domingo, 26 de janeiro de 2014

PENSIONISTAS DA VARIG FIZERAM PROTESTO NO DIA DO APOSENTADO

Para marcar o Dia Nacional do Aposentado, comemorado na sexta-feira, ex-funcionários das empresas aéreas Varig, Vasp e Transbrasil fizeram uma passeata pelo centro do Rio de Janeiro para cobrar uma posição do governo petista de Dilma Rousseff sobre o Fundo de Pensão Aerus. Por que não convidaram o senador Paulo Paim? Os pagamentos estão suspensos ou parciais desde 2006, quando a Varig encerrou as atividades. A ex-comissária de bordo Dayse Amorim Matos diz que a situação dos aposentados, de forma geral, está difícil no País e que o reajuste concedido a eles ficou abaixo do aumento do salário-mínimo. “O Brasil está vivendo uma realidade surreal com relação ao dinheiro e, além do achatamento que o aposentado vem sofrendo, a gente tem problemas sérios com a nossa previdência privada, que é o Aerus. Estava na mão do Supremo, já estava parado lá há muitos anos, a presidenta Dilma sinalizou que poderia vir uma proposta. Então a gente está aguardando a posição do governo”. Dayse diz que contribuiu para o Aerus por 19 anos e agora não tem acesso ao dinheiro: “Eu não sou aposentada pelo Aerus, eu sou aposentada pelo INSS, porém eu tenho todo o dinheiro que eu paguei por 19 anos na previdência privada, mensalmente. Então eu tenho lá o meu valor, é uma poupança que você vai colocando. O Aerus está sob intervenção e a gente está aqui na esperança”. E vai ficar na esperança, porque o PT, o seu governos e os petistas não têm o menor interesse em resolver os problemas do pessoal da Varig. Aliás, o chamado "pessoal da Varig" só está na situação em que está porque confiou no PT, e alienadamente não percebeu que os interesses do pessoal do PT estavam vinculados aos interesses da TAM. Por que não convidaram Denise Abreu para ir junto na passeata?

Nenhum comentário: