terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Regime petralha apresenta queda no rendimento dos alunos em matemática e redação


O Ministério da Educação divulgou na tarde desta terça-feira (13) o balanço final da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Segundo o ministério, do total de 8.721.946 inscritos, 6.193.565 fizeram as provas. Fazendo uma comparação entre 2014 e 2013, este ano a média global dos estudantes concluintes do ensino médio foi de 499 pontos, ante os 504,3 pontos no ano passado, o que mostra uma queda de 1% nas médias. Um dado preocupante: entre os candidatos, 529.374 obtiveram nota zero na redação, um percentual de 8,5% dos candidatos. Apenas 250 pessoas conseguiram obter a nota máxima de 1.000 pontos. As notas médias foram 9,7% mais baixas do que em 2013. O tema da redação neste ano foi à publicidade infantil, o que no entendimento do ministro da Educação, Cid Gomes, pode ter ajudado no péssimo resultado, “O tema de 2013 foi Lei Seca, essa questão foi muito debatida, muito discutida. O tema de agora não é um tema que se ouve. Não diria um tema mais difícil, isso é relativo, é, sem dúvida, um tema que não teve o grau de discussão nacional que aconteceu com o tema de 2013″. Também houve queda no desempenho dos alunos na prova de matemática. A média foi de 476,6 pontos, ante os 514,1 pontos em 2013, o que representa uma queda de 7,3% no rendimento. Entretanto, houve melhoras nas seguintes áreas: ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e códigos, com variações positivas de 2,3%, 5,4% e 3,9% respectivamente. Para Cid Gomes, “na média, ficamos estáveis, não houve grande evolução": "Caímos em matemática, redação, melhoramos em ciências naturais”. O ministro disse que não ficou satisfeito com o resultado do Enem: "Ao meu juízo, quem deve se debruçar sobre esses números é a comunidade acadêmica. E o MEC disponibilizará todos os dados”.

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