terça-feira, 10 de junho de 2014

METROVIÁRIOS DE SÃO PAULO SUSPENDERAM A GREVE CRIMINOSA NO METRÔ

Na VEJA.com - Os metroviários de São Paulo decidiram suspender a greve por 48 horas. A categoria vai fazer uma nova assembléia para decidir se volta a trabalhar ou realiza uma paralisação no dia da abertura da Copa do Mundo. “A volta da greve no dia 12 vai depender da decisão do governo sobre a readmissão dos 42 funcionários demitidos. Essa é a nossa nova prioridade”, disse Altino dos Prazeres, presidente dos Sindicato dos Metroviários. O encontro de cerca de trinta minutos foi tenso. Houve princípio de tumulto entre quem era a favor e contra a continuidade da greve.

A decisão veio depois da reunião de conciliação entre o governo de São Paulo e o Sindicato dos Metroviários terminar sem acordo. “Não há acordo na readmissão de 42 funcionários. A greve já está acabando, 70% do metrô está funcionando”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Pela manhã, o governo paulista havia anunciado que 61 seriam demitidos, mas o secretário corrigiu o número para 42 – sem explicar o motivo.
“Para a categoria, isso é muito caro e difícil. Poderíamos renegociar desde que houvesse a readmissão dos 42″, disse o presidente do sindicato, Altino dos Prazeres. Segundo ele, a proposta era que o Metrô abrisse um procedimento interno para apurar a conduta dos grevistas em vez de demiti-los por justa causa.
De acordo com o Metrô, cinquenta das 65 estações abriraram nesta segunda-feira. A greve foi considerada abusiva pelo Tribunal Regional do Trabalho. O julgamento concluiu pela autorização do desconto pelos dias parados, além de não assegurar a estabilidade dos grevistas, e multa de 500.000 por dia ao sindicato da categoria. O Ministério Público do Trabalho protocolou pedido de execução da multa.
O governo paulista endureceu a resposta aos grevistas, que causam transtornos aos paulistanos pelo quinto dia consecutivo – a paralisação afeta 4 milhões de usuários do metrô diariamente e provoca caos no trânsito. Pela manhã, houve confusão e treze funcionários foram detidos na Estação Ana Rosa – onze são agentes operacionais e dois administrativos. Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: