segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Malala vai à Noruega para receber prêmio Nobel da Paz

A ativista Malala Yousafzai viajou para a Noruega para receber o Nobel da Paz. A vencedora mais jovem do prêmio disse que está emocionada por ter a oportunidade de falar sobre os direitos das meninas. Malala viajou nesta segunda-feira de sua casa no centro da Inglaterra para a cerimônia em Oslo. Ela disse que vai usar seu discurso na quarta-feira para mostrar que a educação não deve ser negada a nenhuma criança. "É realmente um momento de felicidade", afirmou a jovem: "Esta é uma grande oportunidade para eu falar. Eu quero perguntar aos líderes mundiais por que não fazem alguma coisa. Estas crianças, minhas irmãs, estão fora da escola. Eles não têm acesso à educação".


A garota de 17 anos foi baleada na cabeça por um atirador do Taleban há dois anos por insistir que as meninas, assim como meninos, têm direito à educação. Ela frequentava a escola pública de Khusal mesmo após o Taleban invadir a cidade no Vale Swat, no Paquistão. Malala convidou quatro meninas e um jovem que têm lutado pelos direitos de educação na Síria, Nigéria e Paquistão para se juntar a ela na cerimônia do Nobel. "Estou muito feliz que meus amigos estão vindo", disse. "Eu sinto que eu estou falando no nome deles. É importante que eles possam se juntar a mim", completou. Ela irá compartilhar os US$ 1,1 milhão do prêmio com Kailash Satyarthi, ativista de direitos da crianças indianas.

Nenhum comentário: