domingo, 20 de julho de 2014

UM TEXTO RIGOROSAMENTE ERRADO E MAL INTENCIONADO

Na sua coluna deste domingo no jornal Zero Hora, Rosane de Oliveira diz, em dois trechos, que a disputa eleitoral para o governo do Estado do Rio Grande do Sul e para o Senado Federal está empatado. A afirmação é rigorosamente errada e mal intencionada. No próprio texto ela diz que a pesquisa do Ibope considera uma margem de erro de três pontos, para cima ou para baixo. É considerando a margem de erro para baixo de Ana Amélia Lemos e a do peremptório petista "grilo falante" tenente artilheiro e poeta de mão cheia Tarso Genro para cima que ela chega até a situação de empate. Ora, se vale essa hipótese, também vale, rigorosamente, a outra. Ou seja, que Ana Amélia Lemos tenha mais três pontos além dos 37% encontrados pela pesquisa do Ibope, e assim ela subiria para 40%, enquanto o petista Tarso Genro cairia dos 31% para 28%. Nessa hipótese, Ana Amélia Lemos estaria muito próxima de ganhar a eleição no primeiro turno no Rio Grande do Sul. Será que o fato de o marido da jornalista Rosane de Oliveira ter um cargo em comissão (cargo de confiança) no governo do petista Tarso Genro está contribuindo para alterar tão completamente a orientação dela? Veja o texto de Rosane de Oliveira para conferir:
"Disputas de tirar o fôlego
Com uma tradição de disputas acirradas, o Rio Grande do Sul se encaminha para mais uma eleição de tirar o fôlego dos militantes. Duas, no caso: a de governador e a de senador. A primeira pesquisa do Ibope depois da oficialização das candidaturas e do primeiro debate entre os candidatos a governador reforça o cenário de polarização desenhado nos levantamentos anteriores. Tanto na pesquisa espontânea como na estimulada, Ana Amélia Lemos (PP) e Tarso Genro (PT) estão bem à frente dos demais concorrentes.A vantagem de Ana Amélia sobre Tarso é de seis pontos percentuais (37% a 31%). Esticando-se até o limite da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, o Ibope considera a situação como de empate técnico. Se a eleição fosse hoje, Ana Amélia e Tarso disputariam o segundo turno. José Ivo Sartori (PMDB) e Vieira da Cunha (PDT) também estão empatados, mas tão distantes dos líderes que, para ter alguma chance de chegar ao segundo turno, não bastaria conquistar 100% dos indecisos e dos que estão dispostos a votar nulo ou em branco: teriam de virar o voto de eleitores de Ana Amélia e Tarso.
Mais acirrada ainda é a disputa para o Senado. A entrada de Olívio Dutra (PT) em substituição a Emília Fernandes (PC do B) alterou radicalmente o cenário que, nas pesquisas anteriores, apontava o favoritismo de Lasier Martins (PDT). Agora, os dois estão empatados. Lasier tem 31% e Olívio, 28%. E a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa mostra que o eleitor ainda não entrou no clima da eleição. Além de 60% dizerem que têm pouco ou nenhum interesse no pleito, 59% não souberam indicar seu candidato a governador quando a pergunta foi feita sem mostrar um cartão com o nome dos candidatos. No Senado, esse índice vai a 66%".
Conforme ela mesma diz, se "esticou" o seu exercício na pesquisa eleitoral do Ibope para "baixo", para encontrar o empate na disputa, por que não "estica" para cima, quando encontraria a quase vitória de Ana Amélia Lemos no primeiro turno? A isto se chamaria "honestidade intelectual".

Um comentário:

angeladeabreurodrigues@yahoo.com disse...

O governo Tarso Genro não é uma maravilha, pois o PT perdeu a sua essência e virou um amontoado de corruptos de várias legendas. No entanto, não acredito que Ana Amélia Lemos esteja à sua frente na disputa ao governo do estado. Pior ainda, é acreditar que o reacionário Lasier Martins esteja na frente de Olívio Dutra pelo vaga ao Senado. Era páreo ganho desse último, mas o jornalista é um cara que não nada a ver com o trabalhismo de Brizola. É mais desses oportunistas da TV que usam sua imagem para entrar nessa coisa nojenta chamada política...