terça-feira, 10 de junho de 2014

DESDE A ELEIÇÃO DE HADDAD, EM OUTUBRO DE 2012, 50 PRÉDIOS FORAM INVADIDOS EM SÃO PAULO; CHEFÕES COBRAM ALUGUEL DE R$ 200,00 DE INVASORES

Os ditos movimentos de sem-teto, de que o MTST, liderado por Guilherme Boulos, é uma espécie de “central”, transformaram-se, hoje, no maior movimento de privatização do espaço público de São Paulo. Atenção para este número escandaloso: desde outubro de 2012, com a eleição de Fernando Haddad, do PT, nada menos de 50 prédios foram invadidos em São Paulo. Todos os ditos movimentos de sem-teto foram membros ativos da campanha eleitoral do petista à Prefeitura.

Muito bem! Agora o mais escandaloso: os chefões desses grupos cobram aluguel — sim, aluguel — dos invasores. Quem quer morar no antigo Cine Marrocos, por exemplo, onde estão 475 famílias, tem de pagar R$ 200,00 ao MSTS, que é o “Movimento dos Sem Teto do Sacomã”. A clientela desses grupos hoje já reúne 20 mil pessoas — e sempre vai chegando mais gente, oriunda de outras cidades, de outros Estados e, atenção!, de outros países.
Nada menos de 10% dessas 20 mil pessoas são formados por estrangeiros vindos do Haiti, Cabo Verde e Serra Leoa, entre outros países. Serão locatários dos movimentos de sem-teto por muito tempo. Para que possam se inscrever no “Minha Casa Minha Vida”, precisam morar no país há pelo menos cinco anos. Uma das fontes de renda dos invasores, como se vê, estará garantida por muitos anos.
Atenção! Essas 20 mil pessoas são as que moram em áreas invadidas no Centro da cidade. Milhares de outras ocupam terrenos em outros locais, a exemplo da Nova Palestina e da Copa do Povo — a primeira é área de manancial, e a segunda, um terreno privado. A presidente Dilma agora pensa em dar tratamento privilegiado a esses grupos no programa “Minha Casa Minha Vida”. Haddad já subiu num caminhão dos invasores e fez discurso. Esses que se proclamam os donos da causa, do espaço público e da propriedade alheia tomam, na marra, o lugar de pessoas que estão há anos na fila, devidamente inscritos, aguardando moradia. Recado passado pelo governo: entre a mobilização pacífica e a porrada, escolha a porrada!
De resto, é evidente que essa tolerância com a ilegalidade atrai sempre mais invasores, sempre mais sem-teto. A tendência é que eles migrem de outras áreas do país — e, como se vê, de outros países — para São Paulo. O mote: “Invadam a cidade! Haddad, Dilma e o PT garantem!”. Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: