quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Delcídio confessa à Polícia Federal: “Peidei, mas não fui eu”

Por Reinaldo Azevedo - O cantor, compositor e escritor Lobão tornou célebre uma camiseta em que se lê: “Peidei, mas não fui eu”. Ela traduz à perfeição, e de maneira bem humorada, os, como posso chamar?, borborigmos petistas que escapolem, que os companheiros confundem com uma ética.


Como resta claro e evidente, a fedentina toma conta do País, nós conhecemos os autores, mas eles insistem: “Não fui eu”; “Eu não sabia”; “Fui traído”; “Usaram o meu nome em vão” (este último é Lula, que acredita ter sido plagiado por Deus…). Muito bem! O senador petista Delcídio do Amaral (MS) prestou um depoimento de quatro horas à Polícia Federal, segundo informa seu advogado Maurício Silva Leite. E, como não poderia deixar de ser, confirmou ser sua voz a voz que aparece naquela impressionante gravação. Como todos sabemos, Delcídio trata longamente, com detalhes e sugestões, de um plano de fuga para Nestor Cerveró. Edson Ribeiro, então advogado do ex-diretor da Petrobras, também faz alegres digressões a respeito e demonstra a sua expertise na área, afirmando ter retirado antes outras pessoas do país. Uma lindeza. Mesmo assim, Leite, o advogado do senador, afirmou o óbvio: Delcídio reconhece a voz e o texto, mas se declara inocente. Como pode? Pois é… Bobo, Leite não é. Trata-se de uma tática da defesa, ora essa! Vamos lá: alguém dizer que pretende derrubar o Empire State Building e efetivamente derrubar o edifício são a mesma coisa? Bem, a resposta, obviamente, é “não”. Trata-se de começar a articular uma linha de defesa. É bem provável que Leite vá tentar demonstrar que o senador não tomou nenhuma providência para a execução do plano criminoso, que se tratava de meras conjecturas, que o próprio Delcídio acabou se deixando levar pela conversa, pontuada por estímulos dados também por aquele que fazia a gravação: Bernardo Cerveró, filho de Nestor. Vai colar? Bem, a mim me parece que essa é uma argumentação que já mira lá adiante, a hora da pena. Que Delcídio está lascado, isso está! Que vai ser denunciado ao Conselho de Ética do Senado, parece certo. Que é grande a chance de ser cassado, idem — hipótese em que seu caso iria parar lá na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba. Seja pelo STF, seja por Sérgio Moro, a condenação de Delcídio é fatal. Começou a estratégia de redução de danos. O advogado diz ainda que seu cliente não ofereceu um mensalão de R$ 50 mil a Netor Cerveró para que se calasse e não procedesse à delação premiada. Segundo Leite, tudo não passa de um grande equívoco, que vai ser esclarecido nesta sexta-feira. Que situação miserável a da política brasileira, não? Delcídio era considerado, assim, uma espécie de referência do petismo de qualidade. A seu modo, era um Demóstenes Torres com viés de esquerda. Quando as lambanças daquele vieram à luz, até os adversários se surpreenderam. O mesmo se dá com o petista. E é claro que terá o mesmo fim. Ainda que exista diferença entre falar sobre um plano, arquitetar um plano e executar um plano criminoso, Delcídio e seu advogado sabem que a coisa não custará barato. Eles só tentam pagar o menor preço dentro do possível.

Nenhum comentário: