domingo, 11 de março de 2012

Lula recebe alta e deixa hospital em São Paulo

O ex-presidente Lula deixou o Hospital Sírio-Libanês na tarde deste domingo, após receber alta médica. Ele estava internado havia oito dias para tratar de uma pneumonia. Segundo o último boletim médico, divulgado na quinta-feira (8), Lula havia apresentado melhora clínica e laboratorial, após receber um tratamento com antimicrobianos. De acordo com os médicos, a doença é efeito da baixa imunidade causada pelo tratamento contra o câncer na laringe. Lula já perdeu 12 quilos desde janeiro, quando começou a radioterapia. O tumor foi descoberto em outubro. Ele foi impedido de receber visitas pela equipe médica.

Novo atentado de fanáticos islâmicos contra igreja católica deixa 11 mortos na Nigéria

Ao menos 11 pessoas morreram neste domingo e 22 ficaram feridas em um atentado suicida cometido contra uma igreja católica na cidade de Jos, na região central da Nigéria por fanáticos islâmicos. A Agência de Gestão de Emergências Nacionais (Nema) da Nigéria havia confirmado cinco mortos, entre eles, os dois terroristas islâmicos suicidas, uma criança, uma mulher grávida e um homem. O atentado ocorreu quando os dois suicidas lançaram um veículo carregado de explosivos contra a porta da Igreja de Saint Finbar, no bairro de Rayfield. O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, condenou o atentado e pediu à população que mantenha a calma e não responda com "ataques de represália". O sacerdote da paróquia, Peter Umorem, indicou que o menino morto era membro dos escoteiros e estava encarregado da porta da igreja no momento do ataque, detalhando que a explosão ocorreu de manhã, pouco depois do início da missa. O atentado foi perpetrado pelo grupo terrorista islâmico Boko Haram, que cometeu inúmeros ataques contra templos cristãos nos últimos meses.

Clã Sarney provoca novo racha no PT do Maranhão

O PT do Maranhão deverá se dividir novamente, desta vez na eleição à prefeitura de São Luís. Como ocorreu no pleito de 2010, a governadora Roseana Sarney (PMDB) é o pivô da discórdia interna. Parte do diretório do PT em São Luís defende como candidato a prefeito o vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT), que tem apoio de Roseana e dos partidos de sua base, entre eles o DEM. Outra ala do PT apoia a pré-candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré, que defende a criação de uma frente de partidos de oposição à governadora no Estado, como PCdoB, PSB e PDT. Bira afirma que não estará ao lado da governadora caso seja derrotado na disputa interna. "Não há hipótese de participar do palanque com a oligarquia Sarney", disse. O vice-governador afirmou que, caso seja escolhido o candidato do PT, irá buscar apoio de todos os partidos de oposição ao atual prefeito, João Castelo (PSDB), que deverá disputar a reeleição.

CÂNCER DE CHÁVEZ DUPLICA DE TAMANHO A CADA 17 DIAS, REVELA MÉDICO.

O médico venezuelano radicado nos Estados Unidos, José Rafael Marquina, informou que o câncer que acomete o caudilho Hugo Chávez "duplica de tamanho a cada 17 dias". Marquina, que exerce a medicina na cidade de Naples, no Estado da Florida, Estados Unidos, tem sido seguidamente consultado por emissoras de televisão, rádio e jornais a respeito do estado de saúde de Chávez, que se encontra em Cuba, onde estaria recebendo doses de quimioterapia e também radioterapia para conter o avanço do tumor depois que sofreu a terceira cirurgia. As informações a conta-gotas ocorrem em razão direta do fato de que as autoridades venezuelanas, sob às ordens de Chávez, não liberam informações oficiais. Até hoje não foi emitido um boletim médico sequer com a chancela do governo informando os cidadãos venezuelanos sobre o real estado de saúde do caudilho. Não se sabe em que parte de seu corpo se instalou o câncer. Isto só serve para alimentar rumores e deixar intranquilos dos venezuelanos. Em suas postagens deste sábado no Twitter, o Dr. Marquina explica que o cálculo que os médicos fazem sobre a expectativa de vida de Chávez se baseiam na velocidade da metástase. "Meu cálculo de expectativa de vida não é exotérico" - afirma Marquina, para quem Chávez tem uma sobrevida curta em decorrência da moléstia. Especulou-se nos últimos dias que Chávez poderia regressar à Venezuela no início desta semana que se inicia, porém tal informação não é oficial. Pelo menos por enquanto. Em suas entrevistas o Dr. Marquina diz que Chávez deveria se afastar por completo de suas atividades por pelo menos uns 90 dias. As indicações médicas para pacientes como Chávez são de repouso absoluto, o que inviabilizaria suas pretenções de reeleger-se para mais seis anos de mandato e enfrentar uma campanha eleitoral que já está nas ruas e que será a mais renhida dos últimos anos na Venezuela.

Índios vendem direitos sobre terras da Amazônia

Por US$ 120 milhões, índios da etnia mundurucu venderam a uma empresa estrangeira direitos sobre uma área com 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo em plena floresta amazônica, no município de Jacareacanga (PA). O negócio garante à empresa “benefícios” sobre a biodiversidade, além de acesso irrestrito ao território indígena. No contrato, os índios se comprometem a não plantar ou extrair madeira das terras nos 30 anos de duração do acordo. Qualquer intervenção no território depende de aval prévio da Celestial Green Ventures, empresa irlandesa que se apresenta como líder no mercado mundial de créditos de carbono. Sem regras claras, esse mercado compensa emissões de gases de efeito estufa por grandes empresas poluidoras, sobretudo na Europa, além de negociar as cotações desses créditos. Na Amazônia, vem provocando assédio a comunidades indígenas e a proliferação de contratos nebulosos semelhantes ao fechado com os mundurucus. A Fundação Nacional do Índio (Funai) registra mais de 30 contratos nas mesmas bases. Só a Celestial Green afirmou ter fechado outros 16 projetos no Brasil, que somam 200 mil quilômetros quadrados. Isso é mais de duas vezes a área de Portugal ou quase o tamanho do Estado de São Paulo. A terra dos mundurucus representa pouco mais de 10% do total contratado pela empresa, que também negociou os territórios Tenharim Marmelos, no Amazonas, e Igarapé Lage, Igarapé Ribeirão e Rio Negro Ocaia, em Rondônia. Territórios indígenas estão entre as áreas mais preservadas de florestas tropicais. Somam mais de 1 milhão de quilômetros quadrados e a maioria deles está na Amazônia. Benedito Milléo Junior, agrônomo que negocia créditos de carbono de comunidades indígenas, estima em US$ 1 mil o valor do hectare contratado. A conta é feita com base na estimativa de 200 toneladas de CO2 estocada por hectare, segundo preço médio no mercado internacional. Milléo diz ter negociado 5,2 milhões de hectares, mais que o dobro do território dos mundurucu. Nesse total está contabilizado o território indígena Trombetas-Mapuera (RR), que fechou contrato com a empresa C-Trade, que também atua no mercado de crédito de carbono. Segundo ele, a perspectiva é de crescimento desse mercado, sobretudo com a regulamentação do mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (Redd).

Ministério Público prepara ações contra militares por crimes da ditadura

O Ministério Público Federal está intensificando esforços para a instalação de processos que levem à responsabilização de pessoas envolvidas com os chamados crimes permanentes (sequestro e ocultação de cadáver) praticados por agentes do Estado nos anos da ditadura militar. Em São Paulo, procuradores federais estão prestes a ajuizar as primeiras ações nesses casos, mais conhecidos como "desaparecimentos". Eles defendem a idéia de que os possíveis autores de crimes permanentes não foram abrangidos pela Lei da Anistia, que cobre um período limitado de tempo, entre 1961 e 1979. Militares da ativa e da reserva contestam a iniciativa e enxergam uma tentativa de desestabilizar a democracia. Na sexta-feira à tarde, no edifício da Procuradoria da República, na Rua Frei Caneca, região central da capital paulista, foram ouvidos novos testemunhos no caso Edgard de Aquino Duarte, um dos nomes que integram a lista de 156 casos de desaparecimento forçado ocorridos na ditadura. Foi a segunda audiência realizada no ano para tratar desse caso. De acordo com testemunhas que estiveram presas na mesma época, Duarte foi visto pela última vez em uma cela da antiga carceragem do Dops, no bairro da Luz, em junho de 1973. De maneira discreta, sem declarações públicas, os procuradores federais em São Paulo concentram as atenções em quatro casos. O segundo nome da lista, abaixo de Duarte, é o de Aluízio Palhano Ferreira, que desapareceu em 1971, em São Paulo, após ter sido detido por agentes do Destacamento de Operações de Informações/Centro de Operações de Defesa Interna, organização militar que se tornou mais conhecida pela sigla DOI-Codi. O objetivo é reunir o máximo de provas para ajuizar ações contra os eventuais responsáveis pelos crimes. O trabalho focaliza essencialmente sequestro e ocultamento de cadáver, que são crimes permanentes. Quando se fala, por exemplo, em homicídio, existe a possibilidade de se alegar prescrição da pena. Embora estejam à frente, os procuradores em São Paulo não são os únicos empenhados na abertura de processos contra agentes envolvidos com desaparecimento forçado de opositores da ditadura. Sob a coordenação do Grupo de Trabalho Justiça de Transição, da 2.ª Câmara Criminal, em Brasília, representantes do Ministério Público Federal trabalham com o mesmo foco em várias regiões do País.

Israel elimina mais cinco terroristas em Gaza

Aviões israelenses mataram mais cinco terroristas em Gaza no sábado, em represália aos ataques com foguetes do Hamas sob o sul do país. Quinze terroristas na Faixa de Gaza foram eliminados desde sexta-feira, disseram médicos do Hamas. No sábado, um atirador foi morto dentro de um veículo perto da fronteira de Gaza com o Egito. Mais cedo, jatos israelenses mataram dois pistoleiros numa motocicleta e outros dois durante um ataque de madrugada, disseram autoridades em Gaza. O som de explosões e disparos de foguetes reverberou por todo o litoral de Gaza e pelo sul de Israel na manhã de sábado, e o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse que as respostas aéreas vão continuar.

Rick Santorum ganha primárias republicanas do Kansas

O ex-senador Rick Santorum ganhou no sábado com uma maioria substancial as assembléias primárias do Kansas, prolongando a incerteza na disputa pela candidatura presidencial do Partido Republicano nos Estados Unidos. O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, que segue à frente do quarteto que compete pela vaga de candidato à presidência dos Estados Unidos, recebeu aproximadamente 20% dos votos, e o ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich, obteve 14%, seguido de perto pelo representante do Texas Ron Paul, com 12%. A disputa no partido republicano se dirige agora ao sul, com as primárias desta terça-feira no Alabama e Mississipi, estados que podem ser mais propícios ao conservadorismo de Santorum, e que podem decidir se Gingrich, criado no estado vizinho da Geórgia, segue na disputa ou a abandona.

Safra de 2012 terá primeiro milho modificado com cinco genes no Brasil

Começa a ser comercializado neste ano no Brasil o primeiro milho transgênico com cinco genes diferentes inseridos no DNA da planta, com objetivo de dar maior resistência à lavoura e aumentar a produtividade. Inédita no Brasil, a tecnologia será lançada e vendida pela Dow AgroSciences, divisão da americana Dow Chemical, e foi desenvolvida em acordo com a Monsanto, que é líder mundial em sementes. O anúncio foi feito por executivos da Dow em fazenda de testes da companhia em Cravinhos (a 292 quilômetros de São Paulo), na região de Ribeirão Preto. Segundo a empresa, a nova semente de milho produzirá lavoura mais resistentes às condições do Brasil, já que dois dos genes inseridos dão tolerância a herbicidas e os outros três tornam a planta resistente a pragas. Batizado de PowerCore, o novo milho supera em número de genes os demais comercializados no Brasil e se aproxima de um transgênico de oito genes lançado nos Estados Unidos. Inicialmente, a empresa vai colocar no mercado 100 mil sacas da semente para produtores, o que representa ainda parcela pequena da oferta da Dow no Brasil. Em 2010, por exemplo, foram vendidas no Brasil 1 milhão de sacas da Herculex, que tem dois genes e é antecessora do PowerCore.

Cartunista francês Moebius morre na França aos 73 anos

O cartunista francês Jean Giraud, conhecido como Moebius, morreu na França de causas desconhecidas. Ele estava debilitado havia meses. Moebius foi eleito Melhor Artista Gráfico da França nos anos 1990 e recebeu a insígnia das Artes e das Letras em 1985. O artista nasceu em uma família pobre em Nogent-sur-Marne e começou a desenhar aos 15 anos. Ele trabalhou em algumas das revistas mais famosas e importantes da França, além de colaborar com o cinema. Entre outros trabalhos, Moebius colaborou na criação dos personagens dos filmes "Alien - O 8º Passageiro", de Ridley Scott; "O Quinto Elemento", de Luc Besson; e "O Segredo do Abismo", de James Cameron, entre outros. Sua atração pelo "western" levou-o a criar, em colaboração com Jean-Michel Charlier, a saga "Blueberry", que assinou com o pseudônimo de Gir e que lhe deu fama internacional. O pseudônimo Moebius (que batiza um matemático alemão) veio depois de assinar desenhos para revistas e livros de ficção científica nos anos 1960. O gênero western, que tanto gostava, veio do período em que morou no México, com a mãe.

Custo da transposição do São Francisco tem aumento bilionário

Novo balanço do PAC 2 (segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento), divulgado na última quarta-feira, mostra que o custo da obra de transposição do rio São Francisco teve mais um aumento bilionário. O projeto, que inicialmente era orçado em R$ 4,6 bilhões, agora custa 77,8% mais caro: R$ 8,18 bilhões, de acordo com o relatório do Ministério do Planejamento. Diante da estimativa anterior de R$ 6,85 bilhões, feita em 2011, o reajuste é de 19,4%. O governo diz que as alterações são resultado do melhor detalhamento das obras pelos projetos executivos e de mudanças na metodologia de acompanhamento. Em 2011, o PAC 2 teve R$ 204,4 bilhões executados, de um total de R$ 955 bilhões previstos até 2014. Isso significa que 21% do orçamento do programa foi executado no ano passado.

Promotoria paulista investiga suspeita de que presidente do Tribunal de Justiça morreu envenenado

O Ministério Público investiga se o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Viana Santos, morto em janeiro de 2011, foi vítima de assassinato por envenenamento. A hipótese está sendo verificada porque o corpo do desembargador apresentou teor de álcool de 10 gramas por litro de sangue, considerado muito excessivo. O desembargador, que morreu aos 68 anos, sofria de diabetes mas tinha hábito de beber. Técnicos dizem que 3 gramas de álcool no sangue já levam uma pessoa ao coma alcoólico, a não ser que a pessoa seja alcóolatra com alta tolerância ao álcool.

Quatro técnicos indiciados por obra do DMAE que despencou e matou dois operários

Foi concluído na última quinta-feira o inquérito sobre o acidente que provocou duas mortes e deixou nove operários feridos em uma obra do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), no bairro Hípica, na zona sul de Porto Alegre, no dia 27 de agosto de 2011. O delegado da 6ª Delegacia da Polícia Civil, André Ciardullo Mocciaro, indiciou quatro técnicos por homicídio culposo e lesões corporais culposas. O inquérito foi protocolado na sexta-feira na Justiça. Foram indiciados dois técnicos da empresa Marco Projetos e Construções, empresa que realizava a obra: Frederico Westphalen e Regina Lignon Carneiro. E mais dois do Dmae, responsável pela fiscalização dos trabalhos: Nina Rosa Parulla Damm e Carlos Alberto de Castro Farias. O desastre aconteceu na manhã de 27 de agosto, no bairro Hípica, quando a laje da obra da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) desabou de 10 metros de altura, soterrando os operários.

Despenca a venda de imóveis novos em Porto Alegre

A venda de imóveis novos em Porto Alegre registrou queda de 25,34% em relação a janeiro do ano passado. Nos últimos 12 meses, foram comercializadas 4.133 unidades, enquanto no período anterior (fevereiro/2010 a janeiro/2011), haviam sido vendidas 5.536 unidades. É o que revela a Pesquisa do Mercado Imobiliário elaborada mensalmente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS). Em janeiro, de acordo com o sindicato, foram negociadas 249 unidades, o que significa redução de 40,86% em relação a dezembro de 2011, quando foram negociadas 421 unidades.

Maternidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre ficará fechada por duas semanas

O Centro Obstétrico e a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre ficarão fechados de 12 até 26 de março para reformas e serviços de manutenção. Segundo o hospital, será realizada a limpeza dos dutos de ar-condicionado, para cumprir determinação do Ministério da Saúde. Além disso, no período também serão realizadas reformas nas instalações da UTIN, com a individualização dos leitos para isolamento dos pacientes. O fechamento agrava a situação das UTIs neonatais da capital gaúcha. Os 95 leitos disponíveis nos hospitais Fêmina, Conceição, Presidente Vargas e Santa Casa estão ocupados. No hospital São Lucas da PUC, há superlotação. A situação da saúde pública em Porto Alegre é caótica, exigindo a instalação de dois hospitais de campanha, que os políticos se negam a atender.

Maior aterro da América Latina vai ser fechado no Rio de Janeiro

Os catadores de lixo do Aterro Sanitário de Gramacho, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, serão indenizados pelo tempo que trabalharam no local e receber capacitação para atuar em reciclagem. Também serão incorporados ao programa Bolsa Família, após o fechamento do aterro, marcado para 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para definir essas ações, uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e da Secretaria-Geral da Presidência da República se reuniu na sexta-feira com representantes do governo do Rio de Janeiro, da prefeitura de Duque de Caxias e com catadores do lixão de Gramacho. O encontro teve como objetivo acelerar o processo de implementação das ações federais que estão previstas para o lixão. Segundo o chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência, Diogo de Santana, os catadores serão beneficiados com investimentos do governo federal em programas sociais e de habitação. Além disso, vão receber pelo tempo de serviço prestado no aterro, um benefício que será pago com recursos do Fundo de Apoio ao Catador. Em princípio, os benefícios seriam pagos em 15 parcelas anuais, mas um acordo firmado entre a Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) e a Caixa Econômica Federal antecipou o pagamento, em cota única, para este ano. O valor, cerca de R$ 14 milhões, será dividido por todos os catadores.