quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Senador deixa PSD e se filia ao recém-criado PMB

O senador Hélio José (DF) anunciou nesta quinta-feira (10) que deixou o PSD para se filiar ao recém-criado Partido da Mulher Brasileira. Ele é o primeiro senador da sigla no Senado. O parlamentar assume também a vaga de líder do partido mesmo que ele seja o único representante da legenda. Na prática, o posto garante a ele participar de reuniões de líderes e ter tempo exclusivos de fala durante votações no plenário. Com a sua filiação, o partido passa a ter 21 representantes no Congresso, com apenas duas deputadas. O PMB já forma a 10ª maior bancada da Câmara. O partido é a trigésima quinta sigla criada no País. A mudança de partido foi anunciada em plenário na tarde desta quinta. Hélio José é um dos quatro vice-líderes do governo no Senado. Após a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que era líder do governo na Casa, os vice-líderes assumiram a posição interinamente. O Planalto só deve definir um novo ocupante para o cargo no ano que vem. Com apenas dois meses de criação, o PMB já é alvo de polêmica. O partido ofereceu um repasse aos diretórios regionais, que os congressistas irão comandar, de 50% do dinheiro do fundo partidário que a sigla terá direito devido à votação que cada um deles teve em 2014. O fundo partidário é dinheiro público e é a maior fonte de receita dos partidos, que o usa prioritariamente para gastos eleitorais. Como o PMB não existia em 2014 e, portanto, não teve candidatos, os parlamentares que agora migrarem para a nova sigla levam para ela o fundo partidário que as suas votações proporcionaram. A maranhense Suêd Haidar, de 50 anos, presidente nacional do Partido da Mulher Brasileira (PMB), declara que o generoso repasse aos diretórios regionais tem o objetivo de fortalecer a formação política do partido. Acredite quem quiser.

Um comentário:

Unknown disse...

Sou um contumaz e fervoroso antipático a esse n° absurdo de partidos.Vejo neles a cerne para tantos desvios e descasos.
.
Vejam que todos juram de pés juntos, que estão ao lado do Brasil.Mas que Brasil?Haja visto que estamos a 3 décadas os vendo pular daqui para co lá,de forma a não termos nem ideias dos ideais que os impulsionam.
.
Estes partidos todos eles nascem oriundos dos mesmos ideais de democracia tosca ou de verborragia comunista.
.
Na hora dos votos,cada parlamentar destes partidos os quais não fazemos nem ideia de suas siglas, para votar requerem verbas,cargos e pixulecos...
.
Vejam que não é raro ouvir que este ou aquele parlamentar irá votar segundo a orientação dos seus partidos.A sociedade e o eleitor é um mero detalhe.
.
Na minha opinião de tolo que sou, vereador deputados e senadores deveriam ter apenas uma reeleição.E, todos que forem eleitos tem necessariamente que cumprirem seus mandatos até o fim, sem saídas para outros cargos.
.
Esse é um conceito moderador do apetite e da perpetuação de trastes que nada fazem pela nação e são eleitos e reeleitos pela eternidade pelos tolos que os adotam como se adota um time de futebol.