quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Municípios não conseguem atingir metas de educação


Levantamento realizado pela ONG protopetista Todos Pela Educação com base nos resultados da Prova Brasil 2013 destaca o fraco desempenho dos alunos no ensino fundamental, principalmente em sua etapa final, que agrupa estudantes do 5º ao 9º ano. O relatório divulgado nesta quinta-feira mostra que 29,6% dos municípios alcançaram as metas propostas pela ONG em língua portuguesa e que apenas 10,8% das cidades cumpriram as metas em matemática. Ou seja, nove em cada dez municípios tiveram índices considerados inadequados nessa disciplina. A organização estabelece metas de aprendizado para alunos de 5.565 municípios brasileiros com base nos indicadores da Prova Brasil, avaliação do governo federal aplicada a cada dois anos nas escolas da rede pública. A prova tem uma escala de notas que varia de 0 a 500 pontos. Os níveis considerados adequados mudam de acordo com a etapa de ensino. O Todos Pela Educação considera que tem aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera 200 pontos em língua portuguesa e 225 pontos em matemática no 5º ano. Para os alunos do 9º ano, a nota mínima sobe para 275 em português e 300 em matemática. O aluno do 9º ano que acerta menos de 275 pontos, por exemplo, tem dificuldades para entender o sentido de uma metáfora ou até para localizar a informação principal em um texto. Em matemática, não atingir 300 pontos significa não saber ler tabelas comparando medidas de grandezas ou estabelecer relação entre unidades de medida de tempo. "Professores pouco qualificados e falta de infraestrutura nas escolas, como laboratórios bem equipados, prejudicam a qualidade do ensino nos anos finais do ensino fundamental", diz Alejandra Meraz Velasco, coordenadora geral da ONG.
De acordo com o relatório, em 2013, apenas 48% das cidades do País atingiram os objetivos determinados pelo Todos Pela Educação relativos ao desempenho de estudantes do 5º ano em língua portuguesa — as metas variam de cidade para cidade e levam em conta a situação prévia de cada uma delas. Já em matemática, 61,7% dos municípios brasileiros cumpriram as metas estabelecidas. "O relatório corrobora o que outros indicadores, como Ideb, já mostravam: o país tem cada vez mais dificuldade para melhorar a qualidade de ensino", afirma Alejandra. O levantamento mostra ainda que, em 2011, o indicador já apresentava queda nos percentuais de municípios que atingiram as metas em relação a 2009 no 5º ano, em matemática, e no 9º ano, nas duas disciplinas. Em 2013, a queda foi verificada em relação a ambas as disciplinas, nos dois anos avaliados.
Nota dos alunos no 5º ano

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