terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PT arranca R$ 10 mil por empreiteiro em jantar


O diretório municipal do PT de São Paulo fez na segunda-feira um jantar de arromba com empresários, a maioria da construção civil, para arrecadar recursos para pagar dívidas da campanha da campanha do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Cada um dos convites custava R$ 10 mil e a expectativa do partido era de arrecadar cerca de R$ 1 milhão. A campanha petista terminou com uma dívida de R$ 25,9 milhões. Secretários municipais participaram do jantar, como Jilmar Tatto (Transportes) e Simão Pedro (Serviços). "Fizemos um esforço para convidar os empresários", disse Simão Pedro, fazendo a ressalva, em seguida, de que era um evento do partido e não da prefeitura. O jantar foi realizado no restaurante Leopolldo, no Itaim, bairro nobre da capital. Esse restaurante é o mais sofisticado e caro de São Paulo. De acordo com o tesoureiro do diretório, vereador Alfredinho, os recursos arrecadados serão usados para quitar parte da dívida eleitoral. "Só vai ao jantar quem tem muito dinheiro", brincou. No início da tarde o tesoureiro havia informado que o PT colocaria à venda 200 convites, ao custo de R$ 5 mil cada, metade do preço a que foram vendidos. Os convites foram oferecidos aos "tradicionais doadores" de campanha, segundo Alfredinho. "Tivemos a felicidade de conseguir ajuda para saldar a dívida", afirmou o petista. Segundo Alfredinho, a vitória de Haddad teve pouca influência na arrecadação depois da eleição: "Não sentimos muita diferença. Os fornecedores são os de sempre". O tesoureiro não revelou quais doadores ajudaram depois das eleições. "Combinamos com os doadores de revelar o nome apenas na prestação de contas que será entregue ao TRE. Vamos manter a ética", disse. Depois do fim da campanha, o diretório municipal assumiu a dívida. Segundo o tesoureiro da campanha, Chico Macena, o diretório nacional do PT pagou cerca de 20% da dívida. "O nacional já deu entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões", disse Macena, que é secretário de Subprefeituras. A campanha de Haddad arrecadou R$ 42 milhões e gastou R$ 67,9 milhões. A maior parte da receita foi recebida por meio de doação oculta. A dívida de R$ 30 milhões com a Polis Propaganda e Marketing, do marqueteiro João Santana, ainda não foi totalmente paga, segundo Alfredinho.

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