domingo, 24 de abril de 2016

Terminal de Viracopos é inaugurado inacabado e com problemas

A operação dos vôos domésticos no novo terminal do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo), começou com problemas neste sábado (23). Alguns elevadores, esteiras e escadas rolantes do terminal não funcionaram. Além disso, operários ainda trabalhavam no terminal e parte do forro do teto não tinha sido colocado. Passageiros e motoristas que não sabiam da transferência dos voos foram para o antigo terminal e tiveram que retornar para só então seguir até o novo local de embarque. Das 28 pontes (fingers) para os aviões previstas no contrato de concessão, apenas 16 estão em operação. A Azul, que mais usa o aeroporto, reclamou do baixo número dos equipamentos. Segundo a assessoria da companhia aérea, os dez fingers destinados a ela para os voos domésticos são insuficientes, o que obriga que parte dos passageiros ainda sejam levados aos aviões a jato por meio de ônibus. Ainda de acordo com a Azul, a expectativa é a de que até novembro, mais posições com fingers sejam entregues, ampliando ainda mais o conforto para os clientes que usam Viracopos. A transferência total para o novo terminal sofreu atraso de 23 meses. A previsão inicial era para maio de 2014, antes da Copa do Mundo no Brasil. Porém, apenas os vôos internacionais foram migrados. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já autuou a concessionária e estuda o valor da multa à concessionária, que pode chegar a R$ 170 milhões, mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso. Segundo a assessoria da Aeroportos Brasil Viracopos, os problemas registrados no novo terminal já foram reparados. Mas parte do acabamento continuará sendo realizado até a finalização. A assessoria negou que as outras 12 pontes de embarque não estejam prontas e informou que elas já estão instaladas e entrarão em operação conforme o aumento da demanda do aeroporto. No ano passado, Viracopos recebeu 10,3 milhões de passageiros, um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período anterior. O novo terminal tem capacidade para 25 milhões de passageiros por ano. Sobre o atraso de 23 meses, a assessoria informou que ele ocorreu devido a problemas de caixa, que afetaram o cronograma de obras.

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