quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Datafolha: Aécio tem 51%, e Dilma, 49%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira mostra que o cenário continua o mesmo em relação à rodada anterior, finalizada no último dia 9 de outubro: o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 51% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), e a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 49%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, eles estão em empate técnico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como disse um amigo meu, engenheiro, cada vez que o resultado de 51 x 49 se repete, menores são as chances de haver um real empate técnico.

Considerem o lançamento de uma moeda para cima e sua queda em cara ou coroa. Caso a moeda seja lançada uma única vez, a probabilidade de se obter "cara" seria de 50%, certo? Por consequência, a probabilidade de se obter "cara" em dois lançamentos seguidos e' de 0.5 x 0.5 x 100 % = 25%. Três seguidos, pela mesma matemática, 12.5%. Em quatro vezes consecutivas, o mesmo resultado de "cara" seria esperado com apenas 6.25% de probabilidade.

Dois institutos diferentes, em dois momentos diferentes, fizeram pesquisas mostrando o mesmo resultado numérico, 51 x 49. A probabilidade de isto ocorrer como um evento aleatório, ou seja, empate técnico, é de apenas 6.25%. O que mostra que o Aécio está sim solidamente à frente, ainda que seja só por meio fio de cabelo...
fonte:blog do coronel