sábado, 4 de fevereiro de 2012

Líder supremo do Irã afirma que Estado de Israel é um "câncer"

O líder supremo do Irã, o aiatolá nazista Ali Khamenei, disse na sexta-feira que Israel é um "câncer" e prometeu apoiar qualquer iniciativa que vise combater o Estado judaico. A declaração, feita na tradicional oração de sexta-feira e em meio à comemoração do 33º aniversário da Revolução Islâmica, sucede às crescentes ameaças de ataque ao Irã por parte de Israel e Estados Unidos. "O regime sionista é um câncer que merece ser eliminado e, se Deus quiser, ele será", disse o nazista islâmico Khamenei, que detém a palavra final sobre todos os temas ligados à gestão do país. O líder supremo afirmou ainda que o governo iraniano "fornecerá ajuda a qualquer país ou organização disposto a lutar contra o regime sionista, que está agora mais fraco do que nunca". Khamenei disse que Israel já foi derrotado duas vezes graças à ajuda do Irã: em 2006, quando o grupo terrorista libanês Hizbollah enfrentou ataques israelenses por 33 dias; e em 2009, quando o o grupo terrorista palestino Hamas foi atacado em um operação defensiva israelense na faixa de Gaza. A multidão de simpatizantes do líder supremo respondeu às declarações aos gritos de "morte a Israel". Os ataques verbais do líder supremo ecoam declarações semelhantes feitas reiteradas vezes nos últimos anos pelo ditador nazista islamico iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que questiona o Holocausto na Segunda Guerra Mundial e prega que Israel seja "varrido do mapa".

STF mantém suspensa posse de Bandeira Pereira, mas valida atos da nova diretoria

Em decisão divulgada na tarde de sexta-feira, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a direção do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul deve voltar aos "ocupantes do biênio 2010/2011", isto é, aos antecessores do desembargador Marcelo Bandeira Pereira. Na manhã de sexta-feira, Bandeira Pereira havia anunciado a retomada do comando do Tribunal de Justiça gaúcho. Ao mesmo tempo, o ministro reconheceu a validade de todos os atos praticados pelos desembargadores do Tribunal de Justiça recém-eleitos, informou ter recebido o pedido de reconsideração formulado por Bandeira Pereira e manteve os efeitos da liminar que, na quarta-feira, suspendeu a posse dele e de seus companheiros de chapa. Segundo o desembargador Túlio Martins, a notícia foi recebida com surpresa. Ele informou que será convocado o pleno do órgão para uma reunião emergencial na segunda-feira, que definirá o que fazer, já que o desembargador Leo Lima, antecessor de Bandeira Pereira, se aposentou.

Ator Ben Gazzara morre de câncer aos 81 anos

Ben Gazzara
O ator Ben Gazzara morreu aos 81 anos. O ator tinha câncer de pâncreas e morreu na sexta-feira em Nova York. Gazzara trabalhou no teatro, tendo recebido três indicações ao prêmio Tony. Nos palcos, se destacou na primeira montagem de "Gata em Teto de Zinco Quente", em 1955. No cinema, trabalhou com o diretor John Cassavetes em filmes como "Os Maridos" (1970), "The Killing of a Chinese Bookie" (1976) e "If It's Tuesday, This Must Be Belgium" (1969). Nas últimas décadas, atuou em filmes como "Paris, Te Amo" (2006), "O Grande Lebowski" (1998) e "Thomas Crown - A Arte do Crime" (1999) e trabalhou com grandes diretores, como Spike Lee ("O Verão de Sam") e Lars von Trier ("Dogville"). Gazzara se casou três vezes, mas seu caso mais famoso foi o namoro com Audrey Hepburn, com quem contracenou em dois filmes, "A Herdeira" (1979) e "Muito Riso e Muita Alegria" (1981). Ele era casado desde 1982 com a modelo Elke Krivat.

Embraer estuda versão alongada do jato 195

A Embraer analisa a possibilidade de desenvolver uma versão mais alongada do jato 195 para até 130 passageiros em uma configuração econômica. A versão existente hoje no mercado pode ser configurada para até 122 assentos. Segundo o vice-presidente Executivo para o Mercado de Aviação Comercial da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, a decisão sobre o novo avião deve sair até o final deste ano, mas a empresa está ouvindo as sugestões dos clientes. No total, 65 empresas aéreas já foram consultadas a respeito do interesse no projeto, a performance e o número de assentos que teria o novo avião.

Sobe para 20 o número de mortes em Salvador com greve da PM

Com a greve da Polícia Militar, Salvador viveu um dia de forte alta do número de assassinatos e de ataques ao comércio na sexta-feira. Da meia-noite até as 18 horas, foram registrados 20 homicídios na região metropolitana. Shows do Olodum e de outras bandas de axé music foram cancelados até o fim de semana. A apresentação da cantora Ivete Sangalo, marcada para sexta-feira, na Praia do Forte, também foi adiada. Na noite da última quinta-feira, o músico Denilton Souza Cerqueira, de 34 anos, do Olodum, voltava para casa em sua moto quando foi baleado por dois assaltantes no bairro da Mata Escura, onde vivia. O músico foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. No Pelourinho, o policiamento passou a ser feito por homens do Exército, com metralhadoras e fuzis. Nem a ostentação das armas de guerra nem a presença dos militares amenizaram o clima de insegurança no local. A joalheria H.Stern fechou as portas ao meio-dia. Outras lojas do centro histórico também reduziram o horário de funcionamento desde quinta-feira, por temerem que os saques se alastrem para a região turística. Em outro ponto de grande fluxo turístico, o farol da Barra, a presença de visitantes foi 70% menor. Ao menos cinco lojas tiveram os estoques saqueados no bairro da Liberdade, de acordo com relatos de comerciantes e moradores a rádios e televisão.

Petrobras anuncia descoberta de petróleo e gás na Amazônia

A Petrobras anunciou na sexta-feira a descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Solimões, no Amazonas. Em comunicado ao mercado, a companhia informou que a reserva, localizada no município de Coari, a 25 quilômetros da província petrolífera de Urucu (AM), indicou capacidade de produção diária de 1.400 barris de óleo de boa qualidade (41º API) e 45 mil metros cúbicos de gás, na Formação Juruá. O poço foi perfurado a uma profundidade final de 3.295 metros. "Este é o segundo sucesso exploratório no Bloco SOL-T-171, onde já está em andamento, desde 2010, o Plano de Avaliação da Descoberta do poço 1-BRSA-769-AM, informalmente conhecido como Igarapé Chibata", afirmou a Petrobras.

Bovespa rompe os 65 mil pontos e sobe 15% no ano

Com mais um pregão de alta na sexta-feira, a trajetória positiva da Bolsa brasileira já englobou 19 dos 24 dias de negociação neste ano. O estrangeiro tem sido fundamental para o movimento, que já levou o Ibovespa a subir 14,9%, ou 8.463 pontos, em 2012. E o mês de fevereiro mostrou que o fluxo ainda fala mais alto que a vontade de embolsar lucros. O Ibovespa subiu na sexta-feira pelo quarto pregão consecutivo e fechou com valorização de 0,97%, aos 65.217 pontos, maior nível desde 2 maio de 2011 (65.462).

Ricardo Teixeira demite tio da CBF

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, demitiu o seu tio do cargo de secretário-geral da entidade. Marco Antônio Teixeira estava na função praticamente desde o começo do mandato do sobrinho no final dos anos 80. Ainda não foi divulgado o motivo que levou à queda de Marco Antônio do cargo. Ricardo Teixeira conseguiu o que queria. Um mês e meio depois de convidar Ronaldo para integrar o COL (Comitê Organizador Local da Copa), o dirigente continua centralizando o poder no Mundial, mas bem longe dos holofotes. Na visita de quatro dias da comitiva da Fifa pelo Brasil, comandada pelo secretário-geral Jérôme Valcke, Teixeira não apareceu em nenhum evento público nem sequer deu entrevista. Mesmo assim, ele pautou a agenda dos dirigentes da Fifa pelo país, que contou com reuniões em Brasília, visitas aos estádios de Fortaleza e Salvador, além de encontros no Rio. Fora dos holofotes, o cartola teve uma série de reuniões com membros da Fifa e políticos, almoçando com Valcke em um restaurante sofisticado da cidade. Mas, na hora das entrevistas, Teixeira preferia se ausentar e obrigava Ronaldo a representar o COL nas sessões.

Presidente da Câmara autoriza criação de três CPIs

O presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT-RS), assinou na quinta-feira requerimentos para a criação de três CPIs. As comissões irão investigar tráfico de pessoas, a exploração sexual de menores e o trabalho escravo. Basta agora que os atos de criação sejam lidos no plenário e os partidos indiquem seus representantes para as CPIs começarem a funcionar. Uma das CPIs que Maia deve barrar é a encabeçada pelo deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), com o intuito de apurar denúncias feitas no livro "A Privataria Tucana", que ataca líderes tucanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra.

Marinha confirma ausência de manchas em vazamento do pré-sal

A Marinha do Brasil informou na sexta-feira que não encontrou mais nenhuma mancha de óleo durante sobrevôo onde ocorreu o acidente da Petrobras, na bacia de Santos, no último dia 31. Mesmo assim, a Marinha disse que manterá um navio e uma aeronave no local para observação. A Petrobras também afirmou que não existem mais vestígios de óleo no mar e que por isso reduziu de seis para dois o número de embarcações que estavam fazendo a limpeza da área. A empresa ainda está avaliando a causa do acidente que jogou no mar 160 barris de petróleo leve (o equivalente a 25,4 mil litros) da área de Carioca Nordeste, localizada no pré-sal da bacia de Santos.

Associação de juízes diz que não perdeu em decisão sobre CNJ

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) afirma não considerar uma derrota a decisão do Supremo Tribunal Federal de manter os poderes de investigação do Conselho Nacional de Justiça. Para a entidade, a decisão também não fortalece o CNJ. "Quem saiu fortalecido foi a magistratura brasileira quando tivemos o resultado, em última instância, dado pelo STF. É importante que se diga que a AMB quis uma manifestação do STF sobre os assuntos polêmicos", diz em nota o vice-presidente de Comunicação da AMB, Raduan Miguel Filho, que acompanhou o julgamento. De acordo com ele, a associação ainda não está convencida com a decisão: "O resultado dado pelo Supremo foi apertado". Por 6 votos a 5, o Supremo reconheceu a autonomia do CNJ em abrir investigações contra magistrados sem depender de corregedorias locais. A decisão contraria liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello no fim do ano passado, atendendo pedido feito pela AMB, que tentava fazer valer a tese de que o conselho só poderia investigar magistrados após processo nas corregedorias dos tribunais estaduais. "Até as pedras sabem que as corregedorias locais não funcionam quando se trata de investigar seus próprios pares", afirmou o ministro Gilmar Mendes, que votou a favor da chamada "competência concorrente" do CNJ.

Estado de Nova York vai processar grandes bancos por fraude

O procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, anunciou na sexta-feira que processará "os grandes bancos americanos" por execuções fraudulentas de milhares de propriedades neste Estado, gerando a crise imobiliária anterior à recessão. O estado processará o Bank of America, JPMorgan Chase e Wells Fargo, junto com a entidade Merscorp, com sede em Virgínia, que foi classificada como "empresa fantasma" criada pelos bancos para processar os créditos hipotecários, mas que acabou agrupando registros mal-geridos e pouco documentados sobre os empréstimos. Schneiderman explicou que o Merscorp foi usado para implementar um registro nacional de hipotecas que não estava regulado, mas que foi utilizado pelos bancos para acelerar o processo e a revenda de hipotecas durante a bolha imobiliária. A base de dados privada, que contava com 30 bilhões de empréstimos em ativos, "está repleta de imprecisões e erros", o que levou a milhares de execuções imobiliárias apresentadas inadequadamente no Estado, disse o comunicado do procurador.

PT é melhor adversário do que aliado, diz presidente do PTB

Contrariado a respeito da indicação do ex-presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, acusou o PT de ser um mau aliado e diz preferir tê-lo como adversário. "É melhor ter o PT como adversário do que como aliado; como adversário, ele te compele a manter sempre as armas afiadas; como aliado, ele enfia a faca nas suas costas", escreveu em seu blog. O PTB de Roberto Jefferson compõe a base aliada do governo de Dilma Rousseff. Jefferson voltou a negar que sua sigla tenha indicado Denucci para o cargo, como afirmou o ministro Guido Mantega.

Corregedoria afasta juíza da Vara da Infância de Santa Maria

Por decisão da Corregedoria de Justiça da 6ª Região, a juíza da Vara da Infância e Juventude de Santa Maria, Lilian Paula Franzmann, foi afastada do cargo. A medida foi tomada no último dia 23 de janeiro, mas ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Apesar disso, a magistrada já deixou a função. O juiz-corregedor da 6ª Região, Ruy Rosado de Aguiar Neto, não revela o motivo da medida. Informa, porém, que Lilian passa por um expediente administrativo - uma espécie de apuração de certas acusações - que corre em sigilo.

Eliana Calmon diz que retomará investigações de juízes "de onde pararam"

Emocionada, a corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, afirmou que retomará, de onde elas pararam, as investigações contra magistrados que foram suspensas pela liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello no final de 2011, esvaziando os poderes da instituição. Eliana Calmon disse, no entanto, que isso só poderá acontecer quando o Supremo Tribunal Federal terminar de analisar a ação da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) contra a resolução 135 do CNJ, que definiu regras para sua atuação. "Até agora, tudo continua como antes", afirmou. Apesar de já estar resolvido o principal ponto da ação, que tratava dos poderes de investigação do conselho, os ministros ainda precisam julgar outros artigos que também foram questionados. O julgamento será retomado na próxima quarta-feira. Eliana Calmon se disse "muito feliz" com o resultado e afirmou que ficou "muito orgulhosa" com a sociedade brasileira, por ter se envolvido na crise que tomou conta do Poder Judiciário nos últimos meses: "A Justiça brasileira está engrandecida". Calmon disse, com os olhos mareados, que não vinha dormindo direito, mas afirmou que não guarda mágoas de ninguém: "Me perguntaram ontem o que eu ira fazer agora. Eu disse, dormir, pois não durmo há três meses".

Governo vai rever na próxima semana acordo automotivo com o México

O governo brasileiro quer rever o tratado automotivo firmado com o México. A possibilidade de mudanças no acordo foi acertada na tarde de sexta-feira em conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente do México, Felipe Calderón. "No momento atual o acordo é desequilibrado contra o Brasil. O presidente Calderón entendeu as razões que a presidenta expôs. Esse processo começa já na semana que vem. Acreditamos que num prazo curto, dentro de fevereiro, a gente possa produzir uma revisão que seja aceita pelos dois países", afirmou o ministro Fernando Pimentel (Indústria e Comércio). O ministro afirmou que não houve ruptura do acordo em vigor. "Sugerimos como uma possibilidade a utilização da cláusula de saída caso não se chegue a um bom termo nesse processo de negociação. Mas tanto o ministro Patriota quanto eu estamos certos de que vai haver", completou Pimentel.

Senador petista reclama de preços abusivos de companhias aéreas

Em discurso na tribuna do Senado, o senador Jorge Viana (PT-AC) reclamou na sexta-feira de preço abusivos cobrados pelas companhias aéreas. Segundo ele, ida e volta de Brasília a Rio Branco (AC) pode custar R$ 6.700,00. O petista pediu que o Ministério Público do Acre investigue a atuação das empresas. "Isso é tirar o direito de ir e vir das pessoas. Quem é que pode pagar uma passagem de R$ 6.700,00 de Brasília para Rio Branco, ida e volta? Isso é mais caro do que ir para a China, do que ir para o Japão, e não podemos aceitar isso". Segundo o senador, os problemas aéreos do País não estão restritos à Copa de 2014 nem à Olimpíada de 2016. Ele disse que a atuação situação já é "grave" devido ao crescimento econômico e exige uma política séria, uma vez que um País de dimensão continental depende da aviação civil.

Rio Grande do Sul pode receber quarto terminal de gás liquefeito da Petrobras

O Rio Grande do Sul poderá ser o quarto Estado a receber uma planta de regaseificação de GNL (gás natural liquefeito) da Petrobras, e ainda levar junto uma fábrica de fertilizantes. Juntos, os empreendimentos podem atingir investimentos de US$ 5 bilhões. Na sexta-feira, a futura presidente da Petrobras e diretora de Gás e Energia, Graça Foster, assinou com o governador do Rio Grande do Sul, o petista Tarso Genro, na sede da empresa, no Rio de Janeiro, protocolo de intenções para iniciar estudos de viabilidade para a construção do terminal e da fábrica. O investimento e o tamanho dos empreendimentos ainda serão avaliados, mas a tendência é de que a planta de regaseificação seja do tamanho da instalada no Ceará, a primeira das três feitas no País, que tem capacidade para 7 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Inaugurado em 2008, o terminal de regaseificação do Ceará foi construído em oito meses. Em 2009, a empresa inaugurou outro terminal no Rio de Janeiro, na baía da Guanabara, com capacidade para 14 milhões de metros cúbicos diários. No início de 2011 anunciou um terminal na Bahia, que está sendo construído e terá a mesma capacidade que o do Rio de Janeiro. Se confirmados os 7 milhões de metros cúbicos para o Rio Grande do Sul, o Brasil passará a contar com uma capacidade de regaseificação de GNL de 42 milhões de metros cúbicos por dia, superior ao volume comprado diariamente da Bolívia (31 milhões de metros cúbicos). Participaram também da assinatura o vice-presidente da divisão de máquinas e navios da Samsung, Hajoon Shin, e o vice-presidente da unidade de graneleiros da Hyundai, Young Joon Lee. O estudo levará seis meses para ficar pronto e será realizado por uma comissão mista da empresa e do Estado.

Empresário deve depor sobre transações de ex-chefe da Casa da Moeda

José Martins, presidente da empresa responsável por fazer o relatório sobre as movimentações financeiras das "offshores" de Luiz Felipe Denucci, ex-presidente da Casa da Moeda, deve prestar esclarecimentos ao Congresso Nacional. O DEM prepara requerimento para convidar o empresário a detalhar na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara a movimentação bancária de Denucci. Martins está disposto a comparecer. Ele afirmou que toda a movimentação da financeira está registrada em sua contabilidade. A WIT, companhia de Martins especializada em transferência de dinheiro com sede em Londres, registrou em documento que movimentou para Denucci e familiares U$ 25 milhões nos últimos três anos, quando ele já estava no comando da Casa da Moeda. O dinheiro, segundo o relatório, teria como origem "comissões" pagas por empresas fornecedoras da estatal.

Cuba nega permissão de viagem à blogueira Yoani Sánchez

A ditadura cubana negou, pela 19ª vez, a permissão de viagem à blogueira Yoani Sánchez, crítica do regime comunista da ilha. "Não há surpresas. Voltaram a me negar a permissão de saída. É a ocasião de número 19 em que me violam o direito de entrar e sair do meu país", disse Yoani no Twitter na tarde de sexta-feira. A blogueira opositora cobrou respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos e postou ainda uma fotografia da negativa recebida do governo cubano. Ainda na semana passada, ao comentar a visita da presidente Dilma Rousseff a Cuba, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que ninguém pode obrigar Dilma a visitar grupos políticos dissidentes. Ainda na opinião de Vaccarezza, o fato de o Brasil "conceder visto para todos que pedem tem que ser festejado". A afirmação foi feita em referência ao fato de o país ter dado visto à blogueira cubana. Sánchez, crítica do regime dos facínoras da dinastia Castro, recebeu na semana passada da embaixada brasileira em Havana o visto de turista para visitar o Brasil para participar do lançamento de um documentário, no dia 10.

Corte Interamericana de Direitos Humanos julgará Fujimori por tortura

A Corte Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à OEA (Organização dos Estados Americanos), vai analisar uma denúncia de tortura ocorrida durante o governo do ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori (1990-2000). O caso foi enviado à corte pela Comissão de Direitos Humanos do Peru. Para os defensores da vítima, o país descumpriu as recomendações que a comissão havia feito. De acordo com a denúncia, a vítima foi alvo de prisão ilegal e buscas arbitrárias em sua casa, em 13 de abril de 1992, por agentes do governo. Segundo relatos, ela foi torturada e tratada de forma cruel, desumana e degradante, incluindo um estupro. A pessoa ficou detida por 17 dias. É o terceiro caso de denúncia contra Fujimori que passou pela Comissão de Direitos Humanos do Peru e o único em análise na OEA. Os demais processos se referem a um homem e a uma mulher, que também acusam o ex-presidente de uma série de crimes de violação de direitos. Atualmente, Fujimori está preso e faz tratamento para combater um câncer na língua. No ano passado, ele assistiu à derrota da filha Keiko Fumimori nas eleições presidenciais.

Mercadante anuncia mudanças em cargos do MEC

O novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, promoveu mais duas mudanças em cargos de sua pasta, que foram publicadas na sexta-feira. Na Secretaria Executiva do ministério foi exonerado o diretor de programa José Luís Balalaica dos Santos. Para o seu lugar foi nomeado Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, que atuava no MEC como chefe de gabinete do então ministro Fernando Haddad. Barchini Rosa também já chefiou a assessoria internacional do ministério. Para a chefia de gabinete foi nomeado Luiz Antônio de Mello Rebelo, que ocupou o mesmo cargo no Ministério da Ciência e Tecnologia na gestão de Mercadante. As mudanças já efetuadas no ministério aconteceram no segundo dia do ministro no cargo. A secretária de Educação Básica Maria do Pilar Lacerda anunciou pelo twitter que estava saindo e que seria substituída por César Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação. No Inep, órgão responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Malvina Tuttman anunciou que está saindo. Está praticamente certo que em seu lugar ficará Luiz Cláudio Costa, atual secretário de Educação Superior do MEC.

Governos federal e estadual planejam ferroanel em São Paulo

O ministro dos Transportes, Paulo Pereira Passos, e os secretários paulistas Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Saulo de Abreu Castro Filho (Logística e Transportes) anunciaram a realização de estudos para a construção de um ferroanel na Grande São Paulo. O projeto, uma linha férrea semelhante ao Rodoanel para trens de carga, deve continuar na fase de estudos até junho, para depois serem definidos detalhes da obra. A expectativa é que o ferroanel esteja operando até 2015, a um custo de R$ 1,6 bilhão. O ministro e os secretários afirmaram que ainda não definiram o modelo de financiamento que será feito, mas a prioridade é atrair a iniciativa privada. De acordo com Fernandes, a obra deve liberar as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) dos trens de carga. Com isso a companhia terá espaço para concretizar seu plano de expansão.

Mantega diz que indicação de chefe da Casa da Moeda foi do PTB

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou na sexta-feira que, ao contrário do que diz o PTB, não indicou Luiz Felipe Denucci, exonerado no último fim de semana, para a presidência da Casa da Moeda. Afirmou ainda que não conhecia Denucci na época e que sua substituição já estava programada, ou seja, não teria cedido a pressões para tirá-lo do cargo. "Em 2008, quando nós substituímos o presidente da Casa da Moeda, então o PTB fez indicações para a presidência dentro dos critérios que nós utilizamos, critérios de competência técnica. Os primeiros nomes não foram aprovados, não foram aceitos e finalmente eles me trouxeram o currículo deste ex-presidente da Casa da Moeda que tinha um currículo adequado às missões. Então eu aceitei a indicação", disse Mantega. "Eu não conhecia essa pessoa, o Luiz Felipe Denucci, nunca tinha visto. Recebi o currículo da mão do Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara", disse. Na quinta-feira, Roberto Jefferson afirmou que Denucci é um nome do ministro da Fazenda e o PTB fez um "favor" ao chancelar a indicação. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo revelou que a Casa Civil e o PTB avisaram Mantega em agosto passado de que Denucci havia aberto "offshores" em paraísos fiscais que teriam movimentado US$ 25 milhões. O ministro, no entanto, minimizou a suspeita dizendo que "não poderia tomar uma atitude" antes sem uma acusação formalizada. "Agora, depois que ele já tinha saído, aparece essa nova questão da movimentação de dinheiro via offshore. Elas serão analisadas, tem uma comissão de sindicância que vai analisar. Além disso, o Ministério Público também está apurando", afirmou o ministro, referindo-se à demissão de Denucci no último sábado, após ter chegado à Fazenda informação de que a Folha de S. Paulo preparava reportagem sobre o caso. Antes disso, o PTB havia encaminhado em 2010 carta acusando Denucci de irregularidades, também ignorada pelo ministro. Mantega disse ainda que Denucci assumiu o cargo com a missão de modernizar a Casa da Moeda, trocando o maquinário para produzir novas cédulas.

Com greve da Polícia Militar, tropas do Exército patrulham ruas de Salvador

Tropas do Exército começaram a fazer o patrulhamento nas ruas de Salvador no início da tarde de sexta-feira. Eles fazem parte do efetivo que enviado ao Estado para reforçar o policiamento durante a greve dos policiais militares, que começou na terça-feira. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, também já estão em Salvador 150 homens da Força Nacional e outros 500 foram enviados. O Exército também deverá encaminhar, ao todo, 2.000 homens. Desde o início da greve, foram registrados saques e arrastões. Shopping centers, restaurantes e postos de combustível fecharam mais cedo. A Justiça da Bahia decretou, na quinta-feira, a ilegalidade da greve e determinou que os policiais voltassem ao trabalho imediatamente. Os policiais militares querem a incorporação da gratificação por atividade policial aos salários.

Médicos suspendem sessões de diálise de Chico Anysio

As sessões de diálise de Chico Anysio, de 80 anos, foram suspensas na sexta-feira, informou boletim médico. O humorista permanece internado em estado grave, mas a medicação que está controlando a pressão arterial está sendo reduzida e os médicos dão continuidade ao processo de retirada do respirador em alguns momentos do dia. Chico Anysio está no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Não há previsão de alta. Internado no final de novembro por conta de uma infecção urinária. Ele teve alta no dia 21 de dezembro, mas voltou ao hospital no dia seguinte para controlar uma hemorragia no estômago. No dia 14 de janeiro, ele foi submetido a uma cirurgia no abdômen e um segmento do intestino delgado foi retirado em uma laparotomia exploradora. Ele também apresentou complicação renal no último dia 19 e começou a fazer diálise no dia seguinte.

MEC divulga universidades federais que poderão contratar professores temporários

O Ministério da Educação divulgou na sexta-feira os nomes das universidades federais que poderão contratar professores temporários neste ano, com a respectiva quantidade de vagas que serão abertas. No início desta semana, o MEC havia publicado uma portaria, em conjunto com o Ministério do Planejamento, que previa a contratação de 3.059 professores universitários para o programa Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Parte dos professores serão integrados a partir de março e o restante no mês seguinte. A contratação vai seguir um modelo escalonado para a chegada dos profissionais, segundo o regime de horas dedicadas à instituição. As vagas são para um período de seis meses, sendo que o contrato pode ser prorrogado pelo mesmo período. Segundo o MEC, o regime temporário é adotado enquanto o Congresso não aprova um plano para a contratação efetiva de cerca de 19 mil professores para as universidades federais. Existem atualmente nas universidades federais cerca de 70 mil professores.

Hugo Chávez diz que Estados Unidos infiltram agentes na Venezuela

O ditador da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou na sexta-feira que os Estados Unidos infiltram agentes e paramilitares para desestabilizar a Venezuela e ameaçou nacionalizar as empresas que não aceitem as regras econômicas do país, em meio às comemorações pelos 13 anos de poder. "Há 13 anos a Venezuela estava no chão, em ruínas. Hoje, a Venezuela está de pé. A pátria se colocou de pé, charmosa e bonita, caminhando com seus próprios pés", disse Chávez, em um discurso no Teatro Catia. "Estamos aqui de pé, e nunca mais estaremos de joelho", acrescentou o mandatário, que venceu sua primeira eleição em 1998 com 56% dos votos. Chávez também acusou o "imperialismo" de "infiltrar" agentes para "gerar violência e justificar, depois, qualquer coisa". "Asseguro a vocês que há mais de um infiltrado da CIA e dos grupos paramilitares", afirmou.

Miriam Belchior recebe alta de hospital em São Paulo

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) recebeu alta médica na sexta-feira do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela deixou o local por volta das 12 horas. Miriam Belchior estava internada desde a madrugada do dia 2 para a realização de exames que já estavam agendados para o final do mês, mas foram adiantados devido a um quadro de hipertensão. Na manhã de quarta-feira, ela foi atendida no Incor do Distrito Federal e, de noite, foi transferida para São Paulo para fazer uma bateria de exames. Ao chegar ao hospital, Miriam Belchior afirmou que estava bem e que o mal estar foi devido à pressão alta.

Estonian Air aluga quatro jatos Embraer da Finnair e busca mais oito aviões

A companhia aérea Estonian Air fechou leasing de quatro aviões Embraer originalmente entregues à Finnair e pretende adicionar outros oito jatos da fabricante brasileira à sua frota. A transferência dos jatos modelo Embraer 170, de 76 assentos, insere-se nos planos da empresa finlandesa de otimizar a malha e racionalizar a frota, parte de um programa de economia anual de custos de 140 milhões de euros. A Estonian Air espera receber os quatro aviões Embraer em fevereiro. O contrato de locação das aeronaves termina em 2015. A Estonian Air informou que a Embraer foi a fornecedora selecionada para renovar a frota da empresa após processo de concorrência. "Estão em curso negociações entre a empresa aérea, a Embraer e financiadores sobre o cronograma de entrega e as condições para os oito aviões adicionais, que serão divididos entre os modelos Embraer 175 e 190, com capacidade para 88 e 112 passageiros, respectivamente", segundo a companhia.

Menos de 50% dos caminhões passou pela inspeção veicular em 2011

Menos de 50% dos caminhões que deveriam ter passado pela inspeção veicular em 2011 foram inspecionados em São Paulo, segundo dados divulgados na sexta-feira pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Esse foi o tipo de veículo que teve o menor percentual de adesão. Segundo as pastas, 119.817 caminhões deveriam ter passado pela vistoria, mas apenas 53.279 o fizeram, o que corresponde a 44,47%. As inspeções em motos também ficaram abaixo dos 50%, tendo sido feitas em 268.188 das 567.443 motocicletas previstas, 47,26%. Ao todo, 66,03% da frota que deveria ter sido inspecionada (4.704.407) passou pela vistoria. Os carros são os que mais compareceram aos centros de inspeção, chegando a 69,77%. Em seguida estão os veículos a diesel (67,07%) e os ônibus (64,18%). A multa para quem for flagrado sem ter passado pela vistoria é de R$ 550,00.

Site do Banco Central é alvo de ataque de hackers

O site do Banco Central foi escolhido como alvo para os ataques do grupo de hackers "Anonymous Brasil" na sexta-feira. O grupo é o mesmo que assume a autoria de uma série de ataques a sites de bancos que aconteceram ao longo da semana. Por volta das 10h10 o grupo colocou no Twitter que o site do Banco Central seria alvo de um ataque de "teste para calibrar as nossas armas". Logo em seguida, a página não carregava. Pouco depois, voltou a carregar normalmente. Desde a última segunda-feira o mesmo grupo tem clamado a autoria de ataques a páginas de bancos. Na segunda-feira foi o site do Itaú e, nos dias seguintes, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC sofreram problemas.

Fabricante de caminhões Volvo tem queda nas encomendas no quarto trimestre

A Volvo, segunda maior fabricante de caminhões do mundo, sentiu no quarto trimestre o peso da crise de dívida da zona do euro sobre a demanda na Europa, mas ressaltou que seu maior mercado parece caminhar para uma estabilização no fim do ano. Para o Brasil, a montadora previu dificuldades no primeiro trimestre, mas também melhora gradual ao longo de 2012. Após uma forte recuperação na demanda ao longo de 2010 e grande parte de 2011, fabricantes européias de caminhões estão enfrentando tempos difíceis por causa da crise de dívida soberana da zona do euro e incerteza sobre a economia global. A Volvo, que também fabrica caminhões sob as marcas Renault, Mack, UD Trucks e Eicher, anunciou na sexta-feira queda anual nas encomendas pela primeira vez desde os desdobramentos da crise financeira de 2009. No quarto trimestre, as encomendas caíram 7% ao longo de todos os mercados da Volvo, mas na Europa especificamente encolheram 24%, como sinal de que a turbulência econômica está começando a ter impacto suficiente para ofuscar a alta de 22% nos Estados Unidos.

Deputados da Grécia exigem indenização bilionária por ocupação nazista

Um grupo de 28 deputados do Parlamento grego exigiu que a Alemanha pague 54 bilhões de euros em indenizações pela ocupação nazista e pelos empréstimos emitidos pelo governo de Atenas, que colaborava com Adolf Hitler. Parlamentares do socialista Pasok, do conservador Nova Democracia, do esquerdista Syriza e vários independentes assinaram uma proposta na qual exigem o comparecimento do ministro da Justiça para que avalie as possibilidades legais desta reivindicação. Os deputados calculam que o valor da dívida da Alemanha com a Grécia em reparações às vítimas, tesouros roubados e empréstimos chega a 54 bilhões de euros (R$ 123 bilhões), sem levar em conta os juros. O professor Albrecht Ritschl, da London School of Economics, afirmou que esta dívida, junto aos juros, poderia chegar até os 72 bilhões de euros. Hoje, a Grécia tem uma dívida de 360 bilhões de euros, mais de 160% de seu Produto Interno Bruto, e grande parte de seus títulos estão nas mãos de bancos alemães. O valor sem a correção seria capaz de pagar 41% do débito que o país tem com investidores privados, que é estimado em 130 bilhões de euros. Os Exércitos da Alemanha, Itália e Bulgária ocuparam a Grécia, e especialmente os territórios sob domínio alemão (que incluíam Atenas) sofreram uma brutal repressão e uma dura crise de fome durante o inverno de 1941-42, com cerca de 300 mil mortes. Além disso, o governo imposto em Atenas foi obrigado pelas potências fascistas a emprestar dinheiro à Alemanha para pagar a ocupação, na única ocasião da história moderna da Grécia na qual o país fez um empréstimo externo. A ocupação gerou a criação de várias guerrilhas, principalmente lideradas pelo Partido Comunista, que junto ao apoio britânico, foi chave para a derrota do Eixo nos Balcãs. Apesar de ter sido um dos países vencedores da disputa, a Grécia foi um dos poucos países que os Estados Unidos e o Reino Unido obrigaram a não reivindicar nem reparações de guerra nem as devoluções dos empréstimos feitos à Alemanha.

Privatização petista dos aeroportos tem onze consórcios inscritos

Pelo menos 11 consórcios apresentaram na BMF&Bovespa propostas de participação no leilão de privatização petista dos aeroportos. Pelas regras do processo privatização por meio de concessão, marcado para segunda-feira, os grupos podem fazer propostas pelos três aeroportos - Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Brasília -, mas só é permitido arrematar um deles. A soma dos preços mínimos dos três é de R$ 5,5 bilhões. Na sexta-feira, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou os nomes dos consórcios que não se qualificaram para a segunda etapa, quando serão feitos lances a viva-voz. Os nomes dos grupos qualificados serão revelados oficialmente apenas no dia do leilão. Só serão qualificadas para a segunda fase as empresas que apresentaram proposta inicial cujo valor seja de até 90% da maior proposta. Se houver duas ou menos empresas nesse intervalo, as três melhores avançam. Advogados dizem que as empresas estão preparadas para entrar com recursos judiciais se forem desqualificadas em razão de alguma proposta "aventureira". Se algum grupo entrar com um preço muito superior ao preço mínimo estabelecido pelo governo para cada aeroporto, ele pode desqualificar outros concorrentes. Compondo os consórcios estão grandes operadores internacionais, como a Changi, de Cingapura, que apresentou proposta em conjunto com a Odebrecht. A suíça Zurich AG entrou com a CCR, empresa controlada por Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, e a alemã Fraport, do aeroporto de Frankfurt, com o grupo Ecorodovias. Responsável pela operação de um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o aeroporto de Heathrow, em Londres, a espanhola Ferrovial apresentou proposta em sociedade com a Queiroz Galvão e o BTG Pactual. Com nove aeroportos da África do Sul sob sua administração, a ACSA apresentou proposta com a Invepar, empresa de investimentos em transportes do grupo OAS com fundos de pensão das estatais Previ, Petros e Funcef. O consórcio confirmou ter apresentado proposta para os três aeroportos. O grupo francês Aéroports de Paris (ADP) e o grupo holandês Schipol, que administram respectivamente os aeroportos Charles De Gaulle, em Paris, e de Amsterdã, na Holanda, entraram juntos no leilão dos aeroportos do Brasil. Eles firmaram um consórcio denominado Sócrates, que conta com a Construtora Carioca Engenharia, do Rio de Janeiro, e o Grupo GP Investimentos. De acordo com informações do grupo, foi formulada proposta para apenas um dos três aeroportos leiloados. A construtora Galvão tinha negociações com o grupo alemão Flughafen München, do aeroporto de Munique, mas não confirmou propostas. Já o governo de Portugal vetou na última hora a entrada da estatal de aeroportos ANA no leilão. A ANA tinha um acordo com cinco empreiteiras do Brasil (ATP, CVS, CCI, Encalso e Cartelonni) para participar da concorrência. Com o veto do governo português, as empresas nacionais ficaram fora do negócio, já que é obrigatório que cada consórcio seja composto por uma operadora aeroportuária experiente. Outra que desistiu foi a construtora Delta. A empresa estudava entrar em um consórcio com as construtoras Cowan e J.Maluccelli e o operador do aeroporto Charles De Gaulle, de Paris.

PSDB e DEM se unem no Nordeste e abrem espaço para aliança em São Paulo

Os presidentes nacionais do PSDB e do DEM anunciaram na quinta-feira alianças em quatro grandes capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Natal e Salvador. O acerto na capital baiana, onde o DEM pretende lançar um de seus principais nomes, o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto à prefeitura, era a principal reivindicação do partido para destravar acertos em outros locais, inclusive São Paulo. Em nota, o deputado federal Sérgio Guerra, presidente do PSDB, e o senador Agripino Maia, presidente do DEM, afirmaram que a decisão pela aliança não se deu em torno de nomes. Líderes das duas legendas admitem, no entanto, que os tucanos deverão ceder a cabeça de chapa para ACM Neto em Salvador, de modo a facilitar as demais negociações. Para a sucessão da capital paulista, o DEM tem feito acenos para o PSDB e o PMDB, que promete lançar o deputado federal Gabriel Chalita. Os dois partidos vislumbram o tempo de TV do DEM, que tem a quarta maior fatia da propaganda eleitoral.

Panasonic espera prejuízo anual recorde de US$ 10 bilhões

A Panasonic previu na sexta-feira um prejuízo líquido anual recorde de US$ 10,2 bilhões, unindo-se ao grupo de rivais formado por Sony e Sharp que enfrentam problemas em suas divisões de televisores. A Panasonic informou que está rumando para um prejuízo de 780 bilhões de ienes (US$ 10,24 bilhões) para o ano que se encerra em março, acima das expectativas do mercado de perda de cerca de US$ 6,2 bilhões. O prejuízo deve ocorrer quase que inteiramente por causa de grandes encargos com reestruturação e baixas contábeis, incluindo a unidade Sanyo Electric. A previsão de prejuízo se soma a expectativas de resultados negativos de Sony e Sharp, em perdas combinadas de quase US$ 17 bilhões, o que ressalta o impacto da ferrenha competição de rivais internacionais como a sul-coreana Samsung Electronics, baixa demanda e iene valorizado. A Panasonic, que está promovendo cortes de 17 mil empregos até o final de março, também não cumpriu expectativas de terceiro trimestre, assumindo prejuízo de 197,6 bilhões de ienes contra resultado positivo um ano antes.