segunda-feira, 25 de agosto de 2014

MARINA SILVA ENSAIA RECUO E DIZ QUE SEU PROGRAMA VAI VALORIZAR AS INSTITUIÇÕES

Dividindo o segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos com o tucano Aécio Neves e com chances reais de chegar ao segundo turno da corrida presidencial, a candidata do PSB ao Planalto, Marina Silva, afirmou neste domingo, em São Paulo, que o seu programa de governo, a ser lançado na sexta-feira, pretende “valorizar as instituições”. “O nosso documento fala em aprofundar a democracia. Aprofundar a democracia significa a valorização das instituições e que essas instituições e as representações políticas possam estar ligadas à sociedade brasileira”, disse a ex-ministra do Meio Ambiente, que, durante duas horas, fez campanha no Centro de Tradições Nordestinas.

A declaração foi uma reação à reportagem publicada ontem pelo Estado que revelou o conteúdo do programa em discussão da campanha. O texto preliminar da candidatura do PSB fala na criação de mecanismos para ampliar o “controle social” da atividade política. Diz que é necessário criar “instâncias próprias para o exercício de pressão, supervisão, intervenção, reclamo e responsabilização”.
Conselhos
O texto defende a Política Nacional de Participação Social, instituída por decreto pela presidente Dilma Rousseff. O decreto orienta órgãos do governo federal a criar conselhos com participação da sociedade civil e movimentos sociais a fim de acompanhar a criação e execução de políticas públicas. A medida sofreu resistência no Congresso. Os críticos veem na iniciativa uma maneira de “aparelhar o Estado” e tirar prerrogativas de fiscalização dos parlamentares.
Marina, quando era vice de Eduardo Campos, morto no dia 13 em um acidente aéreo, chegou a defender publicamente o decreto de Dilma. Neste domingo, evitou dizer se a defesa do decreto será de fato colocada no papel. “O documento a que tiveram acesso não é o documento que eu e o Eduardo revisamos. Então, não posso falar de coisas que não são do documento oficial da campanha”, afirmou a candidata do PSB.
Já o líder do PSB na Câmara dos Deputados e candidato a vice, Beto Albuquerque, foi mais explícito e sugeriu uma alteração de posicionamento entre a Marina candidata a vice e à Presidência. “A proposta de Dilma é diferente. Eu sou deputado e você não pode me dizer que vai ter controle social sem me dizer quem vai controlar o eleito, isso é muito perigoso.” (…) Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: