sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Platini abandona candidatura à presidência da Fifa


Suspenso de atividades ligadas ao futebol por oito anos, o francês Michel Platini afirmou nesta quinta-feira (7) que desistiu oficialmente da sua candidatura à presidência da Fifa. "Eu estou me retirando da corrida pela presidência da Fifa. O tempo não me favorece, eu não tenho os meios para competir em igualdade com os outros candidatos. Eu não estou tendo a chance de jogar o jogo. Tchau, tchau, Fifa, tchau tchau presidência da Fifa", declarou à Associated Press. Apesar de ter abdicado da eleição, marcada para o dia 26 de fevereiro, ele disse que continuará tentando reverter a punição imposta pelo Comitê de Ética da entidade. "Eu gasto mais tempo em salas de audiência do que em campos de futebol falando sobre 4-3-3, 4-4-2 ou notícias de futebol", disse. "Eu estou levando isso filosoficamente, vamos esperar e ver o que acontece, mas a injustiça me revolta e eu estou tentando combatê-la", completou. Platini afirmou também que teria o apoio de 150 federações na eleição, que o consideravam "a pessoa certa para resolver os problemas da Fifa". Ele ainda deixou em aberto a possibilidade de voltar à entidade após o período de punição, caso não consiga revertê-la. O francês não explicitou apoio ao secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, candidato da federação europeia ao pleito, e disse que não será fácil para o suíço vencer a disputa. Em 21 de dezembro de 2015, o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter e o ex-presidente da Uefa Michel Platini foram suspensos pelo Comitê de Ética por oito anos. O comitê considerou os dois dirigentes, que já estavam suspensos por 90 dias desde outubro, culpados de "conflito de interesses" e de "gestão desleal". A investigação teve início após decisão do procurador-geral suíço de iniciar procedimentos criminais contra Blatter pelo pagamento de 1,8 milhão de euros (R$ 8,3 milhões) em 2011 a Platini. Os dois dirigentes afirmam que o pagamento do valor ocorreu como remuneração de um trabalho de Platini prestado à Fifa em 1998. Não há, porém, contrato escrito entre a entidade e o dirigente francês. A Procuradoria também está investigando a indicação das Copas de 2018 e 2022 para a Rússia e Qatar, respectivamente. Platini deve pagar ainda uma multa de 74 mil euros (R$ 320 mil), maior que a multa atribuída a Blatter, fixada em 46.295 euros (R$ 200 mil).

Nenhum comentário: