quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Petista Fernando Pimentel defende projeto que acelera concessão de licença para mineradoras, apesar do desastre de Mariana


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), afirmou na manhã desta quarta-feira (11), em entrevista em Governador Valadares (MG), que a legislação ambiental do Estado é "antiquada" e "não resolve os problemas". Ele defendeu o projeto de lei apresentado pelo governo que tramita na Assembleia Legislativa em caráter de urgência e visa acelerar a concessão de licenças ambientais para mineradoras. "Nós precisamos rever a legislação ambiental do Estado. Ela simplesmente impõe multas e penalidades e não faz o que é necessário, que é exigir a reposição com projetos adequados tecnicamente e bem elaborados. Não queremos fiscais multando sem nenhum efeito em barragem que se rompeu porque não havia um projeto adequado", afirmou. Pimentel também rebateu as críticas ao plano: "Nosso projeto não é para agilizar licença, é para reduzir prazos. Nós temos duas represas atingidas que estavam com o projeto de revisão parados há dois anos". 


Pela manhã, ele sobrevoou o rio Doce, que foi atingido pela lama das barragens da empresa de mineração Samarco, que se romperam em Mariana (MG), na última quinta-feira (5), e afirmou que vai cobrar da mineradora, em reunião com sua direção internacional nesta quarta, em Belo Horizonte, ações mais efetivas para reparar os danos causados. O governador afirmou ainda que, segundo as medições feitas na água do rio, o grau de turbidez está caindo com velocidade, mas que não há uma previsão para que a situação se normalize. "Estamos deslocando caminhões-pipa e uma equipe técnica para elaborar um projeto emergencial de captação de água nos mananciais mais próximos", disse. Governador Valadares, que suspendeu a captação, decretou estado de calamidade pública.

Nenhum comentário: