quinta-feira, 23 de abril de 2015

SARTORI DÁ GRITO DE INDEPENDÊNCIA E CORTA PAGAMENTO DE DÍVIDA PARA A UNIÃO, E ANUNCIA O PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), decidiu agora à noite, em reunião com secretários no Palácio Piratini, que o governo do Estado não pagará a parcela mensal da dívida com a União. Dessa maneira ele deixará de enviar para o Tesouro Nacional cerca de 200 milhões de reais, o que permitirá integralizar o bolo necessário para o pagamento dos salários do funcionalismo estadual, que alcança quase um bilhão de reais. O governador tomou essa decisão após o ministro da Fazenda, nesta quinta-feira, ter se recusado a pagar dívidas da União para com o Estado, somando em torno de 200 milhões de reais. A União reconhece a dívida, mas se nega a pagar, devido ao esforço para recomposição das contas nacionais, o chamado pacote fiscal. Agora está aberto um clima de confronto do Estado com a União. O governo Dilma poderá retaliar o Rio Grande do Sul, bloqueando contas do Estado. Isso criaria um clima de confronto de consequências incalculáveis. A crise poderá se tornar ainda maior, e tomar alcance nacional, se outros Estados e municípios com grandes dívidas tomarem medidas similares. Os grandes Estados devedores são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Alagoas. E ainda as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Se todos estes entes decidirem interromper o pagamento de suas dívidas, o pacote fiscal de Joaquim Levy fracassa solenemente. O ministro da Fazenda tratou o governador do Rio Grande do Sul sem qualquer deferência. Agora vem o retruque, porque José Ivo Sartori responde com uma jogada absolutamente inesperada e ousada, que era esperada há muito tempo. Não há outro modo para se alcançar uma solução para o dramático endividamento do Estado do Rio Grande do Sul que não seja por meio do confronto, porque a União é surda para os lamentos estaduais. Sartori pode se alçar ao nível de grande político com importância nacional se sustentar esta posição e obtiver o apoio dos gaúchos à sua iniciativa. Isto foi o que Getúlio Vargas e Oswaldo Aranha conseguiram em 1928.

5 comentários:

oliva disse...

Parabéns Governador SaRTORI PELO SEU ATO OUSADO. NÃO ADIANTA MANDAR DDINHEIRO PARA UNIÃO SE ELS GASTAM TUDO EM CORRUPÇÃO E COM A PARELHAMENTO DO ESTADO.

Politica sem Medo disse...

Gostei da atitude desse governador. assim e que se faz. Ora a Uniao deve ao estado e nao paga porque o estado precisa honrar o compromisso. Ora se eu tenho dinheiro na minha conta e o banco recebe uma fatura minha ele nem pergunta, desconta e pronto. Esta certo o governador Sartori.

Silma disse...

Chupa esta Dilma, porque o RGSul é de Uva !!!

Alexandre disse...

AH!!! EU SOU GAÚCHO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!!!

SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA!!!

DANIEL disse...

Q SEJA DESSA FORMA ENTÃO. Ñ HÁ DIÁLOGO, NEM NEGOCIAÇÃO COM A UNIÃO. ESSE GRINGO É DE CORAGEM, TEM MEU TOTAL APOIO.