sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ALCKMIN CRIA COMISSÃO INDEPENDENTE PARA APURAR DENÚNCIA, COM A PARTICIPAÇÃO DA OBA. É A COISA CERTA! AFINAL, ESTÁ ENFRENTANDO OS VAZAMENTOS SELETIVOS DO CADE!

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criou uma comissão independente para apurar a existência de eventual formação de cartel na área de metrô e trens. Integram o grupo, entre outros, representantes da OAB e da ONG Transparência Brasil. Segundo Alckmin, o grupo terá independência absoluta para fazer o seu trabalho. Aliás, não poderia ser de outro modo, ou alguém imagina a Ordem dos Advogados do Brasil subordinada ao Palácio dos Bandeirantes? “Só a transparência absoluta, não a transparência parcial, ou enviesada, vai nos trazer a verdade”, afirmou o governador. Tem razão! Assistimos a um dos maiores absurdos da história política brasileira em muitos anos. E o absurdo não está na acusação de que este ou aquele partidos ou indivíduos praticaram atos de corrupção. Que se investigue tudo, doa a quem doer. Reitero que o ponto é outro: as informações que estão na praça, no que se referem ao suposto cartel de trens e metrô, têm origem no Cade, que promove, não obstante, uma apuração… sigilosa! E o cinismo não tem limites. No Estadão desta sexta, o Cade informa que a investigação de eventual cartel não diz respeito só a São Paulo (e DF), mas se estende a todo o Brasil. É mesmo? Mais um motivo para perguntar: e por que só aparecem na imprensa acusações referentes ao estado governado pelo PSDB? Transcrevo um trecho da reportagem da VEJA.com (em azul):

Hoje, o governador reforçou a necessidade da transparência total e o corregedor-geral de Administração do Estado, Gustavo Ungaro, lembrou que foram feitos dois pedidos administrativos para ter acesso às informações, ambos sem êxito. Segundo Ungaro, o pedido foi feito de forma oficial, por meio da Procuradoria Geral do Estado.
Não me lembro de ter acontecido algo assim em tempos democráticos. Que eu me lembre, é a primeira vez que um órgão do estado se transforma em vazador a um só tempo oficial e ilegal de uma apuração sigilosa. E também é inédito que esse órgão administrativo do estado dirija as suas baterias contra o principal partido de oposição. Se o que se quer é investigação, não chicana, que o Cade revele o que tem lá — até para que São Paulo possa tomar suas providências.
Malefício
Da forma como as coisas estão, o que acontece? Em meio ao papelório, os veículos de comunicação correm em busca da “informação inédita”, que revele algum dado novo. E se acaba fazendo o que fez ontem a Folha: dando uma manchete a um e-mail de um ex-diretor da Siemens que, na aparência, incrimina Serra (e foi o que ganhou manchete) e, na essência, o isenta de qualquer eventual irregularidade. Escrevi a respeito ontem. Os fatos, de todos conhecidos, desmentem a especulação da mensagem. Mas como resistir à manchete espetaculosa para dar aquela impressão de que as coisas estão se tornando a cada dia mais graves? Alckmin fez o que deve fazer um governante decente. Parece ser um sinal bastante evidente de que não teme as consequências. Houve cartel? Houve irregularidade? Punição para os culpados! Mais: comprovada a falcatrua, que se busque o caminho para ressarcir os cofres públicos. Fica o convite: que os governos petistas façam o mesmo quando surgirem suspeitas de irregularidades em suas respectivas administrações. Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: