terça-feira, 9 de julho de 2013

APOSENTADOS DA VARIG CONTINUAM EM PROTESTO NO RIO DE JANEIRO

Aposentados que contribuíram para o fundo de pensão do Instituto Aerus, das extintas companhias de aviação Varig, Transbrasil e Cruzeiro, fizeram nesta segunda-feira um protesto no centro do Rio de Janeiro, partindo da sede do instituto e percorrendo a Avenida Rio Branco em direção ao Aeroporto Santos Dumont, onde o ato foi encerrado. Cerca de 100 pessoas participaram da manifestação, que chegou a interditar duas faixas da Rio Branco. Desde o dia 28 de junho, 13 ex-funcionários das companhias extintas estão acampados em uma das salas da sede do Aerus, na esperança de que um representante do governo federal os procure para solucionar o problema do pagamento da complementação de suas aposentadorias. O aposentado Edísio Mesque, que faz parte desse grupo, disse que os ocupantes do Instituto Aerus pretendem continuar no local por tempo indeterminado: "Estamos confinados e aguardando. A idéia é que alguém venha conversar com a gente, mas, até agora, nossa situação está difícil, ainda não fomos procurados por ninguém. Eles têm pressa na solução do problema, porque o auxílio que recebem, de apenas 8% da parcela do fundo de pensão, será cortado no mês que vem. Estamos lutando até agora pelo nosso direito. Pagamos durante 30 anos essa previdência, e agora ficamos sem o auxílio. O interventor já anunciou que, no mês que vem, o pouco que recebemos vai acabar. O que não pode é o governo cruzar os braços e ninguém vir até para solucionar o problema", disse o diretor do petista  Sindicato Nacional dos Aeronautas, Marcelo Bona. Foi o PT que destruiu a Varig e a vida de mais de 100 mil pessoas.

2 comentários:

Anônimo disse...

A VARIG destruiu a economia de milhões de brasileiros, com seu monopólio GARANTIDO PELO GOVERNO FEDERAL, em que nenhuma empresa podia cobrar menos que a VARIG por uma passagem para o mesmo trajeto. Lembro bem quando, em 1998, paguei US$ 1.500,00 por uma simples passagem da classe econômica ida e volta para São Paulo. Hoje, já livres do tacão da VARIG, a mesma passagem pode ser comprada por US$ 200,00 sem dificuldades. Esse tal Aerus foi inflado com o dinheiro estorquido dos pobres passageiros sem outra alternativa que a ditada pela tal VARIG. O melhor que aconteceu para o Brasil nos últimos 100 anos foi o fim deste monopólio e da côrte de príncipes que ela abrigava no seus quadros, às custas do povo brasileiro.

Fátima Avila disse...

A Varig era quase que uma empresa estatal nos tempos da ditadura e continuou assim por alguns anos. Lembro MUITO BEM da arrogância de seus funcionários, que sentiam-se os reis do pedaço... Quando o governo federal resolveu descentralizar o sistema de passagens, ela faliu. Ou melhor, não soube se manter por sua competência. Então, SIM, o PT acabou com ela...