sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ricardo Teixeira viajou de novo para Miami

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de 64 anos, viajou por volta das 12 horas de sexta-feira para os Estados Unidos. Ele, que também comanda o COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014), embarcou em um jatinho particular rumo a Miami, onde sua família já estava e o cartola possui bens. Teixeira foi acompanhado do empresário Wagner Abrahão, presidente do Grupo Águia, responsável pela comercialização dos ingressos VIPs para o Mundial no Brasil e dono da agência de turismo Pallas, prestadora de serviços da CBF. A viagem acontece em meio a novas denúncias de corrupção envolvendo Teixeira, que está desde 1989 no cargo, quando chegou ao poder amparado pelo então sogro e presidente da Fifa, João Havelange. Uma renúncia do cartola da confederação que controla o futebol nacional vem sendo dada como certa desde quarta-feira por presidentes de federações estaduais, que já começaram a articular uma eventual sucessão.

Oposição pede que procuradoria investigue ministro das Cidades

A oposição protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de inquérito contra o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) para apurar indícios de improbidade administrativa. A ação leva em conta reportagens publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo que mostram que o ministro é dono de emissoras de rádio na Paraíba que foram registradas em nomes de empregados, além de sua suposta sociedade com duas construtoras no Estado. A Folha também revelou que o ministro omitiu ser dono de quatro empresas em sua declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral em 2010, quando se elegeu deputado federal. "É óbvio que agindo assim o ministro atentou contra os princípios da honestidade e da lealdade que norteiam a administração pública, o que, nos termos do referido artigo 11 da Lei 8.429, constitui ato de improbidade administrativa", diz o texto assinado por DEM e PSDB. "Se isso for comprovado, a situação política dele fica insustentável", disse o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO).

Para a revista The Economist, Dilma aos poucos toma caminho próprio e deixa marca

A presidente Dilma Rousseff se distancia de seu antecessor, imprime estilo próprio ao governo e pode estar preparando uma agenda ambiciosa, afirma a tradicional revista "The Economist", em edição que chegou às bancas na noite da última quinta-feira. Sob o título "Sendo ela mesma", o texto destaca que, sem gestos bruscos, a presidente vem emergindo da sombra do ex-presidente Lula, "predecessor e patrono", "para remodelar o estado brasileiro a seu próprio jeito". Com uma ilustração que mostra a presidente Dilma Rousseff dirigindo um ônibus que entra em uma rua chamada Dilma's Way (Caminho de Dilma), com membros de seu gabinete sendo arremessados para fora do veículo e o ex-presidente Lula observando um tanto intrigado, a "The Economist" destaca os princípios firmes, o perfil mais técnico, a lealdade a aliados e o toque feminino como traços principais do atual governo brasileiro.

Ministro diz que Lula vai ser mais "disciplinado" com saúde

Após encerrar o último ciclo de seu tratamento contra um tumor na laringe, o ex-presidente Lula, de 66 anos, adotará um estilo de vida mais "disciplinado" com relação a sua saúde, de acordo com o ministro Alexandre Padilha (Saúde). "O presidente vai fazer o controle como qualquer pessoa faz", disse Padilha. O acompanhamento médico da doença após o término do tratamento é de cinco anos. Além de fatores genéticos, o tabagismo pode ter sido uma das causas do desenvolvimento do tumor. Lula só parou de fumar há dois anos. Quando associado ao consumo de álcool, os riscos de desenvolver a doença crescem.

Um a cada 10 menores vive com pai ou mãe alcoólatra nos Estados Unidos

Sete milhões e meio de jovens americanos, ou um em cada dez menores de 18 anos, vivem com pai ou mãe alcoólatra. O dado consta em um estudo publicado na última quinta-feira, segundo o qual estes menores são mais propensos a sofrer de depressão, ter baixo rendimento escolar ou sofrer abusos. Também correm quatro vezes mais riscos do que outros jovens de virarem alcoólatras, apontam pesquisas realizadas entre 2005 e 2010 para a agência governamental contra a dependência (Administração de Saúde Mental e Abuso de Substâncias. Cerca de 1,4 milhão de menores nos Estados Unidos moram com um dos pais, que é alcoólatra. Nestes lares monoparentais, 1,1 milhão vive com a mãe e 300 mil, com o pai, revelou o estudo.

Documentos revelam investigação sobre vida de Charlie Chaplin

Novos documentos divulgados recentemente pelos Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha revelam que o astro do cinema Charlie Chaplin foi alvo de uma investigação do serviço britânico de inteligência, depois que o governo dos Estados Unidos o acusou de ser comunista. No entanto, os documentos não apresentam qualquer indício de que Chaplin tenha sido comunista. Durante a investigação, o serviço britânico MI5 não conseguiu sequer identificar com certeza o local de nascimento do artista ou seu nome verdadeiro. Os agentes americanos do FBI acreditam que o nome real de Chaplin era Israel Thornstein, mas os britânicos nunca conseguiram achar a certidão de nascimento do artista. Perseguido pelo governo americano, Chaplin foi impedido de retornar aos Estados Unidos em 1952, apesar de morar no país por mais de 30 anos.

Embratel decide assumir controle indireto da Net

A Embratel informou na sexta-feira ter exercido sua opção de compra do controle indireto da prestadora da operadora de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura Net Serviços. De acordo com fato relevante enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a Embratel notificou a Globopar (Globo Comunicação e Participações) sobre exercício de compra de 5,5% do capital votante da GB Empreendimentos e Participações, controladora da Net. Essa fatia corresponde a 1.077.520 ações ordinárias da GB, que possui 51% do capital votante da Net. "Uma vez formalizada a transferência das ações objeto da opção, a Embrapar, juntamente com sua controlada Embratel, passará a deter o controle direto da GB e, portanto, o controle indireto da Net", segundo fato relevante. A Embratel é controlada pela mexicana América Móvil, do bilionário Carlos Slim, através da Telmex. A companhia mexicana controla também operadora móvel Claro. Atualmente, a Globo possui 51% da GB, enquanto a Telmex possui 49%, de acordo com o site da Net.

Japão dá visto diplomático a gay brasileiro casado com cônsul dos Estados Unidos

Embora o Japão ainda não permita o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em um caso inédito no país, o governo concedeu ao brasileiro Emerson Kanegusuke, de 39 anos, o direito ao visto diplomático por ser casado oficialmente com o cônsul-geral dos Estados Unidos em Osaka-Kobe, Patrick Joseph Linehan, de 59 anos. Com a entrada de Barack Obama no governo, em 2008, Washington passou a dar tratamento igual aos casais homoafetivos. Apesar de o país também não autorizar por lei o casamento gay (somente seis estados e o distrito de Columbia permitem este tipo de união), o governo norte-americano passou a reconhecer oficialmente os parceiros de diplomatas como membro da família. "Por isso, quando fomos transferidos para cá, o Japão me admitiu como 'diplomata', conforme foi solicitado pelo governo dos Estados Unidos", contou o brasileiro. O casal chegou ao Japão em agosto do ano passado, vindo de um período na Coréia do Sul. O governo brasileiro também segue os mesmos passos dos Estados Unidos e do Japão e, no ano passado, com base na manifestação do Supremo Tribunal Federal, que reconheceu as uniões homoafetivas como estáveis, a Divisão do Pessoal do Itamaraty passou a aceitar pedidos de inclusão de companheiros homoafetivos como dependentes.

Senado aprova que carros usem farol de dia em rodovias e túneis

Motoristas poderão ter que usar faróis baixos quando trafegarem de dia por rodovias e túneis. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou um projeto de lei que inclui essa exigência no Código de Trânsito Brasileiro. O projeto foi aprovado em decisão terminativa na comissão. Se não for apresentado um recurso nos próximos dias, não precisa passar por votação no plenário do Senado e segue direto para votação na Câmara. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito já recomenda a medida. No Brasil, esse procedimento é exigido no Estado do Rio Grande do Sul. Segundo estudos, o impacto do uso diurno de faróis baixos na diminuição de desastres automobilísticos começou a ser observado em países nórdicos na década de 1970.

Lula faz última radioterapia e encerra tratamento contra tumor

O ex-presidente Lula fez na manhã de sexta-feira a 33ª sessão de radioterapia e encerrou o tratamento contra um câncer na laringe, diagnosticado em outubro. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) foi ao hospital para visitar Lula. Ele foi recepcionado pelo médico do ex-presidente, Roberto Kalil. Uma tomografia feita no sábado revelou que não há mais sinais do tumor na laringe do ex-presidente. A resposta ao tratamento, porém, será conhecida em cerca de seis semanas. Os exames serão feitos apenas no fim de março, já que o prazo é necessário porque, no período, a radiação continua atuando no organismo, atingindo seu efeito máximo. Nos últimos dias, o ex-presidente já vinha sentindo os efeitos da radioterapia.

Chico Anysio apresenta novo quadro de infecção pulmonar

O humorista Chico Anysio, de 80 anos, apresenta um novo quadro de infecção pulmonar, informou boletim divulgado na sexta-feira pelo Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, onde está internado. Segundo o médico Luiz Alfredo Lamy, que assinou o boletim, o quadro infeccioso do humorista está sendo controlado com o uso de antibióticos. Chico Anysio, que vinha apresentando melhora progressiva, ainda está em estado grave, que inspira cuidados. Ele continua fazendo fisioterapia respiratória e motora e respira sem ajuda dos aparelhos por algumas horas do dia. A função renal está regular.

Serviços secretos israelenses emitem alerta generalizado de atentados

Os serviços secretos israelenses e o escritório de luta antiterrorista emitiram na sexta-feira um alerta generalizado de atentados e advertiram a população a agir com cautela em qualquer lugar do mundo. O alerta foi divulgado por conta de informações recolhidas nos interrogatórios de vários suspeitos detidos em Bancoc e Nova Déli. "É importante que todos saibam que estamos diante de uma série de atentados", disse uma fonte dos serviços secretos. Em Nova Déli, a mulher de um diplomata israelense ficou ferida em um atentado com bomba contra seu carro, enquanto em Bancoc o ataque foi evitado pelos serviços de segurança após a explosão de um artefato na casa em que dois suspeitos a tinham alugado. Também foi registrada outra tentativa de atentado em Tbilisi, capital da Geórgia, onde o motorista do embaixador israelense percebeu que havia um objeto suspeito encostado no carro. Israel acusa o Irã e o movimento terrorista islâmico libanês Hezbollah de estarem por trás desses ataques e de outras tentativas de atentados perpetradas no mês passado. Segundo fontes de segurança israelenses, as bombas foram fabricadas no mesmo laboratório de Teerã e dois dos detidos em Bancoc são de nacionalidade iraniana.

Dilma nomeia novo presidente da Conab

A presidente Dilma Rousseff nomeou na sexta-feira o novo presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Rubens Rodrigues dos Santos assume o cargo no lugar de Evangevaldo Moreira dos Santos, que deixou a função "a pedido". O nome do novo presidente é uma indicação do PTB, que negociou apoio à candidatura de Henrique Alves (PMDB-RN) à presidência da Câmara em 2013. O ministro da Agricultura, a qual a Conab é ligada, é o deputado federal peemedebista gaúcho Mendes Ribeiro Filho. O diretor João Carlos Bona Garcia, ligado ao ministro, e filiado ao PMDB, era nome certo para comandar a companhia. Mas o PTB voltou a garantir sua indicação ao selar o acordo no Congresso. O líder da legenda na Câmara, deputado Jovair Arantes (PTB-GO) já havia indicado o antecessor de Rubens, Evangevaldo Santos, para o comando da companhia

América Móvil planeja investir US$ 35 bilhões na América Latina

A América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim, tem um ambicioso plano de investimento para os próximos anos, e possui dinheiro em caixa para financiá-lo. A maior parte do financiamento que a companhia deve fazer em 2012 será avaliada de acordo com as oportunidades, disse o vice-presidente financeiro da América Móvil, Carlos Garcia Moreno. No Brasil, a companhia opera com a empresa de telefonia móvel Claro, com a Embratel e com a Net. A América Móvil, gigante mexicano de telecomunicações, está planejando investimentos de US$ 9 bilhões em 2012, e Garcia Moreno disse que montantes similares estão planejados a cada exercício nos próximos anos. Em 2011, a companhia investiu US$ 9,7 bilhões, 50% a mais do que no ano anterior. Os planos totais de investimentos para os próximos quatro anos envolvem cerca de US$ 35 bilhões. "Esperamos que seja enorme o crescimento de serviços de dados fornecidos por redes sem fio. Então, precisamos construir infraestrutura de dados para nos preparar para esse crescimento", disse Moreno.

Governo autoriza concursos para vagas técnicas na ANA e no Ibama

O governo autorizou a abertura de concursos públicos para preencher 345 vagas no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Natuaris Renováveis) e na ANA (Agência Nacional de Águas). Os testes serão realizados ainda no primeiro semestre do ano. No Ibama serão 300 cargos de nível técnico para substituição de pessoal terceirizado, por determinação do Tribunal de Contas da União. Na ANA serão 45 vagas, também em nível técnico. As portarias da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, foram publicadas na sexta-feira no Diário Oficial da União.

Caterham troca pilotos e anuncia ex-companheiro de Bruno Senna

A Caterham, ex-Lotus, anunciou na sexta-feira a contratação do russo Vitaly Petrov para ocupar a vaga do italiano Jarno Trulli. "Não foi fácil decidir pela substituição de Jarno, mas o fizemos com a certeza de que damos novos ímpetos à equipe e com uma visão realista no mercado econômico global", disse o chefe da escuderia, Tony Fernandes. "A paixão que movimenta a todos é contagiosa e é uma honra fazer parte dela e ajudar em 2012 e em muitas temporadas mais", disse Vitaly Petrov, que terá como companheiro o finlandês Heikki Kovalainen. Na temporada passada, Vitaly Petrov competiu pela Renault (hoje chamada de Lotus) e tinha como companheiro o brasileiro Bruno Senna, hoje na Williams. Petrov deve estrear pela Caterham durante a segunda sessão de testes da pré-temporada da categoria, no circuito de Barcelona, na Espanha, entre 21 e 24 de fevereiro. A Caterham, ex-Team Lotus, ainda não marcou pontos na F-1 em duas temporadas na categoria.

PT atenua defesa do modelo de privataria de aeroportos de Dilma

Após um debate interno, o comando do PT decidiu atenuar a defesa da privatização de aeroportos no documento que marca a primeira reunião do partido em 2012. O texto submetido ao Diretório Nacional na sexta-feira passada exaltava o modelo de privatização de Dilma. "Os ganhos para o poder público são enormes e aplicados no desenvolvimento do País", dizia o documento. Na redação final, no entanto, esse trecho desaparece, dando lugar a uma comparação entre o modelo petista e o tucano: "O modelo tucano é privatizante. Seu objetivo sempre foi o de implantar o 'Estado Mínimo' e retirar o Estado da atividade econômica. O nosso modelo não é privatizante". O documento final também excluiu o índice de crescimento registrado em 2011 de 3%. O documento enaltecia a política de redução de juros, sem cobrar mais vigor na trajetória de queda. Privataria petista, é claro, sempre é melhor do que a dos outros.

Com aposentadorias, falta de professores deflagra crise na USP

A USP pode perder até 40% de seus professores nos próximos cinco anos por conta de aposentadorias. Para tentar contornar a situação, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa de São Paulo, pedindo autorização para contratar 2.700 professores. De acordo com o texto, documento da reitoria enviado à Assembléia diz que 25% dos docentes poderiam pedir agora a aposentadoria (1.500 em 5.800). Dirigentes da universidade disseram que a situação é "caótica". Após a eventual aprovação no Legislativo, é preciso autorização interna para abertura de concurso e seleção dos candidatos. Segundo a reitoria, os 2.700 postos não serão abertos de uma vez.

Lucro do Pão de Açúcar cresce 16% e vai a R$ 718 milhões em 2011

O Grupo Pão de Açúcar informou que registrou lucro líquido consolidado de R$ 361 milhões no quarto trimestre de 2011, alta de 43,1% ante o mesmo período do ano passado. No ano, foi registrado um crescimento do lucro de 16,1%, que fechou dezembro em R$ 718 milhões. Deste resultado, 80,61% veio da operação de alimentos do grupo, cujo lucro no período ficou em 291 milhões de reais, estável em relação ao quarto trimestre de 2010. As vendas totalizaram R$ 13,37 bilhões no trimestre, com alta de 21,2%. No acumulado do ano, o avanço foi de 45,2%, para R$ 46,6 bilhões.

Emilio Surita leva todo o elenco do "Pânico" para a Band

Emilio Surita leva todo o elenco do "Pânico" para a Band Todo o elenco do "Pânico na TV" fechou contrato com a Band. O apresentador e humorista Emilio Surita, líder do grupo, disse na sexta-feira que "100% do elenco fechou". Ele não quis adiantar outros detalhes. A estréia deve ocorrer em março. A negociação entre Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, mentor do "Pânico", e o grupo Band, ocorreu durante todo o ano passado. Os atrasos da RedeTV! nos pagamentos a Tutinha, que por sua vez paga ao seu próprio núcleo-cabeça (Emílio, Carioca, Bola, Ceará etc), foram determinantes. Em dezembro, Tutinha e o próprio Emílio tiveram de emprestar dinheiro para funcionários e colaboradores que ficaram com pagamentos atrasados na RedeTV!. Além do "Pânico", a Band também vem negociando com Luciana Gimenez, outra estrela da RedeTV! O "Pânico na TV" estreou na emissora em 2003 e por oito anos consecutivos foi seu maior ibope e faturamento.

Vale lucra mais que Petrobras pela primeira vez

Pela primeira vez na história, a Vale superou o lucro anual da Petrobras, cujo valor de mercado excede em mais de R$ 100 bilhões o da empresa mineradora. As duas são as maiores companhias brasileiras. A Vale obteve lucro recorde de R$ 37,8 bilhões em 2011, deixando para trás o lucro de R$ 33,3 bilhões da Petrobras, campeã em lucratividade no País durante anos, até 2010. O lucro da mineradora superou também o da petroleira no ranking de maiores lucros já registrados no Brasil em todos os tempos. A performance da mineradora em 2011 foi obtida em meio a um período de crise, com queda de 18,6% no preço do minério de ferro no exercício, enquanto o do petróleo teve alta de 14,1% no mesmo período. Desde que foi privatizada, em 1997, o lucro da Vale cresceu 4.900%. O da Petrobras, que permaneceu com o Estado, subiu 2.104%. "Não foi a Vale que cresceu. Foi a Petrobras que parou no tempo ao fazer uma gestão considerada politizada, com equívocos em relação ao conteúdo nacional", afirma uma analista, que preferiu não se identificar. Dois fatos são apontados pelos especialistas como razões impeditivas de um crescimento mais forte da Petrobras nos últimos anos. O primeiro deles diz respeito à política da companhia de não reajustar o preço dos combustíveis em linha com o mercado internacional. O segundo está relacionado ao viés governamental de ter que adquirir equipamentos com forte conteúdo local. A Vale, que tem presença do governo em seu capital por meio da Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, e do BNDES, conseguiu dobrar de tamanho durante a gestão de Roger Agnelli, substituído da presidência por Murilo Ferreira em maio de 2011. "O lucro da Vale está com um crescimento médio de 17% desde 2005. Não tem como falar mal do resultado de uma empresa assim", avaliou Pedro Galdi, analista da SLW Corretora. A mineradora bateu recordes de receita, produção e geração de caixa no ano passado.

Ganho da Anglo American cai 6%, mas receita sobe 11% em 2011

A Anglo American anunciou na sexta-feira que seu lucro líquido recuou 6% no ano passado, para US$ 6,169 bilhões, a despeito da melhora nas linhas operacionais. Em 2010, a mineradora havia registrado ganho líquido atribuível aos acionistas de US$ 6,544 bilhões. A companhia informou ainda que o lucro operacional em 2011, de US$ 11,095 bilhões, foi recorde e embute alta de 14% na comparação anual. As receitas da companhia, por outro lado, subiram 11% na comparação com o verificado em 2010, para US$ 36,548 bilhões. O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) avançou no mesmo ritmo, para US$ 13,348 bilhões. A executiva-chefe da Anglo American, Cynthia Carroll, atribuiu o desempenho anual aos esforços da companhia para capturar os benefícios de melhorias operacionais executadas e da disciplina de caixa. "A entrega de três grande projetos de mineração dentro ou antes do prazo estimado trará novos e significativos volumes de minério de ferro, cobre e níquel", acrescentou ela. No ano passado, o negócio de minério de ferro e manganês da Anglo American registrou lucro operacional de US$ 4,52 bilhões, 23% acima do verificado em 2010. A divisão de coque metalúrgico apurou lucro operacional recorde de US$ 1,189 bilhão no ano, com avanço de 52%, essencialmente por conta dos maiores preços realizados nas exportações. O negócio de cobre, por sua vez, mostrou queda de 13% no lucro operacional anual, para US$ 2,461 bilhões, diante das vendas menores em volume e custos operacionais superiores. Em níquel, a Anglo American reportou lucro operacional de US$ 57 milhões em 2011, US$ 39 milhões abaixo do verificado um ano antes.

Desemprego em janeiro é o menor desde 2003, aponta IBGE

A taxa de desemprego de janeiro foi de 5,5%, a menor para o mês de janeiro desde o início da série (março de 2002). Os dados são da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada na sexta-feira pelo IBGE. Na relação com dezembro, quando a taxa verificada foi de 4,7%, houve alta de 0,8 ponto percentual. Já na comparação com janeiro de 2011 (6,1%), houve recuo. O número de pessoas desocupadas foi de 1,3 milhão de pessoas e cresceu 15,9% no confronto com dezembro (mais 180 mil pessoas procurando trabalho). Frente a janeiro do ano passado, recuou -7,7% (menos 110 mil). A população ocupada somou 22,5 milhões, queda de 1,0% em comparação a dezembro (menos 220 mil ocupados). No confronto com janeiro de 2011, ocorreu aumento de 2% nessa estimativa (mais 433 mil ocupados). O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 11,1 milhões e não registrou variação na comparação com dezembro. Na comparação anual, houve uma elevação de 6,3%, representando um adicional de 664 mil postos de trabalho com carteira assinada. No ano, ingressaram mais trabalhadores nos setores de serviços prestados a empresas (com mais 238 mil empregados) e na construção (mais 142 mil empregados). O rendimento médio real dos ocupados (descontada a inflação) também foi recorde em janeiro, chegando R$ 1.672,20, valor mais alto para o mês desde março de 2002. O ganho do trabalhador apresentou alta de 0,7% na comparação mensal e de 2,7% frente a janeiro do ano passado. Já a massa de rendimento real foi de R$ 37,9 bilhões, recuo de 0,5% em relação a dezembro e alta de 3,6% em relação a janeiro de 2011.

Eike Batista diz que fábrica da Foxconn será em Minas Gerais

A nova fábrica brasileira da Foxconn será instalada em Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo sócio do empreendimento no País, o empresário Eike Batista. A unidade, prevista no investimento de US$ 12 bilhões da empresa taiwanesa no Brasil, vai produzir telas sensíveis ao toque para aparelhos da Apple (iPad e iPhone) e outras marcas. A fábrica estava sendo disputada pelos governos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. O empresário não informou a cidade e não deu detalhes sobre o montante que será investido, mas disse que os brasileiros terão uma participação de 60% no negócio. O investimento brasileiro será repartido com o BNDES. O banco deve colocar até US$ 1,2 bilhão; Eike Batista deve investir US$ 500 milhões. O empresário, presidente do grupo EBX, afirmou que conversou com o diretor-executivo da Apple, Tim Cook, no começo do mês e ele teria dito que ficou feliz com a sociedade no Brasil.