perenco em certos poços exploratórios em troca da aquisição de 10% de participação nas cinco concessões", informou a Perenco, ponderando que a transação ainda está sujeita a "certas condições". A Perenco continuará sendo operadora dos blocos, com 40% de participação acionária. Outros 50% são detidos pela OGX, petroleira do empresário Eike Batista. As concessões foram adquiridas em leilão da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e ainda estão em fase inicial de exploração, segundo o comunicado. O Grupo Sinochem, estatal chinesa, é a quarta maior empresa de petróleo daquele país.

Selic a 10% volta à pauta com IPCA dentro da meta

Os contratos de juros futuros registraram forte ajuste de baixa na sessão desta sexta-feira, seguindo a divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2011, que ficou exatamente em 6,50%, teto da meta oficial de inflação. "A inflação ao consumidor medida pelo IPCA, em linha com o cenário antecipado pelo Banco Central, está em trajetória de queda e encerrou 2011 em 6,5%, após alcançar 7,3% no terceiro trimestre", disse o presidente da autoridade monetária Alexandre Tombini por meio de nota. Segundo o sócio-gestor da Leme Investimentos, Paulo Petrassi, um IPCA de 6,5% não é algo a se "comemorar", afinal de contas é a maior inflação dos últimos sete anos. Mas o cumprimento da meta justifica tal comportamento dos contratos futuros de juros. Com a movimentação de sexta-feira, a hipótese de um segundo corte de meio ponto na Selic volta à pauta, depois de ter perdido força nos últimos dias. O desenho da curva sugere juro básico de 10%. Ainda assim, diz Petrassi, os "fantasmas" não desapareceram. Além da preocupação com a trajetória futura dos preços, notadamente da inflação de serviços, que continua rodando a 9% ao ano, há receio com a capacidade de o governo entregar o superávit primário, seja por queda na arrecadação, seja pela necessidade de ampliar gastos em ano eleitoral. Olhando o IPCA de dezembro, que ficou em 0,50%, abaixo das previsões de 0,55%, chama atenção a aceleração do grupo alimentação, que saiu de 1,03% para 1,23%. Mas essa alta foi compensada pela queda de 0,87% do grupo artigos de residência, que conforme notou o Nomura Securities, capta os recentes incentivos fiscais dados aos artigos da linha branca. "Não fosse esse corte no último minuto da tributação ao consumo, a inflação teria ultrapassado o teto da banda", nota o diretor-gerente e chefe de pesquisas para a América Latina do Nomura, Tony Volpon. Ele reforça sua visão de que o Banco Central seguirá cortando a Selic até 9% ao ano.

IBGE aponta que passagens aéreas ficaram 53% mais caras em 2011

O aumento de custo das empresas aéreas e a forte demanda por vôos contribuíram para elevar o preço das passagens em 52,91% em 2011, a maior aceleração entre os itens que compõem o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), conforme a coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos. Entre as elevações nos custos das companhias aéreas em 2011, a especialista do IBGE destaca o encarecimento entre 35% e 40% do querosene de aviação no ano passado. "As empresas argumentaram que por muito tempo não repassaram os aumentos de custos aos consumidores, e fizeram isso em 2011", diz a especialista. Em 2010 as passagens aéreas subiram 3,17%. Eulina Nunes dos Santos ressalta que a demanda também exerceu forte influência no reajuste das passagens aéreas. Eventos sazonais motivaram famílias a viajar de avião. "E as empresas aéreas aproveitam-se disso para aumentar as passagens", afirma Eulina Nunes dos Santos. Como o IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre um e 40 salários mínimos, o IBGE apura apenas os preços das passagens de viagens de lazer. A alta das passagens aéreas em 2011 influenciou em 0,19 ponto percentual o índice. Foi a sétima maior influência entre os itens não alimentícios.

Hizbollah atribui atentado de Damasco às "forças do mal" dos Estados Unidos

O grupo terrorista xiita libanês Hizbollah atribuiu o atentado terrorista realizado nesta sexta-feira no bairro Al Midan de Damasco, que causou dezenas de mortos e feridos, às "forças do mal americanas que tentam internacionalizar a crise síria". Provavelmente o atentado tenha sido realizado pelos próprios terroristas do Hizbolla. Em comunicado, o Hizbollah considerou que o crime faz parte de um plano dos Estados Unidos para ocultar seu fracasso no Iraque e constitui "uma nova prova que tentam sabotar a segurança e a estabilidade da Síria, em uma tentativa de castigá-la por sua luta, junto à Resistência (libanesa), contra o inimigo sionista (Israel)". O movimento xiita, firme aliado do regime sírio do ditador facínora Bashar Assad, apresentou suas condolências às "famílias dos mártires" e desejou pronta recuperação aos feridos. O atentado também foi condenado pelo ministro de Relações Exteriores libanês, Adnan Mansur, que vê nele "o início de uma nova etapa perigosa que não atingirá somente a Síria, mas também abrirá caminho para outros atentados terroristas que transpassarão as fronteiras". A Al Qaeda, organização terrorista criada a partir da organização nazista islâmica Irmandade Muçulmana, do Egito, está plenamente ativa na Síria.

Lula deixa hospital após nova sessão de radioterapia

O ex-presidente Lula deixou por volta das 13h50 desta sexta-feira o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após a terceira sessão de radioterapia. Ele trata um câncer na laringe, diagnosticado em outubro. Além de um trabalho com o fonoaudiólogo, Lula recebeu um pouco de soro para hidratação após a radioterapia. A próxima sessão acontece segunda-feira. Em até sete semanas, o ex-presidente deverá receber entre 30 e 35 sessões de radioterapia, que acontecerão de segunda à sexta-feira. Na quarta-feira, primeiro dia da nova fase, Lula ficou no hospital por seis horas porque recebeu uma dose de quimioterápicos. O medicamento, que será aplicado uma vez por semana, tem a função de potencializar o efeito da radioterapia.

Última fase de eleição egípcia deixa islamistas mais perto do poder

A Irmandade Muçulmana obteve mais de um terço dos votos no último turno das eleições para a Câmara Baixa do Parlamento egípcio, segundo resultados parciais divulgados nesta sexta-feira, mostrando que os islamistas devem dominar a legislatura. Proibida sob o regime do ditador deposto Hosni Mubarak, a Irmandade emergiu como a maior vitoriosa do levante que o derrubou, explorando uma base de apoio bem organizada para derrotar os demais grupos nas primeiras eleições legislativas livres em décadas no país. A Irmandade Muçulmana é uma organização terrorista, foi aliada do regime nazista de Hitler desde a década de 30, e deu origem a todas as organizações terroristas, incluindo a Al Qaeda, Hamas e Hezbollah. O Partido Liberdade e Justiça, da Irmandade, obteve 37,5% dos votos no terceiro e último estágio da votação. O Partido Nour, islamista linha-dura, ficou em segundo na maior parte dos distritos depois da votação nesta semana, mostraram resultados no site do partido. Os islamistas devem obter grande influência na hora de redação de uma nova Constituição, que será redigida por um grupo de cem pessoas escolhidas pelo novo Parlamento, embora a Irmandade tenha prometido que egípcios de todas as convicções terão palavra. É óbvio que o Egito se tornará uma outra ditadura, uma teocracia, dominado pela Sharia (a lei islâmica religiosa, que não admite a existência de outras religiões, por exemplo).

Singapore Airlines e Qantas acham rachaduras na asa do A-380

A Singapore Airlines e a Qantas Airways disseram nesta sexta-feira que encontraram rachaduras nas estruturas das asas de seus Airbus A-380, mas afirmaram que as fendas não significam uma ameaça para a segurança, e que reparos foram feitos. A observação ocorre depois de a Airbus ter dito na quinta-feira que engenheiros descobriram rachaduras menores nas asas em um "número limitado" de A-380, mas afirmou que as rachaduras não afetariam a segurança das aeronaves. A Qantas disse que uma "minúscula rachadura" foi encontrada em estruturas de asas do A-380 da companhia, sendo reparado em Cingapura depois de um dos motores da Rolls-Royce sofrer um problema em pleno ar, em 2010. A Airbus disse que determinou a origem do problema e desenvolveu um procedimento de inspeção e reparo que será feito durante a rotina e planejado nas verificações de manutenção, a cada quatro anos. A Singapore Airlines, segunda maior companhia aérea mundial em valor de mercado e primeira empresa a usar a aeronave, possui 14 aviões A-380 e cinco pedidos, enquanto a Qantas recebeu 10 dos 20 aviões pedidos. Tanto os aviões da Singapore Airlines quanto da Qantas utilizam a turbina Trent 900 da Rolls-Royce nos A-380.

França anuncia taxação de transações financeiras

O ministro francês de Economia, Finanças e Indústria, François Baroin, confirmou nesta sexta-feira que o Brasil adotará o imposto sobre transações financeiras, em discussão na Europa, a partir do fim deste ano. O assessor do presidente Nicolas Sarkozy, Henri Guaino, disse a um canal de televisão francês que a implantação do tributo pode ocorrer mesmo sem Berlim. Após o anúncio, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, afirmou que o país é contrário à decisão francesa e que o objetivo é criar um tributo comum em toda a União Européia. Pouco antes, a Itália também pediu à França que não aprove o imposto sozinha. Na última quarta-feira, o ministro francês de Assuntos Europeus, Jean Leonetti, havia anunciado que a taxa seria introduzida até o final de 2012 na União Européia.

PMDB grava novo programa de TV com candidatos a prefeito

O PMDB gravará nos próximos dias novo programa de TV, que irá ao ar no dia 19. Desta vez participarão candidatos a prefeito nas capitais: além de Gabriel Chalita (SP) e Eduardo Paes (Rio), Edson Giroto (Campo Grande), e Mário Kertesz (Salvador) devem aparecer.

Turquia prende ex-chefe do Estado Maior acusado de tentativa de golpe

Um juizado da Turquia prendeu nesta quinta-feira Iker Basbug, ex-chefe do Estado Maior, acusado de integrar uma organização terrorista que tentaria um golpe de Estado. Ele comandou as Forças Armadas de agosto de 2008 a agosto de 2010 e é o primeiro militar desta patente a ser detido no país. Basbug é acusado de ordenar a criação de páginas na internet contra o governo do AKP, partido islâmico que dirige a Turquia desde 2002. A iniciativa faz parte de uma suposta conspiração nacionalista chamada Ergenekon, cujo objetivo era aumentar a instabilidade no governo e criar condições para um golpe militar. O ex-chefe do Estado Maior está desde a madrugada em uma prisão de Silivri, onde ocupa uma cela individual. Ele foi interrogado durante sete horas e meia por investigadores turcos. O vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay, afirmou que não tinha nenhuma suspeita contra o militar. Um dirigente da oposição diz que a Justiça "respaldou uma decisão política". O advogado de defesa do general pediu que o caso fosse transferido para o Tribunal Constitucional turco, onde são julgados casos de altos funcionários do poder Legislativo e Judiciário. O governo do país iniciou em 2007 uma batalha judicial contra a cúpula militar.

Mais três estudantes conseguem direito à revisão de nota no Enem

A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu a três estudantes o direito de terem acesso à redação corrigida do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e à possibilidade de uma nova avaliação do desempenho. Em um dos casos, no entanto, o Ministério da Educação já decidiu não alterar o resultado. Todos os estudantes já receberam as redações corrigidas do Inep, órgão ligado ao MEC e responsável pelo Enem. Em relação à decisão do Inep de não modificar a nota da redação em um dos casos, o autor da ação não vai recorrer. Os três são candidatos a vagas no curso de Medicina. Segundo o advogado que os representa, Diogo Assumpção Resende de Almeida, eles decidiram entrar com as ações pois consideram que a avaliação da redação no Enem foi muito díspar em relação ao histórico de desempenho. Um dos estudantes zerou a redação e os outros dois obtiveram notas baixas. "São todos alunos com notas muito altas, com histórico escolar muito bom. As outras notas do Enem deles eram altas e também em redação de vestibulares", disse Almeida. Ele acrescenta que considerou "arbitrária" a forma do edital do Enem que não permite o acesso à correção. "Quando eles me procuraram, já de cara percebi o arbítrio dessa decisão, de você não permitir que o aluno tenha acesso a sua prova e à correção e também de não ser possível ele influenciar na decisão, apresentar uma impugnação", completa. A decisão da juíza federal Márcia Maria Nunes de Barros afirma existir "fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação e reversibilidade do provimento antecipado". O MEC afirma apenas que 16 ações tramitam na justiça solicitando o acesso à correção das provas e uma nova avaliação.

Fitch rebaixa nova da dívida da Hungria para nível especulativo

A agência de classificação Fitch rebaixou nesta sexta-feira a nota da dívida da Hungria para a categoria especulativa, de BB+ para BB-. A decisão é reflexo de uma deterioração no cenário do país e suas perspectivas de crescimento. "O rebaixamento dos ratings da Hungria reflete uma maior deterioração do cenário fiscal, do ambiente financeiro e das perspectivas de crescimento, provocada em parte por políticas econômicas pouco ortodoxas que minam a confiança dos investidores e complicam um acordo com o FMI e com a União Européia", justificou a agência em nota. Quando Fitch colocou a Hungria em perspectiva negativa em 11 de novembro do ano passado, ela citou entre os motivos para a decisão uma desaceleração pior do que a prevista e um aumento do prêmio de risco. Na opinião da agência esses riscos se concretizaram.

Estudo aponta que Brasil será o terceiro maior mercado de veículos em 2016

O Brasil vai subir à terceira posição no ranking global de maiores mercados de veículos do mundo em 2016, atrás de China e Estados Unidos, segundo levantamento da consultoria KPMG, divulgado nesta sexta-feira. Quinto maior mercado mundial em 2011, em um momento em que países da América do Norte, Europa e Japão enfrentaram fraqueza em suas economias, o Brasil deve chegar a 2016 com vendas de 4 milhões a 6 milhões de veículos, após encerrar o ano passado com vendas de 3,6 milhões de unidades. Seguindo de perto está a Índia, onde a KPMG prevê vendas de 3 a 5 milhões de unidades em 2016. A China seguirá na primeira posição com vendas estimadas entre 20 milhões e 24 milhões de veículos, mas o país é visto com o maior nível de excesso de capacidade produtiva entre os membros do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). Segundo a pesquisa, a China tinha um excesso de capacidade produtiva de 6 milhões de veículos, algo que crescerá para mais de 9 milhões em 2016. Os respondentes da pesquisa afirmam que o excesso de capacidade nos Brics é visto como "mal necessário" para se manterem competitivos diante dos mercados mais maduros. Diante dessa realidade, a expectativa no levantamento da KPMG é de que os Brics tenham um excesso de capacidade de 20 a 30 por cento em 2016. Na avaliação dos respondentes da pesquisa da KPMG, a China deve alcançar exportações de 1 milhão de veículos entre 2014 e 2017, enquanto o Brasil deve atingir esse nível apenas em 2017.

Padre expulso durante ditadura militar volta ao Brasil após 31 anos

Expulso do Brasil pela ditadura militar há 31 anos, o padre italiano Vito Miracapillo, de 65 anos, retornou ao país nesta semana depois de ser autorizado pelo governo federal a renovar seu visto permanente. Em 1980, ele foi obrigado a partir depois de se negar a realizar uma cerimônia pelo Dia da Independência na cidade pernambucana de Ribeirão, onde era pároco. Na época, o religioso afirmou que não havia "independência para ser comemorada" e que, por isso, não haveria missa em Ribeirão. Miracapillo foi denunciado ao governo pelo então deputado estadual Severino Cavalcanti (PP), que integrava a Arena (tornou-se aliado do governo petista). O decreto de expulsão foi assinado pelo presidente João Figueiredo. O padre chegou a Pernambuco na última terça-feira depois de ter obtido autorização do Ministério da Justiça para renovar seu visto permanente. Ele já havia voltado com visto de turista, já que o decreto de expulsão foi revogado em 1993. Ele terá de voltar à Itália, onde atua como pároco da cidade de Canosa.

Carolina do Sul promete disputa acirrada entre republicanos

A próxima etapa das eleições primárias republicanas dos Estados Unidos será na terça-feira, no Estado de New Hampshire, mas as atenções já se voltam para a Carolina do Sul, um Estado conservador, com histórico de testemunhar disputas políticas agressivas e escolher o candidato que acaba vencendo em nível nacional. A eleição primária do dia 21, a ser realizada 11 dias depois de New Hampshire, pode ser a última chance para conservadores que esperam frear o ímpeto do moderado Mitt Romney, que já venceu em Iowa e é amplo favorito em New Hampshire. Uma vitória de Romney na Carolina do Sul essencialmente selaria a indicação dele para disputar a presidência contra o democrata Barack Obama em novembro, ao passo que a vitória de um conservador revelaria à direita republicana o seu tão esperado salvador, com chances de virar um jogo que depois segue para a Flórida e outros Estados. Em Iowa, quem chegou mais perto disso foi o ex-senador Rick Santorum, classificado em segundo lugar, com apenas oito votos a menos que Romney. A importância estratégica da Carolina do Sul ficou evidente na última quinta-feira, quando Romney deixou New Hampshire para uma visita de 24 horas ao Estado, onde fez campanha com o governador Nikki Haley e o senador John McCain, do Arizona, que manifestou apoio a Romney, ex-governador de Massachusetts. Rick Perry, governador do Texas, que cogitou abandonar a disputa depois do pífio quinto lugar em Iowa, também fez campanha na Carolina do Sul. Desde a instituição das eleições primárias na Carolina do Sul, em 1980, o candidato republicano vencedor no Estado sempre acabou sendo o indicado do partido. As campanhas são agressivas e os resultados, apertados. "Se você gosta que a política seja bacana e educada, como numa escola dominical, este não é o lugar para você", disse o estrategista republicano David Woodard, professor da Universidade Clemson, na Carolina do Sul. Em 2000, por exemplo, John McCain foi alvo de difamações anônimas em meio à sua disputa com George W. Bush, que teve ali uma vitória crucial na sua trajetória até a Casa Branca. Em 2008, McCain ficou à frente de Mike Huckabee, enquanto Romney obteve apenas um distante quarto lugar, com 15% dos votos. Desta vez, Romney é o candidato a ser derrotado pelos conservadores, que o consideram excessivamente moderado, criticando o fato de já ter apoiado o direito ao aborto e adotado em Massachusetts um programa de saúde pública que serviu de modelo para a reforma federal do setor feita por Obama. Na primária de 2008, pesquisas de boca de urna mostraram que dois terços dos participantes iam à igreja pelo menos uma vez por semana, e que cerca de 70% eram contra a legalização do aborto. Por outro lado, o desemprego no Estado é de 9,9% --maior do que a média nacional, e o oitavo pior índice dos Estados Unidos, e isso pode tornar o eleitorado mais receptivo a discurso de Romney, que se diz mais qualificado para gerar empregos por já ter sido empresário.

Irã anuncia novos exercícios militares no estreito de Ormuz

O Irã anunciou nesta sexta-feira que tem planos para realizar novos exercícios navais no estreito de Ormuz no próximo mês, no mais recente de uma série de gestos de provocação realizados na mais importante via de transporte de petróleo do mundo, e no momento em que novas sanções ameaçam as exportações iranianas. O regime nazista islâmico do Irã está provocando a realização de uma guerra. O contra-almirante Ali Fadavi, comandante naval da Guarda Revolucionária Iraniana, disse que as manobras no golfo Pérsico e no estreito de Ormuz em fevereiro seriam diferentes dos exercícios anteriores, mas não deu maiores detalhes. "Hoje a República Islâmica do Irã tem o domínio total da região e controla todos os movimentos dentro dela", afirmou ele. O Irã realizou um exercício de 10 dias que terminou na segunda-feira no estreito, que é a principal rota de exportação do petróleo do Oriente Médio. Autoridades iranianas ameaçaram nas últimas semanas bloquear o estreito de Ormuz se novas sanções prejudicarem as exportações de petróleo iranianas, e disseram que poderiam tomar medidas se um porta-aviões norte-americano passar pela região.

Caixa Econômica Federal liberou quase R$ 82 bilhões em crédito habitacional em 2011

Números preliminares divulgados pela Caixa Econômica Federal mostram que a instituição negociou R$ 81,8 bilhões em financiamento habitacional no ano passado, com crescimento de 4,6% em relação aos créditos imobiliários fechados em 2010, no valor de R$ 77,8 bilhões. O balanço detalhado só será liberado, porém, em fevereiro. O banco detém cerca de 75% do mercado no setor. Apesar do aumento, houve queda no ritmo de contratações em 2011 na comparação com 2010. Em relação a 2009, houve um crescimento de 57% no número de contratações, movimento que foi impulsionado pela primeira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida. A segunda fase do programa, lançado no início de 2011, só se efetivou no início do segundo semestre. Os financiamentos imobiliários corresponderam a 35,5% do total de créditos negociados pela Caixa Econômica Federal de janeiro a novembro de 2011, no valor recorde de R$ 229,7 bilhões, 12% a mais que os R$ 205 bilhões contratados em igual período do ano anterior.

Banco Central mudou estratégias para combater repique de preços em 2011

O Banco Central alterou, em meados de 2011, sua estratégia de combate à subida dos preços. Abandonou a estratégia de aumento dos juros em agosto, temendo uma freada ainda mais forte da economia, por conta da crise européia. Surpreendendo o mercado, a autoridade monetária voltou a cortar os juros em agosto (em 0,5 ponto percentual) e a estimular o crédito a fim de evitar uma freada ainda mais brusca do PIB no ano passado e neste ano, apesar do risco de deixar de cumprir a meta de inflação. Foi o que quase aconteceu. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) cravou 6,5%, o exato limite superior da meta. Qualquer valor acima de 6,55% obrigaria o Banco Central a escrever uma carta ao governo justificando o estouro da meta. A última vez que a inflação superou o limite da meta foi em 2003, quando o IPCA bateu em 9,3% em razão da choque cambial que fez os preços dispararem na recessão pós-eleição presidencial do ano anterior. Em 2003, a meta já havia sido ajustada (para 8%) e o Banco Central teve de escrever uma carta ao governo para explicar o estouro da meta, o que está previsto no regime de metas de inflação.

Jaguar Land Rover busca área para instalar fábrica no Brasil

A marca de carros de luxo Jaguar Land Rover está em busca de um terreno no Brasil para a instalação de uma fábrica. Segundo o "Wall Street Journal", a companhia considera três centros industriais do País. "O Brasil e o resto da América do Sul são um mercado muito interessante. É um mercado emergente, crescendo muito rápido", afirmou o presidente da Jaguar Land Rover, Ralf Speth. Segundo ele, a unidade brasileira deve ser uma réplica da fábrica indiana da empresa. A previsão é que, inicialmente, a fábrica monte veículos da marca Land Rover. A Jaguar Land Rover foi comprada por US$ 2,3 bilhões pela indiana Tata Motors em 2008. A empresa, assim como a maior parte dos fabricantes, vem mudando a estratégia das operações para dar maior foco a mercados emergentes. No ano passado,o grupo inaugurou uma fábrica na Índia para montar o modelo Land Rover Freelander. Speth afirmou que mantém esforços para conseguir finalizar uma parceria com para começar a produzir na China, onde espera investir cerca de US$ 100 milhões. O valor do investimento no Brasil não foi informado.

Inflação fecha o ano em 6,5%, no teto da meta do governo

Em um ano de choque de preços dos alimentos, disparada de serviços em decorrência da renda em alta e aumento de combustíveis e transportes, a inflação não suportou os focos de pressão e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechou 2011 no teto da meta do governo, de 6,5%, e mais do que os 5,91% de 2010, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira. Esta é a maior taxa desde 2004, quando o indicador ficou em 7,6%. De um lado, a inflação foi mais alta em 2011 graças ao consumo aquecido, com o ingresso de mais pessoas nas classes mais altas, a expansão da renda e o desemprego em queda. Por outro, preços mais altos de commodities, especialmente até meados do ano, fizeram os alimentos subirem. Ainda que tenha avançado menos do que em 2010 (10,39%), o grupo alimentação teve alta de 7,18% em 2011. Sozinha, a alimentação fora de casa, que também sofre a influência da maior renda disponível no bolso das pessoas e da consequente sofisticação do padrão de consumo, foi um dos itens de maior peso na inflação do ano passado, com alta de 10,49%. Maior pressão, porém, veio dos preços dos combustíveis, que subiram principalmente em decorrência do aumento do etanol. Com um safra frustrada de cana, o biocombustível subiu 15,75% em 2011 e puxou para cima também o preço da gasolina (alta de 6,92%) que tem álcool em sua composição. Também pesaram os reajustes de ônibus urbano, que alavancou a alta de 8,09% do grupo transporte (6,05%), ao lado dos combustíveis.

Obras públicas terão de conter duto para fibra óptica

Toda obra de infraestrutura feita pelo governo federal ou financiada por ele terá de conter dutos para fibras ópticas. Estradas, dutos de água e esgoto, linhas de transmissão e distribuição de energia deverão seguir a regra. O Executivo está formatando um decreto com a norma, e espera publicá-lo ainda no primeiro semestre. O texto deverá conter regras de governança dessas estruturas. Os projetos de infraestrutura deverão contemplar dutos com espaço para vários cabos e, consequentemente, várias prestadoras de telecomunicações.

Casa avaliada em R$ 4,5 milhões é alugada para seguranças de Temer

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República alugou uma casa avaliada em R$ 4,5 milhões em São Paulo para abrigar a equipe que escolta o vice-presidente, Michel Temer, e sua mulher, Marcela, quando eles estão na cidade. O imóvel foi locado por R$ 19,5 mil mensais, durante um ano, por meio de dispensa de licitação. O custo mensal da casa é de R$ 55 mil, segundo o GSI e, no total, 52 pessoas trabalham no local. Em nota, o GSI afirmou que "a proximidade da residência do vice-presidente influiu positivamente, dentre outros fatores, na escolha do local".

Inscrição em federais para aluno com Enem começa neste sábado

O Ministério da Educação abre a partir da 0h deste sábado as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), usado para o ingresso em instituições públicas de ensino superior. A expectativa é de pelo menos 40% de candidatos a mais que no ano passado. O Sisu é um sistema de seleção que leva em conta o desempenho dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para a seleção deste semestre, os alunos precisam ter feito o exame de 2011. Os candidatos terão entre sábado e o fim da noite da próxima quinta-feira (dia 12) para fazerem a inscrição. Depois da meia-noite, os alunos encontrarão as prévias das suas colocações nos rankings dos cursos e da nota de corte dos cursos. Para diminuir os "picos" de inscrições, que podem provocar falhas, o sistema vai permanecer no ar durante as madrugadas. Em janeiro do ano passado, os estudantes enfrentaram falhas no sistema. Além da lentidão, em alguns momentos os candidatos conseguiam acessar dados de outros concorrentes. Na ocasião, o MEC prorrogou o prazo de inscrições. O Sisu vai oferecer 108,5 mil vagas para o ensino superior. É possível acessar o sistema pelo www.mec.gov.br.