sexta-feira, 17 de abril de 2015

José Dirceu fez vaquinha pra pagar a multa de mensaleiro, enquanto gastava R$ 320 mil para monitorar as redes sociais

A quebra do sigilo fiscal de José Dirceu (PT-SP), decretada pelo juiz federal de Curitiba (PR) Sergio Moro na Operação Lava Jato, revelou que o ex-ministro pagou R$ 320 mil a uma empresa de São Paulo para monitoramento de redes sociais na internet. Dirceu informou os gastos à Receita Federal na declaração de Imposto de Renda de pessoa física. Em entrevista à Folha, o dono da empresa contratada, a Interagentes Comunicação Digital, Sergio Amadeu da Silveira – que no primeiro governo Lula presidiu o ITI (Institucional Nacional de Tecnologia de Informação), vinculado à Casa Civil–, afirmou que o trabalho consistiu em relatórios sobre o que as pessoas falavam a respeito de Dirceu, principalmente no Twitter. "Ele nos contratou para fazer análise de rede social. Comentários sobre ele. Faz tempo isso, não sei direito agora, mas eram comentários sobre ele", disse Silveira. Falando sobre os serviços que presta em geral, e não sobre o contrato com José Dirceu, Silveira afirmou que as informações ajudam "a saber o humor da rede em relação a uma pessoa ou a uma marca". Os pagamentos ocorreram nos anos de 2011 e 2012, em duas vezes de R$ 160 mil. O bandido petista mensaleiro José Dirceu foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal a partir de 2012 no processo do Mensalão do PT, pelo qual foi condenado. Em seu site na internet, a Interagentes informa que também trabalha com "a potencialização de presença em rede", incluindo campanhas para ampliar o alcance do perfil, blog ou site do cliente. No caso de José Dirceu, Amadeu afirmou que o trabalho não envolveu interagir com internautas ou publicar mensagens – apenas levantamentos sobre o que era escrito em perfis abertos. 

Um comentário:

Cavallier Bus disse...

É esse que temos que pegar nas ruas para dar uns cascudos.