quinta-feira, 14 de julho de 2016

A comunista democrata Hillary Clinton perde apoio e pesquisa aponta empate com o republicano Trump na eleição dos Estados Unidos

Os dois pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos, a comunista democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, aparecem empatados, com 40% das intenções de voto, na mais recente pesquisa nacional do jornal The New York Times e da rede CBS. A sondagem aponta uma forte queda de Hillary, que um mês antes tinha 6 pontos percentuais a mais do que Trump.


A pesquisa indica que os eleitores acham Hillary melhor para lidar com questões sobre a imigração ilegal e relações raciais. Ela é derrotada por Trump em temas como economia e mercado internacional, e os dois aparecem empatados na avaliação do trabalho que fariam em relação a terrorismo e segurança nacional dos Estados Unidos. O dado reflete uma movimentação importante do eleitorado, mas pode não refletir necessariamente o resultado da eleição, em novembro. Isso porque o sistema eleitoral dos Estados Unidos é indireto, e considera a votação por estados, levando à composição de um colégio eleitoral com delegados, em vez de considerar vencedor o candidato com mais votos nacionalmente. A média de pesquisas por estados calculada pelo site Real Clear Politics indica que Hillary ainda tem vantagem sobre Trump. A pesquisa aponta que ela tem 209 votos no colégio eleitoral, contra 164 de Trump. Os dois ainda disputam 165 votos. O vencedor precisa ter mais do que 269 votos. Segundo a pesquisa, Clinton perdeu apoio por não ser considerada digna de confiança pela população. Entre os eleitores ouvidos, 67% acham que ela não é honesta. A sondagem aparenta refletir as revelações da investigação oficial sobre o uso de e-mail privado por Hillary enquanto era secretária de Estado dos Estados Unidos. O Departamento de Justiça descartou um processo criminal contra Hillary, mas o Departamento de Estado reabriu a investigação interna sobre o caso. O tema se tornou mais relevante, segundo a pesquisa, pois 46% dos entrevistados agora acham que ela agiu de forma ilegal, em comparação com 23% que diziam isso na pesquisa realizada no mês anterior. Apenas 28% dos eleitores têm uma visão positiva de Hillary, uma proporção menor do que os 33% que diziam o mesmo um mês antes. Apesar de Hillary ter perdido apoio e não ser considerada confiável, Trump não aparece muito melhor na pesquisa. A maioria dos eleitores, 62%, disse não confiar nele. Mesmo assim, mais entrevistados, 30%, disseram neste mês ter uma visão favorável do candidato, em comparação com os 26% do mês anterior. Apesar disso, os eleitores acham que ela é mais preparada para a Presidência do que o republicano - por mais que este dado também aponte uma queda, de 59% para 50% em um mês. Apenas 30% dos eleitores acham que Trump está preparado para ser presidente.

Nenhum comentário: