terça-feira, 21 de maio de 2013

BRIGADA MILITAR PRENDE TENENTE CORONEL COMANDANTE DO BATALHÃO DO SARANDI, EM PORTO ALEGRE

Tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno
Estão ocorrendo coisas muito estranhas na Brigada Militar, a polícia militar do governo do Rio Grande do Sul, que tem como comandante geral o coronel araponga petista Fábio Fernandes. Na madrugada desta terça-feira, foi preso em sua casa o tenente coronel Florivaldo Pereira Damasceno, que recém havia sido removido do poderoso Comando de Policiamento de Porto Alegre para o comando do 20º Batalhão de Polícia Militar, localizado no populoso e problemático bairro Sarandi, na zona norte da capital gaúcha. A prisão do tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno foi uma ação da Corregedoria-Geral da Brigada Militar. Como essas investigações não nascem da noite para o dia, e precisam de autorizações judiciais, para atividades como grampos telefônicos, que são realizados pelo Guardião operado pela Brigada Militar, a prisão significa que o tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno já estava sendo investigado pelo coronel araponga Fábio Fernandes, comandante geral da Brigada Militar, desde quando ocupava a chefia do estratégico Comando de Policiamento de Porto Alegre. A acusão contra o tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno estaria de posse de uma arma ilegal e 4 mil balas de calibres de uso restrito (militar). A versão que circula é que Florivaldo Pereira Damasceno teria sido procurado por familiares de um coronel da Brigada Militar já falecido, os quais queriam se desfazer de uma arma e pediram ajuda. Então o tenente-coronel teria mandado soldados buscarem a arma. E aí, a Corregedoria Geral da Brigada Militar, que já estaria monitorando os contatos do oficial, assim como suas ligações telefônicas, mandou prender os envolvidos. Florivaldo Pereira Damasceno foi levado preso para o Comando de Policiamento da Capital (CPC), seu ex-comando, onde prestou depoimento, sendo depois conduzido para o 4º Regimento de Polícia Montada e, mais tarde, internado no Hospital da Brigada Militar, no bairro Tristeza. Resta uma dúvida: o que um oficial da Brigada Militar com 4 mil balas de calibres .40, .30 e 7.62 mm (de fuzil)? Ia começar uma guerra particular?

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de acompanhar o desenrolar para dar uma opinião.

Miguel Arcanjo Advogado disse...

O Coronel Pereira cometeu um grande erro. Trabalhar muito em favor a sociedade. Se ele estivesse ficado em gabinetes políticos por uns 15 ou 20 anos, sem nenhuma experiência de “tropa” que nem o Comandante Geral ao invés de trabalhar na linha de frente, muito provável teria sido premiado com um cargo de comando.
É importante esclarecer que essas armas não foram doadas ao Coronel. Não estavam na casa dele nem no carro dele. Não estavam em poder particular, privado. Essas armas ESTAVAM sendo recolhidas da casa de um particular numa viatura militar, por militares para o Quartel para catalogação e elaboração de guias de entrega para a Polícia Federal (Campanha do desarmamento). Não fazia nem 05 minutos que essas armas haviam ingressado no Quartel e Coronel estava combinando com o escrivão a filmagem da abertura dos pacotes (ainda não sabia que armas e munições estavam nos pacotes) e a elaboração das guias de entrega a PF quando a corregedoria chegou. A Corregedoria não deu tempo nem do Coronel abrir os pacotes para ver exatamente o tinha dentro.
Uma atitude digna de elogios que foi interrompida pela imaginação fértil de pessoas desinformadas e com pouco preparo para administrar a Segurança Pública de nosso Estado. Dá a impressão que essas pessoas não tem responsabilidade com o Estado, com a sociedade.
O Coronel Pereira agiu no interesse público e não obteve nenhuma vantagem com isso. O 20 BPM que o Coronel comandava tinha autorização do Governo Federal para receber armas da campanha do desarmamento. Vejam no site: (http://www.entreguesuaarma.GOV.br/desarmamento/categoria/estados/rio-grande-do-sul/). Somente o Corregedor da BM que não sabe disso.
Lamentável despreparo que faz a Corporação sangrar com a truculência e danos irreparáveis a um Oficial digno e trabalhador.
Essa história de guia de trânsito de armas surgiu depois que viram que o fato não era crime, então, ao menos tentaram se justificar. Só que o Comando da BM não leu o que diz o art. 28, do Decreto Federal 5.123/2004 que diz que a guia é para quando o proprietário de arma registrada vai mudar de domicílio ou em outra circunstância que tenha que transportar arma ou se o proprietário fosse pessoalmente entregar a arma (campanha do desarmamento), Ou será que o PM quando prender alguém com arma terá que antes ir ao quartel buscar a guia de transito da arma…Não esqueçam a BM é do Estado e não do Governo. Ou tem alguém muito próximo do Cmt Geral querendo constrangê-lo para ocupar seu lugar…
Será que o Governador sabe a verdade? Será que esta consciente dessa ação de desmonte da Brigada Militar como instituição respeitada que se confunde coma história do nosso Estado ou vais deixar fazê-la desmoralizada pela inexperiência e amadorismo do comando?