quarta-feira, 9 de julho de 2014

DESASTRE HISTÓRICO 8 - PRINCÍPIO DE TUMULTO EM VÁRIAS CAPITAIS DEPOIS DE DERROTA

Na Folha: A cidade de São Paulo registrou uma série de ataques a ônibus na noite desta terça-feira (8) após a derrota do Brasil na semifinal da Copa do Mundo. Também foi registrado ao menos uma tentativa de saque a uma loja de eletroeletrônicos e um incêndio em um pátio de coletivos desativados. O incêndio no pátio, que pertence a empresa VIP (Viação Itaim Paulista), começou por volta das 19h20 e terminou com 20 ônibus atingidos pelas chamas, sendo 19 totalmente destruídos e um parcialmente. A garagem está localizada na rua João de Abreu e os veículos, segundo a SPTrans, estavam fora de uso. Segundo Jorge Euclides Dias, funcionário da empresa de ônibus, foi encontrado um recipiente que teria sido jogado de fora da garagem, com gasolina. Segundo ele, o galão não estava na garagem antes do incêndio. Havia apenas um segurança no local no horário do ataque. Não há registro de pessoas detidas ou feridas nessa ocorrência. (…)

Belo Horizonte
A cidade que se coloriu durante esta terça-feira (8) em Belo Horizonte terminou o dia cinza. O amarelo das camisas ficou pálido e, assim que a partida foi encerrada em campo, com goleada histórica da Alemanha sobre o Brasil de 7 a 1, o centro da cidade estava parado. Silêncio absoluto, nem um carro passava. No bairro da Savassi, região com grande concentração de bares, houve um princípio de tumulto ao final do primeiro tempo do jogo, quando um grupo de torcedores começou a queimar uma bandeira. Policiais militares tentaram apagar o fogo e pelas costas foram atingidos por uma lata de cerveja. Para dispersar o grupo, a PM usou gás. Três foram detidos. Para controlar qualquer confusão que possa vir a acontecer por parte de torcedores mais exaltados, a Cavalaria, Tropa de Choque e policiais do Batalhão Copa fazem esse monitoramento. “São 13 mil policiais nas ruas de toda a cidade, preparados para prevenir ocorrências”, afirma o assessor de comunicação da PM, tenente-coronel Alberto Luiz. (…)
Curitiba
Dois ônibus foram alvo de incêndio no início da noite desta terça-feira (8) na região metropolitana de Curitiba depois da derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo. O primeiro ataque ocorreu às 18h40 no bairro Sítio Cercado. Segundo a Polícia Militar, de quatro a cinco homens assaltaram um dos veículos que faz o transporte urbano no bairro. Eles levaram o dinheiro arrecadado com as passagens e mandaram todos os passageiros saírem do ônibus. Em seguida, jogaram gasolina e atearam fogo ao veículo. Por volta das 19h, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, adolescentes jogaram um coquetel molotov em um ônibus. O motorista conseguiu controlar rapidamente a chama com o extintor do veículo. (…)
Rio
A Fan Fest, evento organizado pela FIFA em Copacabana, Zona Sul do Rio, terminou com pancadaria e seis detenções depois que a seleção brasileira sofreu sua maior derrota em Copas do Mundo. O Brasil perdeu por 7 a 1 contra a Alemanha. Pouco depois do intervalo do primeiro para o segundo tempo, quando o jogo já estava 5 a 0 para o time adversário, pequenas brigas e confusões já ocorriam tanto do lado de dentro da festa quanto do lado de fora, na avenida Atlântica, que contorna a orla marítima. Alguns torcedores apontaram um suposto arrastão e uma correria se estabeleceu na região próxima ao hotel Copacabana Palace à estação de metrô Cardeal Arcoverde. A assessoria de imprensa da Polícia Militar nega que tenha havido arrastão e afirma que ocorreram apenas “furtos pontuais”, com seis detenções em função da confusão na Fan Fest. Os seis foram encaminhados à delegacia. (…)
Salvador
O trio elétrico estava lá, posicionado. Mas ao redor dele, ao invés de foliões curtindo a classificação do Brasil para a sua oitava final de uma Copa do Mundo, não havia ninguém. Com a derrota e eliminação brasileira da Copa nesta terça-feira (8), a prefeitura de Salvador decidiu cancelar o show do cantor de pagode Léo Santana, programado para depois do jogo no Farol da Barra. Segundo a prefeitura de Salvador, o cancelamento do show foi uma recomendação da Polícia Militar, que temia um acirramento de conflitos entre torcedores. Ainda no intervalo, houve pelo menos duas brigas na área em frente ao telão principal da Fan Fest. Quatro torcedores foram detidos, um deles com sangramentos na cabeça. A programação do palco da Fan Fest foi mantida com um curto show da banda Oito7Nove9, dos filhos do cantor Bell Marques. (…) Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: