terça-feira, 18 de novembro de 2014

Conselho de Ética arquiva pedido de cassação de Bethlem

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou nesta terça-feira o pedido de abertura de processo de cassação contra o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ), ex-homem forte do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB). Conforme o site de VEJA revelou em julho, o parlamentar operou um esquema de corrupção enquanto comandava a Secretaria de Assistência Social da cidade, desviando recursos públicos de programas sociais. Aúdios e vídeos (veja abaixo) mostram Bethlem, em conversas com a ex-mulher, Vanessa Felippe, admitindo o recebimento de propina da ONG Tesloo, que mantém convênios com a prefeitura. Nos diálogos, ele chega a dizer que tirava de 65.000 reais a 70.000 reais mensais do contrato entre a ONG e o município. Por oito votos a dois, o Conselho de Ética rejeitou o relatório preliminar do deputado Paulo Freire (PR-SP), que pedia a abertura de um processo por quebra de decoro contra Bethlem. O pedido de arquivamento foi feito pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE). Segundo o petista, não há provas materiais que comprovem as denúncias. A representação para apurar a suposta quebra de decoro parlamentar foi proposta pelo PSOL. Em sua defesa, o deputado, que não se candidatou nas eleições deste ano, afirmou que as acusações são infundadas, que a sua ex-mulher sofre de "transtorno de personalidade" e que as gravações foram editadas. O colegiado também decidiu que até o dia 2 de dezembro irá avaliar os processos de cassação dos deputados do PT da Bahia Afonso Florence, Rui Costa e Nelson Pelegrino. O requerimento contra os petistas foi protocolado pelo PSDB e pelo DEM após reportagem de VEJArevelar desvio de 50 milhões de reais para campanhas eleitorais.
As gravações que revelam o esquema de corrupção na prefeitura do Rio 
Bethlem
- Minha principal fonte de receita hoje na prefeitura, que é um convênio do Cad único... O cara simplesmente não prestou contas...
Vanessa
- Por que você está falando baixo? Não tem ninguém aqui.
Bethlem
- Porque eu simplesmente tô (sic) paranoico.
Vanessa
Paranoico por quê?
Bethlem
Telefone. Você sabe que os caras entram no telefone e vira um autofalante
Vanessa
- E você tem motivo para ficar paranoico?
Bethlem
- Como todo mundo. Você acha que alguém vai te denunciar no MP, por quê?
Vanessa
- Por quê?
Bethlem
- Porque eu sou alvo, Vanessa.
Bethlem
- (...) Este mês infelizmente furou porque o cara não prestou contas e eu efetivamente não vou colocar meu rabo na janela (...) Por isso eu tô (sic) f* desse jeito... É a minha principal receita. (...)
Vanessa - Qual o nome do negócio?
Bethlem - É um convênio que eu tenho, o Cadastro Único.
Vanessa - O que é que tem isso?
Bethlem - É a minha principal fonte de renda hoje. O cara não prestou contas direito, o cara é um idiota, um imbecil. Não pude pagar o cara este mês, não recebi. (...) É uma receita que eu tenho certa até fevereiro, até março. Porque é um convênio de sete meses. (...)
Vanessa - E quanto dá isso?
Bethlem - Eu tenho de receita em torno de 100 mil reais por mês.
Vanessa - Quanto dá o CAD Único por mês?
Bethlem - Em torno de uns 65, 70.000. Depende do que ele receber, entendeu? (...)
Bethlem - Fora isso, tem o lanche e o meu salário.
Vanessa - Lanche? Que lanche?
Bethlem - O lanche que é servido... pelo cara que vende lanche para todos nas ONGs... é meu amigo.
Vanessa - Quanto é de lanche?
Bethlem - Em torno de 15.000 reais. O cara tá vendendo metade do que deveria vender
Vanessa - Até quando?
Bethlem - Até quando existir convênio. (...)
Vanessa - E salário?
Bethlem - Cerca de 18.000 líquido.
(...)



Nenhum comentário: