segunda-feira, 11 de agosto de 2014

RELATOR DA CPI MISTA DA PETROBRAS DIZ QUE PEDIRÁ CONVOCAÇÃO DE CONTADORA DE YOUSSEF; DEM E PPS APRESENTAM REQUERIMENTOS NESTA SEGUNDA-FEIRA

O relator da CPI Mista da Petrobras, deputado federal Marco Maia (PT-RS), disse no domingo que vai pedir a convocação da contadora Meire Bomfim Poza para prestar depoimento sobre suas denúncias envolvendo o doleiro Alberto Youssef. O petista disse que ela se tornou uma “peça-chave” nas investigações. Na véspera, o PPS, o DEM e o PSDB avisaram que queriam o depoimento da contadora. Segundo a revista “Veja”, Meire, que era contadora de Youssef – preso na operação Lava Jato da Polícia Federal – revelou detalhes sobre como funcionava o esquema que tinha como supostos beneficiários empreiteiras, políticos e agentes públicos.

“Assim como o Youssef, ela agora é peça-chave no processo de investigação. Estamos, neste momento, analisando todos os dados da operação Lava Jato. E, portanto, de posse dessas informações, vamos poder confrontá-las com os depoimentos”, disse Marco Maiao. O PPS e o DEM apresentarão os requerimentos de convocação junto à CPMI. O DEM também apresentará pedido junto à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara.
De acordo com a reportagem da revista Veja, pelo menos cinco parlamentares recebiam pagamento em dinheiro vivo, diretamente das mãos do doleiro ou por meio de depósitos bancários feitos por Meire. Os deputados federais André Vargas (PT-PR) e Luiz Argôlo (SDD-BA), que respondem a processo no Conselho de Ética da Câmara, estão entre eles; o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP); o deputado federal Mário Negromonte (PP-BA); e o senador Fernando Collor (PTB-AL). Todos negaram as acusações. Sobre André Vargas, Meire disse que ele ajudou Youssef “a lavar 2,4 milhões e, como pagamento, ganhou uma viagem de jatinho. Eu mesma fiz o pagamento”.
Meire citou ainda o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmando que ele contou com a ajuda de Youssef para quitar dívidas de campanha. Ela diz ter uma relação de números de contas bancárias de parentes e assessores de políticos que receberam dinheiro do doleiro.

Nenhum comentário: