sábado, 20 de abril de 2013

Peremptório petista Tarso Genro cria comitê para avaliar projeto de novo aeroporto na Grande Porto Alegre


Idealizado por empresários, políticos e profissionais da área da aviação, o projeto do aeroporto 20 de Setembro foi apresentado ao governo do Estado. A proposta é construir um novo terminal entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, mantendo em operação o Salgado Filho, em Porto Alegre (isso é uma monumental bobagem). O peremptório governador petista Tarso Genro recebeu o projeto elaborado pelo Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro e, em seguida, anunciou a criação de um comitê, formado por integrantes de diferentes secretarias, que irão realizar um estudo técnico. Isso é o já famoso modo petista de governar, ou seja, a não fazer. Nesta segunda-feira, em reunião com o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, o peremptório petista Tarso Genro iniciará as tratativas com o governo federal para a viabilização econômica do empreendimento. Em seguida, os dois deverão sobrevoar a área de 25 mil metros quadrados na região metropolitana de Porto Alegre. E aí começa o “lero–lero” de Tarso Genro: “A partir daí, vou conversar com a ministra Miriam Belchior (Planejamento) e articular com a presidente Dilma, pois será ela quem irá tomar a decisão final. Será um processo político e institucional, que tem de ter base técnica”. Lorota, pura lorota. O comitê será presidido pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, e terá na diretoria executiva Roberto de Carvalho Netto, do Departamento Aeroportuário do Estado. “Já temos tratativas com a Secretaria de Aviação Civil para a implantação deste empreendimento”, disse Caleb. O presidente do Comitê Pró-Aeroporto, Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, sugere que o 20 de Setembro opere de forma simultânea ao Salgado Filho. Segundo Aquino, a coexistência dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, inspira o modelo a ser seguido no Estado. Conforme estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers, um novo terminal na Região Metropolitana só seria viável economicamente se não dividisse nem cargas, nem passageiros com o Salgado Filho. O complexo está previsto para ser construído em um terreno de 25 mil metros quadrados, inicialmente contando com duas pistas, de 3,2 mil metros e 2,7 mil metros, separadas por 1.050 metros. Dessa forma, poderá operar com pousos e decolagens simultâneos. A distância do aeroporto ao Centro de Porto Alegre será de 25 quilômetros.

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