segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente da Petrobras, afirma no Fantástico que alertou pessoalmente a petista Graça Foster sobre as irregularidades do Petrolão



A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca afirmou em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que alertou pessoalmente a presidente da empresa, Graça Foster, sobre irregularidades em contratos. "Eu estive com a presidente pessoalmente quando ela era diretora da área de Gás e Energia. Discutimos o assunto. Foi entregue uma documentação com uma denúncia na área de comunicação”, disse.  Na última terça-feira, a Petrobras afirmou que a ex-gerente só havia feito afirmações vagas em mensagens e que Graça Foster só foi alertada sobre irregularidades em um e-mail enviado em 20 de novembro deste ano, após a demissão da funcionária. Só que Fantástico mostrou um e-mail que Fonseca enviou para Graça Foster em outubro de 2011 em que ela se queixava sobre os técnicos da empresa estarem sendo passados para trás e sobre o "esquartejamento" de projetos para dificultar a fiscalização. À época do e-mail, Graça Foster era diretora de gás e energia. Ela assumiu a presidência da empresa em fevereiro de 2012. Na entrevista, Venina Velosa Fonseca também disse que alertou seguidamente Paulo Roberto Costa, José Raimundo Brandão Pereira, José Carlos Cosenza e o ex-presidente Sergio Gabrielli sobre irregularidades: "Informei a todas as pessoas que eu achei que poderiam fazer algo para combater aquele processo que estava se instalando dentro da empresa". A ex-gerente disse que outros funcionários conhecem as irregularidades na empresa. Ela disse esperar que eles denunciem as irregularidades. "Espero que os empregados criem coragem e comecem a reagir", disse. Ela também afirmou que não tem a intenção de "derrubar" ninguém. "Eu quero uma empresa limpa. Eu quero que os funcionários tenham orgulho", disse. Fonseca disse ainda que recebeu "várias ameaças" quando trabalhava na empresa e apurou as primeiras irregularidades: “Se eu tivesse participado de algum esquema eu não estaria aqui denunciando". Emocionada, Venina Velosa Fonseca lembrou durante a entrevista sobre seu afastamento e sua realocação em Singapura, logo depois de fazer as primeiras denúncias:  “Eu tinha uma família, um marido, um apartamento. O que eles fizeram foi me afastar para Singapura”. O papel de Venina Velosa Fonseca nas denúncias foi revelado no dia 12 de dezembro. Reportagem do jornal Valor afirmou que a ex-gerente prestou depoimento ao Ministério Público Federal em Curitiba, que investiga os escândalos envolvendo contratos da empresa. 

Fonseca ocupou vários cargos na Petrobras nos últimos 24 anos. Em 2004, ela se tornou gerente executiva da Diretoria de Refino e Abastecimento quando passou a trabalhar na área de abastecimento com o então diretor Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato. 

Fonseca prestou novo depoimento na manhã da última sexta-feira por cinco horas seguidas ao Ministério Público e desmentiu a Petrobras e disse que os altos diretores da companhia, incluindo a presidente da Petrobras Graça Foster foram avisados previamente por ela e sabiam pelo menos desde 2009 de irregularidades e desvios de recursos na estatal. 

Venina prestou esclarecimentos na condição de testemunha de acusação e sob juramento e apresentou às autoridades notas fiscais, cópias de e-mails, atas de auditoria, relatórios internos da petroleira e deixou com o Ministério Público até seu próprio computador pessoal, com detalhes de como foram celebrados contratos na companhia. A ex-funcionária vai ser ouvida pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na Primeira Instância, em fevereiro.

Nenhum comentário: