Idealizado por
empresários, políticos e profissionais da área da aviação, o projeto do
aeroporto 20 de Setembro foi apresentado ao governo do Estado. A proposta é
construir um novo terminal entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão,
mantendo em operação o Salgado Filho, em Porto Alegre (isso é uma monumental
bobagem). O peremptório governador petista Tarso Genro recebeu o projeto
elaborado pelo Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro e, em seguida,
anunciou a criação de um comitê, formado por integrantes de diferentes
secretarias, que irão realizar um estudo técnico. Isso é o já famoso modo
petista de governar, ou seja, a não fazer. Nesta segunda-feira, em reunião com
o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, o peremptório
petista Tarso Genro iniciará as tratativas com o governo federal para a viabilização
econômica do empreendimento. Em seguida, os dois deverão sobrevoar a área de 25
mil metros quadrados na região metropolitana de Porto Alegre. E aí começa o “lero–lero”
de Tarso Genro: “A partir daí, vou conversar com a ministra Miriam Belchior
(Planejamento) e articular com a presidente Dilma, pois será ela quem irá tomar
a decisão final. Será um processo político e institucional, que tem de ter base
técnica”. Lorota, pura lorota. O comitê será presidido pelo secretário de
Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, e terá na diretoria executiva
Roberto de Carvalho Netto, do Departamento Aeroportuário do Estado. “Já temos
tratativas com a Secretaria de Aviação Civil para a implantação deste
empreendimento”, disse Caleb. O presidente do Comitê Pró-Aeroporto, Marcelo
Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, sugere que o 20 de Setembro opere de
forma simultânea ao Salgado Filho. Segundo Aquino, a coexistência dos
aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, inspira o modelo a ser
seguido no Estado. Conforme estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers, um
novo terminal na Região Metropolitana só seria viável economicamente se não
dividisse nem cargas, nem passageiros com o Salgado Filho. O complexo está
previsto para ser construído em um terreno de 25 mil metros quadrados, inicialmente
contando com duas pistas, de 3,2 mil metros e 2,7 mil metros, separadas por
1.050 metros. Dessa forma, poderá operar com pousos e decolagens simultâneos. A
distância do aeroporto ao Centro de Porto Alegre será de 25 quilômetros.
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