segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ministro da Economia de Cuba é promovido a vice-presidente

A ditadura cubana designou Adel Yzquierdo como vice-presidente, acumulando o cargo de ministro da Economia. Yzquierdo, de 66 anos, foi nomeado ministro da Economia em março de 2011 para impulsionar mais de 300 reformas aprovadas por um congresso do governante Partido Comunista, que são vistas como uma necessidade para reanimar a frágil economia doméstica. "O conselho de Estado, por proposta de Raúl Castro, aceitou promover o companheiro Adel Yzquierdo Rodríguez como vice-presidente do Conselho de Ministros", publicou o Granma, diário do Partido Comunista e único jornal em Cuba. Yzquierdo "manterá a responsabilidade de ministro da Economia e do Planejamento, cargo que desempenha desde março de 2011", destacou o diário. O general facínora Raúl Castro, de 80 anos, substituiu o seu irmão enfermo Fidel na Presidência do país em 2008 e desde então tem feito a mais ampla reorganização do gabinete de ministros em décadas. Ele tem tomado medidas enérgicas e colocado homens de sua confiança em cargos do Estado para reativar a debilitada economia com políticas mais orientadas para o mercado. Mas a economia da ditadura cubana é um desastre absoluto. A escolha de Yzquierdo, um engenheiro mecânico que trabalhou no Ministério da Defesa com Raúl Castro, quem esteve à frente desta pasta por 49 anos, acontece no momento em que Cuba aplica um plano para cortar mais de 500 mil empregos estatais e promover a expansão do setor privado, entre outras medidas.

Obama convida Netanyahu para visitar a Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convidou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para uma visita à Casa Branca no dia 5 de março, informou o governo norte-americano nesta segunda-feira. A visita, que acontecerá em meio à tensão com o Irã, foi definida durante uma viagem de três dias do conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Tom Donilon, a Israel para negociações de segurança com Netanyahu, o ministro da Defesa, Ehud Barak, e outras autoridades israelenses. "O sr. Donilon retransmitiu ao primeiro-ministro Netanyahu que o presidente está ansioso para se reunir com ele na Casa Branca em 5 de março", disse a Casa Branca em comunicado. O gabinete de Netanyahu afirmou neste mês que o premiê visitaria os Estados Unidos no início de março, mas esta foi a primeira vez em que foi divulgada uma data.

Grêmio demite Caio Júnior antes de Gre-Nal

O Grêmio anunciou nesta segunda-feira a demissão do técnico Caio Júnior na página oficial na internet sem dar explicações. O treinador ficou no clube menos de 50 dias. Ele foi anunciado como novo treinador no final do Campeonato Brasileiro de 2011. No comando do time, Caio Júnior conseguiu quatro vitórias, um empate e três derrotas. O empate foi justamente contra os reservas do Internacional. O que selou definitivamente sua queda foi ter obtido a vaga para as quartas de final do Campeonato Gaúcho apenas porque o Cruzeiro inscreveu um jogador de forma irregular e perdeu seis pontos. Caso contrário, o Grêmio ficaria fora da fase mata-mata do primeiro turno do Estadual. "O Grêmio tem bons jogadores, foi feito um esforço muito grande para contratar], mas a equipe não está jogando aquilo que estamos esperando", afirmou o diretor executivo do clube, Paulo Pelaipe. O Grêmio não tem bons jogadores, tem apenas uma legião estrangeira de mercenários que não querem saber de nada. "Estamos apenas regular, não mais do que regular. Vamos conversar e saber o que está acontecendo, o trabalho é apenas razoável", acrescentou Paulo Pelaipe: "Não dá para isentar ninguém, não estamos bem e não vamos tapar o sol com a peneira". Segundo o Grêmio, o auxiliar e ex-lateral Roger comandará a equipe interinamente contra o Inter, nesta quarta-feira, no Beira-Rio.

Internet é interrompida de novo antes de eleição na república nazista islâmica do Irã

Os iranianos sofreram uma segunda e mais extensa interrupção do acesso à Internet nesta segunda-feira, apenas uma semana depois que sites de redes sociais e de emails foram bloqueados, aumentando o temor sobre uma censura estatal antes das eleições parlamentares. O último bloqueio da Internet afetou as formas de conexões de segurança mais seguras, inclusive todos os sites internacionais criptografados fora da república nazista islâmica do Irã dependentes do protocolo Secure Sockets Layer, que exibe os endereços iniciados com "https". "Email, proxies e todos os canais de segurança que começam com 'https' estão indisponíveis", disse um perito em tecnologia de Teerã. "A situação do acesso a esses sites é mesmo pior do que na semana passada porque os VPNs não estão funcionando". Muitos iranianos usam a rede privada virtual, ou VPN, um software que dribla o extenso filtro que o governo coloca na Internet para evitar o acesso a um amplo leque de páginas, incluindo muitos sites estrangeiros e redes sociais como o Facebook. Na semana passada, milhões de iranianos sofreram graves interrupções no acesso a páginas de redes sociais e emails em meio a temores de que o governo estivesse aumentando sua vigilância a cidadãos comuns. Os iranianos lutam com obstáculos cada vez maiores para usar a Internet desde que simpatizantes da oposição usaram a rede social para organizar protestos depois da fraudada reeleição, em 2009, do ditador nazista islâmico Mahmoud Ahmadinejad. O Irã está se preparando para realizar eleições parlamentares em 2 de março, a primeira eleição nacional desde 2009.

Mais de 680 mil brasileiros têm direito a aposentadoria especial no INSS

Dos mais de 37 milhões de segurados inscritos no INSS em 2010, pelo menos 680.649 estavam expostos a agentes nocivos à saúde e podem garantir o tempo especial na aposentadoria. Na comparação com 2009 houve aumento, já que naquele ano eram 628.508 trabalhadores expostos a agentes nocivos, dos mais de 34 milhões de segurados. O benefício especial exige 15, 20 ou 25 anos de contribuição ao INSS, o que varia com o grau de exposição do trabalhador. Hoje, para ter a contagem especial, o trabalhador deve estar exposto a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos. Para atividades até 1995, o INSS usa uma lista de profissões. Assim, hoje o que define o tempo de contribuição que o segurado deverá ter para se aposentar de forma especial é a lista de agentes nocivos da Previdência, que informa o tempo de trabalho para cada atividade e agente. Por exemplo, um açougueiro exposto a baixas temperaturas de um frigorífico precisa ter 25 anos na atividade para conseguir a contagem do tempo especial. Hoje, mais segurados estão na lista dos que podem se aposentar com 25 anos, pois, segundo o INSS, mais atividades exigem esse tempo.

Irã faz manobras antiaéreas para defender instalações nucleares

A república nazista do Irã anunciou nesta segunda-feira que iniciou quatro dias de manobras destinadas a aumentar as defesas antiaéreas para proteger suas instalações nucleares no sul do país. "Estes exercícios têm por objetivo reforçar as capacidades integradas das defesas antiaéreas do país", informa um comunicado da base aérea de Katem-ol-Anbia, que coordena os sistemas de mísseis balísticos e defesa antiaérea do Irã. No sábado, navios de guerra iranianos entraram no Mediterrâneo para "mostrar o poder" da república nazista islâmica do Irã, em um momento de crescente tensão do país com Israel pela crise nuclear e os atentados anti-israelenses na Índia e na Tailândia. O anúncio da presença da marinha iraniana no Mediterrâneio foi feito pelo comandante chefe da marinha, o almirante Habibolá Sayyari, após os navios atravessarem o Canal de Suez.

Irã ameaça suspender venda de petróleo a outros países europeus

A república nazista islâmica do Irã poderá encerrar suas vendas de petróleo a outros países europeus além de França e Reino Unido, se a Europa continuar com as "ações hostis" contra Teerã, disse nesta segunda-feira o presidente da companhia nacional petroleira do Irã, Ahmad Ghalebani. Citado pela agência Mehr, Ghalebani mencionou a Alemanha, Espanha, Itália, Grécia, Portugal e Holanda como "alvos potenciais da medida", em represália pelo embargo decidido em janeiro pela União Européia sobre a compra de petróleo iraniano, que foi mais um reforço às sanções contra o programa nuclear do Irã, que visa fabricar bombas atômicas. Na quarta-feira, a Press TV, emissora iraniana que transmite em inglês, havia anunciado a interrupção das exportações de petróleo para seis países europeus (Holanda, Grécia, França, Portugal, Espanha e Itália) em retaliação às sanções às importações impostas pela União Européia.

Jornalista Ruy Castro é internado em CTI, mas seu estado é estável

O jornalista e escritor Ruy Castro, de 63 anos, foi internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na zona sul do Rio, às 23 horas de domingo. Ele sofreu uma crise convulsiva por volta das 19 horas e foi levado, inicialmente, para o hospital Miguel Couto, na Gávea, também na zona sul da cidade. Ruy Castro está Centro de Tratamento Intensivo (CTI). De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital São Lucas, ele "passou bem a noite, está lúcido e não respira com ajuda de aparelhos". O escritor está sendo submetido a uma série de exames cardiológicos e neurológicos para saber a causa da crise convulsiva. Ruy Castro é autor de biografias de diversas personaablidades do País como Nelson Rodrigues ("O anjo pornográfico"), Garrincha ("Estrela solitária"), e Carmen Miranda ("Carmen"). O escritor também escreveu obras como "Chega de saudade", sobre a Bossa Nova, e "Ela é carioca", sobre a história de Ipanema, bairro de vanguarda da zona sul carioca.

Lei da Palmada corre o risco de não ser aprovada no Congresso

O polêmico projeto de lei que proíbe os pais de castigarem fisicamente os filhos corre o risco de não ser aprovado pelo Congresso Nacional. Depois da anuência, em caráter terminativo, da comissão especial criada para analisá-lo, o projeto deveria ter sido encaminhado ao Senado, mas está parado na Mesa Diretora da Câmara. O texto aguarda a votação de seis recursos para que seja votado também no plenário da Casa. Os deputados que apresentaram os recursos querem que a matéria seja discutida no plenário da Câmara antes de seguir para o Senado. Esses parlamentares esperam que a proposta seja rejeitada, quando a maioria dos deputados tiver acesso ao texto. Na comissão especial, apenas um grupo pequeno de parlamentares teve a oportunidade de apreciar e votar a proposta, que foi aprovada por unanimidade. Para um dos deputados que apresentou recurso, Sandes Júnior (PP-GO), a matéria é complexa e merece ser debatida por mais tempo com um número maior de parlamentares. "Trata-se de matéria polêmica, objeto de acaloradas discussões na referida comissão especial, porém sem a necessária visibilidade e amadurecimento que a importância do assunto exige", justificou no recurso. Declaradamente contrário ao projeto, o deputado Augusto Coutinho (DEM-PE) também apresentou recurso para que o texto seja discutido no plenário da Câmara. Para ele, as relações familiares não podem ser ditadas pelo Estado: "É indubitável que devam existir mecanismos para proteger a criança e o adolescente da violência, seja essa doméstica ou não. Contudo, não pode ser concedida ao Estado a prerrogativa de ingerência desmedida nos lares brasileiros". O projeto, de autoria do Poder Executivo, altera o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) para estabelecer que "a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados pelos pais, pelos integrantes da família, pelos responsáveis ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar, tratar, educar ou vigiar, sem o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação, ou qualquer outro pretexto". O texto determina ainda que é considerado castigo corporal qualquer forma de uso da força física para punir ou disciplinar causando dor ou lesão à criança. A proposta, que ficou conhecida como Lei da Palmada, também estabelece que os pais que cometerem o delito deverão passar por acompanhamento psicológico ou psiquiátrico e receberem uma advertência. Eles, no entanto, não estão sujeitos à prisão, multa ou perda da guarda dos filhos. Os médicos, professores ou funcionários públicos que souberem de casos de agressões e não os denunciarem ficam sujeitos à multa que pode chegar a 20 salários mínimos. Esse é o começo da interferência do regime petista no âmbito das vidas privadas, do estabelecimento da intervenção do Estado na estrutura da família, da invasão do reino do privado pelo Estado.

Começa deslocamento de estrutura que será usada na montagem da P-55

Começou nesta segunda-feira o deslocamento de uma estrutura que será usada para a montagem da plataforma P-55, no porto de Rio Grande, no sul do Estado do Rio Grande do Sul. A estrutura, que tem seis metros de largura, 18 metros de comprimento e pesa 18 toneladas, saiu de Canoas às 10 horas desta segunda-feira e seguiu em direção à ponte do Guaíba pela BR-116. Durante o trajeto, o trânsito ficou lento no sentido São Leopoldo-Porto Alegre, pois a estrutura é muito larga e ocupou as duas faixas da pista. Além disso, a carreta que transporta a estrutura anda a uma velocidade de até 30 km/h. Após passar a ponte do rio Guaíba, a estrutura segue pela BR-290 até Pantano Grande. A P-55 é a maior plataforma semissubmersível brasileira. É também a primeira do tipo a ter fabricação 100% nacional. Depois de pronta, a P-55 será instalada no Campo de Roncador, na Bacia de Campos-RJ. Ela terá capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo por dia.

Israel mobiliza bateria antimísseis próximo a Tel Aviv nesta segunda-feira

O Exército israelense mobiliza nesta segunda-feira, pela primeira vez, uma bateria de interceptação de foguetes do tipo Iron Dome (Cúpula de ferro) na região de Tel Aviv. "A Iron Dome está sendo incorporada ao coração das forças israelenses. No âmbito desse processo, este sistema foi mobilizado em diferentes lugares em Israel e será instalado na região de Gush Dan (próximo a Tel Aviv)", afirmou o porta-voz em um comunicado, explicando que a instalação começa nesta segunda-feira. A decisão de mobilizar uma bateria na região de Tel Aviv acontece em um momento de tensão alimentado pelos rumores sobre possíveis ataques israelenses contra instalações nucleares no Irã. Destinada a interceptar foguetes com um alcance entre 4 e 70 quilômetros, a Iron Dome faz parte de um amplo programa de defesa antimísseis e antifoguetes em que Israel investirá 1 bilhão de dólares. Israel mobilizou sua primeira bateria no 27 de março de 2011, próximo a Bersheeva (sul), depois de esta localidade ter sido alvo de um foguete disparado da Faixa de Gaza. No dia 4 de abril uma segunda bateria foi mobilizada próxima de Ashkelon (sul).

Cantora Whitney Houston é enterrada ao lado de seu pai

A família e os amigos da cantora Whitney Houston se reuniram neste domingo no cemitério de Westfield, próximo a Nova York, para assistir ao enterro da estrela ao lado de seu pai, no dia seguinte ao funeral celebrado com muita emoção. O caixão da cantora Whitney Houston chegou por volta do meio-dia a bordo de um carro fúnebre dourado, escoltado pela polícia e por várias limusines, no cemitério de Fairview desta localidade situada cerca de quarenta quilômetros de Nova York. A estrela foi enterrada ao lado de seu pai, John, que repousa desde sua morte em 2003 no cemitério de Nova Jersey. O caixão da cantora tinha deixado no início da manhã a cidade de Newark, onde o funeral da cantora havia sido celebrado no sábado. Ao chegar ao cemitério, ele passou diante de dezenas de fãs que foram dar o seu último adeus a Whitney.

Israel tomará sozinho decisão de atacar Irã, diz chefe do Estado-Maior

Israel tomará sozinho a decisão de atacar o Irã, declarou na noite de sábado o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas israelenses, o general Benny Gantz, antes do início de uma visita do conselheiro de segurança nacional do presidente americano Barack Obama. "Israel é o fiador central de sua própria segurança. É nosso papel como Exército. O Estado de Israel deve se defender", argumentou ele. Gantz aceitou no final de semana dar uma série de entrevistas aos principais canais de televisão, dedicadas essencialmente à crise iraniana. As entrevistas coincidiram com a chegada a Israel do conselheiro de segurança nacional americano, Tom Donilon, para realizar "consultas com funcionários de alto escalão israelenses sobre diversos temas, entre eles os de Irã, Síria e questões relativas à segurança da região". Segundo Gantz, o Irã não apenas é um "problema israelense", mas também "um problema regional e mundial".

Irã suspende venda de petróleo à França e ao Reino Unido

O Irã suspendeu as vendas de petróleo às companhias petroleiras francesas e britânicas, anunciou neste domingo o porta-voz do ministério iraniano de Petróleo, Alireza Nikzad. A notícia foi oficialmente divulgada através do site do Ministério. No sábado, navios de guerra iranianos entraram no Mediterrâneo para "mostrar o poder" da República Islâmica, em um momento de crescente tensão do país com Israel pela crise nuclear e os atentados anti-israelenses na Índia e na Tailândia. O chanceler britânico William Hague afirmou na sexta-feira que as ambições nucleares do Irã poderiam desencadear uma "nova Guerra Fria", mais perigosa que a dos países ocidentais com a ex-União Soviética. Os 27 países-membros da União Européia decidiram parar de importar petróleo de Irã a partir de 1º de julho por conta do impasse em torno do programa nuclear do país, que o Ocidente acredita ser destinado à construção de bombas atômicas.

Santorum cresce nas pesquisas e preocupa campanha de Obama

O pré-candidato presidencial republicano, Rick Santorum, que continua subindo nas pesquisas, atacou no sábado a religiosidade de Barack Obama, enquanto a campanha do presidente começa a considerá-lo como um possível rival nas eleições. Santorum, ex-senador pela Pensilvânia, aumentou suas possibilidades de superar o até então favorito ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, que poderia perder no final deste mês as primárias de Michigan, seu estado natal. Por sua parte, os chefes de campanha de Barack Obama decidiram mudar sua estratégia perante o surgimento do conservador Santorum como possível candidato republicano, segundo o jornal "Wall Street Journal". Os responsáveis da campanha de reeleição de Obama averiguam o histórico de Santorum para determinar possíveis linhas de ataque, para o que pediram o apoio dos eleitores democratas da Pensilvânia. Romney segue liderando a corrida republicana na frente de Santorum e do ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich. As últimas vitórias de Santorum nos caucus de Minnesota e Colorado e nas primárias não-vinculativas do Missouri lhe permitiram subir rapidamente nas enquetes e arrecadar mais fundos para sua campanha.

Navio danificado no Maranhão segue viagem

Após mais de dois meses ancorado na costa do Maranhão, o navio Vale Beijing seguiu viagem neste domingo, segundo a empresa proprietária do cargueiro. A embarcação está ancorada desde o início de dezembro, quando sofreu rachaduras ao ser carregada com minério da Vale. O destino do navio não foi confirmado pela STX Pan Ocean, mas a Capitania dos Portos do Maranhão afirma que ele deve seguir para um porto em Omã, na península Arábica, onde a carga de 260 mil toneladas de minério deve ser descarregada. A Capitania disponibilizou um rebocador para acompanhar o cargueiro durante a travessia do oceano Atlântico, medida preventiva caso a embarcação volte a sofrer problemas. Após descarregar o minério, o Vale Beijing deve seguir para um dique seco passará por reparos. O supergraneleiro de 361 metros de comprimento, 65 metros de largura e capacidade máxima para 380 mil toneladas de minério sofreu avarias em um dos tanques de lastro em 3 de dezembro. O navio realizava sua primeira viagem.

Líder francês de extrema-direita Marine Le Pen tenta reviver campanha

A líder francesa de extrema-direita Marine Le Pen procurou reviver sua campanha presidencial no sábado, dizendo que ela seria a única oposição genuína aos partidos estabelecidos cujas propostas políticas levariam a França a uma tragédia ao estilo grego. Le Pen, que substituiu seu pai como líder da Frente Nacional no ano passado, buscou alargar o apelo do partido para além de seu tradicional eleitorado anti-imigrantes e atrair uma geração mais jovem de votantes. Ela ocupa a terceira posição em pesquisas de opinião, apenas dois meses antes da primeira rodada de eleições em 22 de abril. Em janeiro ela chegou a estar apenas dois pontos atrás do presidente conservador Nicolas Sarcozy, mas recuou nas últimas semanas. "A campanha começou de verdade", disse Marine Le Pen no início do congresso anual da Frente Nacional na cidade de Lille, no norte da França. "Nós precisamos rebater aqueles partidos que nos fizeram ajoelhar. Eu sou a única oposição ao UMPS (a UMP, partido de Sarkozy, e o Partido Socialista, de François Hollande). Esses são os candidatos da troika grega e nós não podemos nos render a eles".

Morre Anotnio Carollo, técnico de brasileiro campeão mundial de boxe

Morreu no sábado Antônio Ângelo Carollo, de 87 anos, ex-treinador de Miguel de Oliveira, campeão mundial dos médios-ligeiros em 1975. Carollo teve um mal súbito na piscina de sua casa e morreu pouco depois. Durante 26 anos, Carollo foi técnico da seleção brasileira de boxe e participou de cinco Olimpíadas: 1968, 1972, 1976, 1980 e 1992. Em 68, nos Jogos do México, orientou o pupilo Servílio de Oliveira, que saiu da competição com o bronze. Nos anos 60, o ex-técnico comandava a equipe Pirelli, que fazia sucesso com vários pugilistas, Servílio entre eles, principalmente pelas transmissões de lutas na TV Tupi.

Abbas diz que o novo governo vai respeitar os acordos com Israel

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse no sábado que o futuro governo de unidade nacional vai respeitar todos os acordos de paz com Israel, depois de concluir o processo de reconciliação com o Hamas. Em uma reunião em Ramallah com o novo cônsul italiano em Jerusalém, Giampaolo Cantini, Abbas ressaltou que a agenda política do novo governo vai seguindo o caminho de seu programa político. Presidente do movimento Fatah, que governa a Cisjordânia, Abbas entrou em acordo com os líderes do Hamas, que controlam Gaza, para formar um governo de unidade nacional e acabar com quase cinco anos de divisões internas.

Após deixar governo, Lupi vira assessor especial do Rio de Janeiro

Três meses após sair do Ministério do Trabalho sob suspeita de irregularidades na pasta, Carlos Lupi (PDT) deve voltar a trabalhar em Brasília. Desta vez, como assessor especial do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB). O peemedebista convidou o ex-ministro para, de acordo com Lupi, "fazer a interação com o governo federal". A nomeação do pedetista já foi publicada no Diário Oficial do município. "Ele quer que eu faça um trabalho pelos interesses do Rio, possíveis emendas, projetos. Fazer a ponte com Brasília. Como fui ministro e tenho boa relação com todo mundo, vou fazer esse meio de campo", afirmou o ex-ministro. Presidente nacional do PDT, Lupi saiu do ministério após suspeitas de irregularidades em contratos com ONGs (organizações não governamentais). Ele também foi acusado de ter acumulado dois cargos públicos irregularmente por cinco anos, prática vedada pela Constituição.

CGU aponta desvios de R$ 2,8 milhões em contratos da Petrobras

Um relatório da Controladoria Geral da União aponta desvio de pelo menos R$ 2,8 milhões repassados pela Petrobras como patrocínio a uma ONG baiana entre 2004 e 2006. Quase a totalidade dos repasses ocorreram na gestão do petista José Sérgio Gabrielli na estatal. Ele deixou a empresa para integrar o governo baiano. Na época da assinatura dos quatro contratos com a ONG Pangea Centro de Estudos Socioambientais, que somam mais de R$ 7 milhões, a organização era presidida por Sérgio Santana, ex-deputado estadual pelo PMDB-BA. O desvio, segundo a CGU, envolvia a emissão de cheques para "esquentar" notas frias. Cinco empresas supostamente fornecedoras da ONG estavam envolvidas. Quatro delas são de fachada e uma tem estrutura incompatível com os serviços supostamente executados, segundo os auditores. Notas fiscais emitidas pelas firmas contavam com a mesma grafia. Além disso, os sócios das diferentes empresas eram parentes. Segundo o relatório, uma fornecedora da Pangea emitia nota fiscal para comprovar uma contratação, indicando o número de cheque que supostamente garantia o pagamento do serviço. Porém, os cheques eram depositados em contas da ONG ou sacados na boca do caixa. De acordo com a CGU, a Petrobras liberou recursos para a ONG sem pedir prestação de conta parcial e relatórios de atividades.

Na Flórida, Ricardo Teixeira tem empresa com sede em mansão

Há um mês, o presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa de 2014), Ricardo Teixeira, montou na Flórida, nos Estados Unidos, uma empresa, sediada em uma mansão, para investir dinheiro fora do Brasil. O dirigente viajou na sexta-feira para a Flórida. A abertura da empresa, a Kronos Capital Investiments, indica que, enquanto ele discutia uma saída do Brasil, já preparava a estrutura burocrática para viver fora do País. Ele visita a Flórida com frequência há mais de 20 anos, mas vai a um local diferente de onde fica sediada a empresa.

Barcos de guerra iranianos entram no Mediterrâneo

Barcos de guerra iranianos entraram no sábado no Mediterrâneo após atravessar o canal de Suez na sexta-feira, anunciou o comandante chefe da marinha, o almirante Habibolá Sayyari. Ele disse que a missão tem como objetivo passar "uma mensagem de paz e amizade" para os países da região e seria destinada também a "mostrar o poder da República islâmica do Irã". As embarcações, um destróier e um navio de suprimentos, foram autorizados a seguir para a costa da Síria após passar por controle de militares egípcios. A primeira operação de navios de guerra iranianos no Mediterrâneo desde a Revolução Islâmica de 1979, em fevereiro de 2011, provocou duras reações de Israel e os Estados Unidos.

Papa Bento 16 promove 22 religiosos a cardeal

O papa Bento 16 elevou no sábado 22 clérigos católicos ao cargo de cardeal. Entre os novos cardeais da igreja está o brasileiro João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, um dos nove "ministérios" do Vaticano. Com 64 anos, ele poderá participar da escolha de um novo papa quando o atual morrer. Dos 125 cardeais que agora têm direito a voto no conclave, 6 são brasileiros. Outros quatro cardeais do país têm mais de 80 anos, o que os impede de participar da votação. Na nova lista, Aviz também é o único latino-americano. O papa entrou na Basílica de São Pedro a bordo de uma plataforma móvel e foi ajudado por dois assistentes para chegar ao altar para presidir a cerimônia. Bento 16 também promoveu a cardeal arcebispos de Nova York, Praga, Hong Kong e Toronto, bem como os chefes de escritórios do Vaticano. Com as nomeações, Bento 16, que foi eleito em 2005, já escolheu mais de metade dos "cardeais eleitores".

Governo segura repasses ao BNDES para bater meta fiscal

O governo Dilma Rousseff tem melhorado os resultados das contas públicas com o artifício de atrasar o pagamento de subsídios prometidos para alavancar investimentos das empresas. A manobra ajudou a cumprir as metas fiscais do ano passado e, pelo recente anúncio dos novos cortes de gastos, deverá ser repetida neste ano, o que, para especialistas, compromete a transparência da contabilidade do Tesouro Nacional. Na última quarta-feira, o governo anunciou um bloqueio de R$ 55 bilhões previstos no Orçamento da União para este ano. Com o corte nas despesas, a equipe econômica acredita que será possível economizar, ao longo de 2012, quantia equivalente a R$ 139,8 bilhões, dinheiro que servirá para ajudar a pagar os juros do serviço da dívida pública.

Parceiro de CPI é companheiro de Teixeira na ida para os EUA

Amigo e parceiro comercial de Ricardo Teixeira, Wagner Abrahão viajou com o presidente da CBF. O empresário já foi investigado por uma CPI e teve o passaporte confiscado por autoridades francesas no final da Copa-1998. Abrahão preside o Grupo Águia, responsável pela negociação dos ingressos VIP da Copa de 2014, e é dono da agência de turismo Pallas, prestadora de serviços da entidade. Em 2009, Claudio Abrahão, irmão de Wagner vendeu para Teixeira por R$ 700 mil cobertura avaliada em R$ 2 milhões. Assim como o presidente da CBF, Wagner Abrahão também foi investigado pela CPI do Futebol em 2001. O relatório final da comissão mostrou que a CBF repassou R$ 31,1 milhões à SBTR, agência de Abrahão, entre 1998 e 2000. De acordo com os senadores, não havia notas fiscais referentes às passagens compradas com a agência. Na Copa da França, em 1998, Abrahão foi acusado por agências de turismo de ser o responsável por lesar centenas de brasileiros. Naquele ano cerca de mil torcedores brasileiros ficaram de fora da final, apesar de terem pago pelos ingressos. O acordo da SBTR com as agências de viagens só foi cumprido até as oitavas de final. Nos outros jogos, as empresas não receberam quantidade suficiente de ingressos e tiveram que negociar no câmbio negro. Na França, o empresário foi obrigado a pagar multa para deixar o país.

Senador propõe prisão para viciados

O senador Demóstenes Torres causou polêmica ao apresentar um projeto de lei permitindo a internação compulsória de dependentes químicos. A proposta será votada nos próximos dias na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Pelo texto, os usuários de drogas poderão até ser presos para receberem tratamento médico. Porém, a relatora da matéria, senadora Ana Amélia, excluiu essa possibilidade. O projeto prevê ainda o apoio das Forças Armadas no combate ao tráfico de drogas e a aplicação de multas aos usuários. Em audiência pública, realizada em setembro pela Comissão de Assuntos Sociais, não houve consenso. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) defendeu o projeto, inclusive a "internação involuntária" em caso de risco de vida e a avaliação de profissionais.

Diretor de Segurança do Comitê Rio 2016 pede demissão após ação do Ministério Público Federal

O Comitê Rio 2016 informou na sexta-feira que o delegado Luiz Fernando Corrêa pediu demissão do cargo de diretor de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, que ocupava desde maio de 2011. A decisão surgiu após o Ministério Público Federal pedir instauração de ação civil pública sobre a atuação de Corrêa como secretário nacional de Segurança Pública. O Comitê Organizador Rio 2016 é responsável pela promoção, organização e realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

Arquibancadas do estádio dos Eucaliptos são derrubadas

Retroescavadeiras e operários colocaram abaixo na semana passaa as arquibancadas do Estádio dos Eucaliptos, sede de Porto Alegre na Copa de 1950. O estádio gaúcho é o primeiro entre os usados naquela edição do Mundial a "desaparecer". A área foi vendida pelo Internacional, por R$ 27 milhões, para ajudar a bancar a reforma do Beira-Rio para 2014. A modernização do Beira-Rio para o próximo Mundial, no entanto, corre risco de não sair do papel por problemas de financiamento. O Estádio dos Eucaliptos foi inaugurado em 1931 e chegou a ter jogos com 30 mil pessoas. Até a abertura do Olímpico, do Grêmio, foi o principal palco do futebol do Rio Grande do Sul. Com a construção do Beira-Rio, no fim da década de 1960, foi deixado de lado.

Acadêmico canadense sugere Lula para o Banco Mundial

O próximo presidente do Banco Mundial deveria ser o ex-presidente Lula. A sugestão é do professor de Ciência Política Gregory Chin, da Universidade York, do Canadá, em artigo publicado no Financial Times. "Estão crescendo as demandas para que se rompa a tradição de 65 anos de selecionar automaticamente um americano para ser o próximo chefe do Banco Mundial", escreveu o acadêmico. Lembrando a reivindicação dos países em desenvolvimento, de ter maior representação nas instituições internacionais, Chin cita uma declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que "nosso objetivo é que os países emergentes tenham a mesma chance de competir pela liderança dessas organizações multilaterais". "Mantega não precisa olhar longe. Que tal Lula?", pergunta o autor do artigo.

PPS cobra postura mais dura do PSDB com Governo

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, afirmou que a oposição ao governo federal tem cumprido bem seu papel, mas cobrou maior firmeza do PSDB, aliado do PPS em esfera nacional. Segundo ele, as lideranças tucanas deveriam ter criticado de forma mais dura os leilões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, promovidos no início de fevereiro. "A oposição está cumprindo bem o seu papel, mas poderia cumprir melhor", afirmou Freire ao comparecer ao Sambódromo do Anhembi, na primeira noite do Carnaval 2012 de São Paulo. O presidente nacional do PPS disse ainda que o PSDB deveria tratar o PT como um partido que não respeita as oposições e avaliou que as lideranças tucanas não têm criticado com firmeza a atuação da presidente Dilma Rousseff.

Rick Santorum justifica oposição ao resgate a indústria automobilística

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos e ex-senador Rick Santorum afirmou na sexta-feira que se opôs ao resgate da indústria automobilística porque havia muitas empresas que poderiam salvar General Motors, Ford e Chrysler em 2009 sem a ajuda do governo. A oposição de Santorum ao resgate causou mal estar entre os eleitores de Michigan, onde iniciou campanha na quarta-feira para as primárias do próximo dia 28. O Estado é a sede das três maiores fábricas de automóveis americanas, que geram dezenas de milhares de empregos. Caso não houvesse o resgate, a tendência era uma demissão em massa, o que complicaria a economia da zona. Após a entrada do capital do governo americano, as três empresas conseguiram se recuperar e aumentaram a geração de postos de trabalho. Desde então, ambas melhoraram suas perspectivas financeiras para o mercado americano e mundial. A questão dos resgates também é um dos problemas que o governador de Massachusetts, Mitt Romney, que está a poucos pontos de Santorum, enfrentará no Estado, onde nasceu e cresceu. Romney foi criticado pelo adversário, por não ter apoiado o repasse de verbas às indústrias e ter respaldado a ajuda a Wall Street durante a crise financeira.

OAB-RJ pede a renúncia de Ricardo Teixeira

Em nota divulgada na sexta-feira, o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, afirmou que "já está mais do que na hora" de Ricardo Teixeira renunciar à presidência da CBF. Para Damous, por causa da "série de denúncias e suspeitas" sobre a atuação de Teixeira na CBF, ele deve deixar o cargo "em nome da democracia e da ética que devem imperar nas relações esportivas". Ricardo Teixeira, presidente também do COL (Comitê Organizador Local da Copa de 2014), foi na sexta-feira para Miami, nos Estados Unidos.

Adversário do ditador Hugo Chávez sofre antissemitismo

Duas importantes organizações judaicas dos Estados Unidos condenaram na sexta-feira os comentários antissemitas feitos por partidários do ditador da Venezuela, Hugo Chávez, contra o candidato presidencial oposicionista, Henrique Capriles: "O que estamos vendo no início da campanha para a eleição presidencial da Venezuela é uma tentativa de retratar o candidato da oposição como um 'judeu traidor', indigno da presidência e que, se eleito, irá subverter os interesses do povo venezuelano para beneficiar algum mítico complô sionista mundial". Um insulto que causou especial indignação foi um perfil feito por um comentarista de uma rádio estatal sob o título "O inimigo é o sionismo". Chávez, principal líder antiamericano da América Latina, tem entre seus principais aliados internacionais os governos da Síria e do Irã, que são inimigos declarados de Israel. "Como já testemunhamos no passado, o antissemitismo flagrante e persistente é usado pelo presidente Chávez e seu aparato de governo como uma ferramenta de divisão política, para tratar os judeus como bodes expiatórios", disse Abraham Foxman, diretor nacional da Liga Antidifamação. Outra entidade judaica, o Centro Simon Wiesenthal, enviou uma carta à rádio estatal venezuelana se queixando do artigo publicado em seu site pelo jornalista Adal Hernández, em que dizia que os dois caminhos para o país era a Revolução Bolivariana ou o "sionismo internacional": "Pedimos ao presidente Chávez que ponha um fim a essa campanha, que irá certamente se tornar mais ameaçadora com a aproximação da data das eleições. Chávez detém a responsabilidade máxima por seus próprios veículos de comunicação, e pode impedir pessoalmente a incitação ao ódio". Escolhido como candidato único contra Chávez na eleição de outubro, Capriles, que é católico praticante, mas neto de judeus poloneses sobreviventes do Holocausto, tem enfrentado diversos insultos por parte dos chavistas. O próprio Chávez o chamou de "porco" e alguns partidários do presidente divulgaram uma caricatura em que Capriles aparecia de cueca cor-de-rosa e com uma suástica no braço. Um comentarista de TV disse que Capriles foi detido fazendo sexo com outro homem em um carro. Alguns familiares de Capriles morreram em campos de concentração, e o candidato costuma falar de maneira comovida sobre o tempo em que sua avó passou escondida e como ela fugiu do Gueto de Varsóvia. Os avós maternos dele, de sobrenome Radonski, se mudaram para a Venezuela depois da Segunda Guerra Mundial e criaram uma hoje próspera produtora de cinema.

Juízes brasileiros condenam sentença contra jornal do Equador

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) afirmou na sexta-feira que a condenação contra três diretores e um colunista do jornal equatoriano "El Universo" em um litígio impulsionado pelo presidente, o fascistóide Rafael Correa, é "incompatível com os conceitos mais básicos da democracia". Em comunicado, a Ajufe qualificou de "lamentável" a decisão da Corte Nacional de Justiça, que confirma a condenação dos quatro acusados a três anos de prisão e a pagar US$ 30 milhões a Correa. "A liberdade de imprensa e a independência do Poder Judiciário são os pilares do Estado Democrático de Direito. Sem um poder judiciário independente e uma imprensa livre não existe democracia", acrescentou a associação na nota. O caso começou quando o colunista Emilio Palacio escreveu em uma coluna publicada pelo El Universo que Correa poderia ser acusado de "cometer crimes contra a human idade" por ter ordenado que a polícia abrisse fogo contra um hospital cheio de civis durante uma revolta em 30 de setembro de 2010. "Não é aceitável que em países vizinhos da América Latina juízes e jornalistas sejam presos e perseguidos por decidir ou emitir opiniões contra estes governos", continuou a nota. O jornal completou 90 anos de existência em 16 de setembro de 2011, durante os quais sua circulação foi interrompida três vezes. O período mais longo foi em 1937, por 13 dias, devido a uma caricatura que irritou o regime ditatorial de Federico Páez Chiriboga.

Mauricio Correa, ex-presidente do Supremo, morre aos 77 anos

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, morreu no início da noite de sexta-feira, aos 77 anos, em Brasília. Corrêa passou mal em casa, durante a tarde, e foi encaminhado ao hospital Brasília, onde morreu vítima de parada cardíaca. Ele tomou posse no Supremo em 1994 e foi presidente do tribunal entre 2003 e 2004, quando se aposentou compulsoriamente por ter alcançado os 70 anos de idade. O ministro Eros Grau o substituiu. Mineiro de São João do Manhuaçu, onde nasceu em 9 de maio de 1934, Mauricio Corrêa formou-se em 1960 pela Faculdade de Direito de Minas Gerais. Em 1986, foi eleito senador pelo Distrito Federal. Posteriomente, foi ministro da Justiça entre 1992 e 1994, durante o governo de Itamar Franco. Maurício Corrêa era advogado em Brasília, onde tinha um escritório especializado em direito comercial e civil.