domingo, 2 de março de 2014

PRIVILÉGIO PARA O PT NO PRESÍDIO DA PAPUDA, O BANDIDO PETISTA MENSALEIRO JOSÉ DIRCEU RECEBEU OUTRA VISITA FORA DO HORÁRIO E DE AUTORIZAÇÃO JUDICIAL

Bandido petista mensaleiro e ex-ministro José Dirceu recebeu dentro do complexo da Papuda a visita do chefe da Defensoria Pública da União de Categoria Especial, Heverton Gisclan Neves da Silva, em "caráter especial", fora dos dias e horários regulares de visita e sem qualquer autorização por parte da Vara de Execuções Penais em Brasília. Heverton Gisclan Neves da Silva não é advogado do bandido petista mensaleiro José Dirceu nem integra sua defesa como defensor público. Para entrar na Papuda, de forma que não se configurasse uma regalia destoante do tratamento dado aos outros presos, era necessário estar na lista de dez visitantes fornecida pelo detento; ser um dos advogados de defesa; estar em atividade de inspeção nos presídios; ou ter protocolado um pedido e obtido a autorização da Justiça. O encontro entre José Dirceu e Hevewrton Gisclan Neves da Silva não se encaixa em nenhuma dessas circunstâncias. Os dois estiveram juntos no começo de janeiro deste ano. O defensor público confirmou ter se encontrado com o réu dentro da Papuda, no dia 6, uma segunda-feira. Os dias de visitas de parentes e amigos nos presídios são quarta e quinta-feiras. O promotor disse, inicialmente, que procurou José Dirceu porque coube à DPU fazer a defesa do doleiro Carlos Alberto Quaglia, cujo processo foi desmembrado da ação do Mensalão do PT em curso no Supremo Tribunal Federal e transferido para a primeira instância da Justiça Federal. Outra razão, alegada nesse primeiro momento, foi o fato de ser escritor: "Tenho um interesse histórico na AP 470. Sou escritor, tenho vários livros publicados. Escrevo contos, poesias, tenho um blog de literatura. Do ponto de vista literário, tenho interesse nos personagens. Tenho um projeto de escrever a respeito". Depois, o defensor público alegou que José Dirceu “poderia ter informações que auxiliassem na defesa de Quaglia”. Segundo Silva, o encontro serviu também para que se informasse a respeito da ação do Mensalão do PT, objeto de uma palestra que ele vai ministrar no fim de maio em uma universidade em Feira de Santana (BA).
"Não vejo como problema fazer esse tipo de visita sem comunicação prévia. Não fui para atender ao réu. Não foi uma regalia. Este é mais um caso concreto de visita especial na Papuda, mesmo depois da decisão judicial em dezembro que determinou o fim da regalia". Dois parlamentares continuam entrando no CIR, principalmente para visitar José Dirceu, em dias e horários diferentes dos determinados para a massa carcerária. Para isso, eles fazem uso de coletes da Polícia Civil do Distrito Federal, da escolta policial e até mesmo de carros de dirigentes do sistema.

Nenhum comentário: