quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PESQUISAS IBOPE E DATAFOLHA VÃO DAR ÂNIMO AO PT: TUDO INDICA QUE CAIU A DIFERENÇA EM FAVOR DE MARINA SILVA. AVALIAÇÃO DO GOVERNO MELHORA NO IBOPE, E REJEIÇÃO À PETISTA CAI

Pois é… Tanto a pesquisa Datafolha como a pesquisa Ibope vão dar ânimo aos petistas, embora, segundo os dois institutos, se a eleição fosse hoje, Marina Silva (PSB) ainda se elegesse presidente da República. Em uma semana, houve uma movimentação relevante pró-Dilma nos dois institutos. O tucano Aécio Neves segue numa situação difícil em ambos. Vamos ver. Comecemos pelo Ibope.

Segundo o instituto, Dilma Rousseff cresceu três pontos e tem agora 37% das intenções de voto, contra 33% de Marina, que cresce quatro. Nesse levantamento, Aécio caiu de 19% para 15%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 514/2014. Os gráficos abaixo foram publicados no Estadão Online.
Os números se mexeram também no segundo turno: caiu a diferença entre Marina e Dilma. Há uma semana, era de nove pontos e agora está sem sete: a peessebista tinha 45%, e a petista, 36%. Agora, a primeira oscilou um ponto para cima e soma 46%, e a outra cresceu 3 e aparece com 39%. A variação entre as duas está dentro da margem de erro. 
IBOPE GRÁFICOS
Há outro dado que pode animar os petistas na pesquisa Ibope. A taxa de ótimo e bom do governo variou de 34% para 36% em uma semana; os que acham a administração ruim ou péssima oscilaram de 27% para 26%, e os que a veem como regular variaram de 36% para 37%. De julho para cá, a aprovação do governo cresceu cinco pontos (de 31% para 36%) e a reprovação caiu sete (de 33% para 36%).
Ibope Gráficos avaliação
A melhor de todas as notícias do Ibope, para Dilma, no entanto, está mesmo nos números da rejeição: em uma semana, esta teria caído cinco pontos: de 36% para 31%. O Ibope ouviu 2.506 pessoas em 175 municípios.
Datafolha
A pesquisa do Datafolha tem uma base bem mais ampla do que a do Ibope, está registrada do TSE sob o número 517/2014 e ouviu 10.054 indivíduos em 361 municípios. Os números são um pouco diferentes, mas as duas pesquisas apontam num mesmo sentido. Nesse caso, a diferença entre Dilma e Marina no primeiro turno é de apenas 1 ponto, com a candidata do PT numericamente à frente: 35% a 34% — há uma semana, ambas tinham 34%. A margem de erro também é de dois pontos para mais ou para menos. Nesse levantamento, Aécio oscilou de 15% para 14%. Vejam os gráficos publicados pela Folha.
Datafolha gráficos
Há uma semana, no Datafolha, a diferença de Marina para Dilma no segundo turno era de 10 pontos; agora, está em 7%, embora as duas tenham variado na margem de erro. Ocorre que Marina oscilou dois pontos para baixo, e Dilma, um ponto para cima.
Datafolha gráficos segundo turno
A Folha Online não divulgou os dados da avaliação do governo a rejeição aos candidatos.
A eleição ainda está muito longe, e o PT tem uma máquina poderosa, que agora está mobilizada contra Marina. Por razões óbvias, ela passou a ser alvo também das críticas de Aécio. Nesta primeira semana de embates explícitos, a única beneficiária, tudo indica, foi Dilma.
Atenção! Ter uma estrutura partidária faz grande diferença nessa fase. Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: