terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Nova-iorquino é condenado a 15 anos de prisão por apoiar Al Qaeda

Um cidadão americano foi condenado nesta terça-feira (20) a 15 anos de prisão por enviar milhares de dólares e equipamentos tecnológicos à rede terrorista Al Qaeda. Nascido no Brooklyn (Nova York), Wasan El-Hanafi, de 39 anos, foi preso em abril de 2010 após ser extraditado dos Emirados Árabes Unidos para os Estados Unidos, sob a acusação de conspirar para prover apoio material a uma organização terrorista estrangeira. A pena máxima prevista pelo sistema penal americano para esse tipo de crime é de 20 anos. El-Hanafi foi considerado culpado em junho de 2012 e, desde então, seus advogados buscavam meios para amenizar a sua pena, alegando que ele desenvolveu problemas de saúde como a formação de um coágulo em sua perna. A juíza Kimba Wood levou em conta as alegações dos advogados e determinou que El-Hanafi cumpra uma pena total de 15 anos de reclusão. Um cidadão australiano-americano parceiro de El-Hanafi, Sabirhan Hasanoff, já havia sido sentenciado a 18 anos de prisão pelos mesmos delitos.
 

Segundo autoridades, El-Hanafi viajou ao Iêmen em 2008 e se reuniu com membros da Al Qaeda. Entre 2007 e 2009, ele teria enviado cerca de US$ 67 mil à rede terrorista, além de equipamentos capazes de detonar explosivos remotamente. "Ele (El-Hanafi) estava vivendo o sonho americano e então deu as costas aos EUA e se alinhou ao nosso principal inimigo", disse o promotor-assistente John Cronan na corte. El-Hanafi afirmou que refletiu sobre suas ações durante os cinco anos em que esteve na prisão. "Eu não fiz escolhas erradas, apenas. Eu fiz as piores escolhas. Eu me arrependo das minhas ações e estou envergonhado pelo que fiz", disse o sentenciado.

Nenhum comentário: