terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Major bombeiro abre a boca e o peremptório governador Tarso Genro manda que ele cale a boca


Em entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira, em Santa Maria, o subcomandante do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, major Gérson da Rosa Pereira, disse que a população "deveria ter cuidado com o lugar que frequenta" e afirmou que temos "mais sorte que juízo", referindo-se aos riscos em casas noturnas. Após as declarações, o major Gerson da Rosa Pereira afirmou para a reportagem de Zero Hora ter recebido um telefonema do governador Tarso Genro proibindo-o de falar com a imprensa. Disse ele:
PROTEÇÃO ACÚSTICA
"Não é competência dos bombeiros trocar o forro (considerado por especialistas inadequado para aquele tipo de estabelecimento e cuja fumaça tóxica pode ter sido responsável por mortes). Não sei de quem é a competência. Não sei de quem é a culpa. Não sei".
PODER PÚBLICO
"Não tenho competência por isso, não sei de quem é a competência. Cada um tem sua competência: poder público, enfim. Fico extremamente indignado por não ter mais poderes de atuação. Mas, essa é uma tragédia que poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo. Infelizmente aconteceu em Santa Maria.
MAIS SORTE QUE JUÍZO
"Há milhares de cidades e de boates, mas este fato foi em Santa Maria. Essas outras (cidades e boates) têm mais mais sorte do que juízo. Num universo de milhares ocorreu em Santa Maria".
POPULAÇÃO DEVE CUIRAR ONDE FREQUENTA
"A população também deve ter cuidado com o lugar que frequenta. Não dá para ficar em um lugar onde não se pode nem se mexer".
PORTA É DO TAMANHO EXIGIDO
"A porta (da boate Kiss) é do tamanho exigido. Claro, que preferencialmente pode haver duas (portas), mas o empresário vai escolher colocar um só por questão econômica. Isso é assim e sempre foi. O empresário não vai querer gastar mais" (engenheiros e especialistas ouvidos por Zero Hora são unânimes em afirmar que a boate deveria ter pelo menos uma porta de emergência)
LEGISLAÇÃO
"A competência dos bombeiros está na prevenção de incêndio — escada, extintores, entre outros. A boate tinha sinalização. Claro que extintores apresentam problemas, por isso cuidamos a validade da recarga, realizamos o teste hidrostático, o que é feito a cada cinco anos, para que o extintor não estoure".
SEGURANÇA
"O corpo de bombeiros e a Brigada Militar não abrem mão de segurança. Nós, bombeiros, priorizamos a lei e o cuidado com as pessoas. É claro que a lei tem que ser mudada para evitar com que tenhamos de passar por tudo isso".
Depois dessa entrevista lastimável, o major recebeu um telefonema do governador petista peremptório Tarso Genro, mandando-o calar a boca. A que ponto chegamos....

Nenhum comentário: