sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Conheça os nomes dos deputados federais gaúchos que usaram a "caixinha" dos seus gabinetes para ajudar nas campanhas no Estado

A revista Congresso em Foco revela hoje os nomes dos deputados federais gaúchos que usaram a caixinha dos seus gabinetes, ou sejas, valores repassados para suas campanhas por seus assessores. São estes:
PT
Henrique Fontana
Ronaldo Zulke
Bohn Gass
PTB
Luiz Carlos Busatto
Sérgio Moraes
DEM
Onyx Lorenzoni
PDT
Vieira da Cunha
Ao todo, 233 deputados e senadores receberam R$ 3 milhões dos seus subordinados. Embora a lei não proíba esse tipo de prática, a caixinha caracteriza uma clara vantagem dos parlamentares em relação aos candidatos que não contam com mandato. Muitos assessores vêem na permanência do chefe a chance de continuar no emprego. A maioria dos congressistas, no entanto, alega que não pressionou nem exigiu qualquer oferta dos subordinados e que as contribuições – em dinheiro, cheque ou serviço – foram de livre e espontânea vontade. Pela legislação eleitoral, qualquer pessoa física pode doar valor correspondente a até 10% dos rendimentos que declarou à Receita Federal no ano anterior. Na verdade, esses parlamentares mantêm seus assessores em situação análoga à de escravos.

Nenhum comentário: