segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Poder Judiciário gaúcho envia projeto de aumento dos seus funcionários nesta quarta-feira à Assembléia Legislativa; o Rio Grande do Sul esquizofrenizou-se de vez

O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul deve enviar para a Assembléia Legislativa, na quarta-feira, o projeto de lei de aumento para os seus funcionários. O Poder Judiciário gaúcho dá mostras de que vive completamente alienado da realidade das finanças públicas do Estado. E mais, a proposta de aumento de seus próprios funcionários, neste momento, aparece como como uma bofetada na cara dos funcionários do Poder Executivo, que mal conseguem receber seus próprios salários. O editor de Videversus recebeu essa notícia pela retransmissão de uma mensagem via Whatsapp de Davi Pio, dirigente do Sindjus, nos seguintes termos: "Extra! Projeto de reajuste segue para a Assembléia Legislativa na próxima quarta-feira... mas Sindjus quer sigilo! Um militante nosso acaba de interceptar a seguinte mensagem, enviada pelo diretor do Sindjus - RS, Davi Pio através do wats app, há cerca de meia hora: "Confirmado o envio do PL de reposição dos servidores do judiciário estadual à AL, na próxima quarta-feira, dia 07. A Assessoria da Presidência do TJRS confirmou à direção do Sindjus, há poucos instantes que, na quarta-feira da próxima semana, dia 07 de outubro, fará oficialmente a entrega do PL que encaminha à Casa Legislativa do Estado, o Projeto de reposição dos servidores que propõe recomposição de 8,13% em 2015, retroativo ao mês de julho p.p. Essa era uma grande expectativa dos nossos colegas e um compromisso da Administração conosco. Pois bem. Conforme já havíamos afirmando anteriormente, agora é oficial. O envio do tão esperado PL se dará no dia sete próximo, à tarde, e a entrega será efetivada pela mesma Assessoria da administração do TJ RS em conjunto com as entidades representativas dos servidores,. Contudo, Estamos informando isso em off para apenas alguns colegas e lideranças da categoria porque que não queremos que isso vaze e caia nas bocas de setores da grande imprensa, que, recentemente, com os episódios dos parcelamentos de salários dos servidores do Poder Executivo, chegaram a defender nos seus veículos de informação que também nós, do Judiciário, deveríamos ter nossos vencimentos parcelados. Portanto, essa ótima notícia, que é absolutamente assegurada, até o início da próxima semana deve ser absorvida e comemorada por todos nós, mas mantida em circulação apenas interna, ok? Na segunda, informaremos a toda a categoria através do Sindjus Informa, de modo mais reservado, aos e-mails particulares dos servidores. Um grande abraço a todos. Agora começará a etapa da luta na Assembleia para a aprovação do nosso tão aguardado projeto! DAVI PIO (2/10 4:03 PM)"
O jornalista Vitor Vieira, editor de Videversus, tomou o cuidado de procurar Davi Pio, via inbox do Facebook, para confirmar a notícia, e recebeu na manhã desta segunda-feira a confirmação, nos seguintes termos: "Prezado Jornalista Vitor Vieira, bom dia. Primeiramente, cabe registrar minha estranheza por essa mensagem ter lhe sido enviada. Mas, tudo bem. A reserva nela solicitada é tão só pelo fato de que temos sofrido alguns ataques absolutamente injustificáveis, de alguns setores da grande imprensa que, ao invés de se proporem a realizar o justo e necessário debate, reconhecendo entre outras coisas a obrigatoriedade constitucional de recomposição das perdas inflacionárias, preferem instigar as categorias, colocando-as em choque e tensionando ainda muito mais um ambiente que já é dos piores. Nós, servidores do Judiciáiro Estadual, amargamos 55% de perdas nos nossos vencimentos, sofremos com severo assédio moral e somos forçados a realizar tarefas muitíssimo acima dos níveis que poderiam ser aceitáveis. Nossa sobrecarga é intensa e nosso número de servidores é absurdamente incapaz de atender as demandas. Ainda assim, nos esfolamos trabalhando e, com esse imenso esforço, fazemos com que a Justiça Estadual Gaúcha seja reconhecida como a melhor Justiça do País. Só que, em contrapartida, nos desgastamos e nos humilhamos por uma mísera reposição da última perda inflacionária que sequer, repõem a integralidade deste prejuízo que, evidentemente, já impactou, para baixo, nosso poder de compra. Não lutamos, pois, por qualquer aumento de salário, mas sim e tão só pela reposiçãoda inflação do último ano, sem qualquer compensação das hiistóricas perdas dos 55% já acumulados nessa proposta do TJ que aportará na AL. Por fim, importante registrar que temos total respeitopara com todas as demais categorias de trabalhadores e defendemos que todos, sem exceção, recebem, no mínimo, a recuperação das suas perdas inflacionárias. Entretanto, por mais atentos e solidários que sejamos para com as demais categorias, e de fato nosso comportamento tem sido sempre assim, essa é uma pauta que se apresentou no final da nossa recente greve, incljusive como condição para a cessação daquele movimento paredista.Cordialmente, Davi Pio". 
Como se vê, o Rio Grande do Sul, efetivamente, é uma terra esquizofrênica. Não há mais dúvida disso. 

Nenhum comentário: