sexta-feira, 15 de julho de 2016

Datafolha-SP: Marta e Erundina têm o que comemorar; Russomano ainda venceria; Haddad apanha de todos

Candidato do PRB venceria todos as simulações de segundo turno; sem ele, a peemedebista bate todos os possíveis adversários

Por Reinaldo Azevedo - A Folha publica nesta sexta-feira publica pesquisa Datafolha para a Prefeitura de São Paulo. Fernando Haddad (PT), o prefeito que proibiu a Fiesp de exibir a Bandeira Nacional, tem índices compatíveis com a qualidade de sua administração e com a clarividência de suas decisões. Já chego lá. Vamos primeiro aos números. A pesquisa traz dados algo surpreendentes. 


Celso Russomano (PRB) lidera a disputa no primeiro turno, com 25%. Em segundo lugar, está Marta Suplicy (PMDB), com 16%, seguida por Luíza Erundina (PSOL), com 10%. O atual prefeito vem em quarto lugar, com apenas 8%. O tucano João Dória marca 6%, e Marco Feliciano, do PSC, 4%. Andrea Matarazzo (PSD) fica com 3%.


Acontece que o Supremo pode acabar com o sonho de Russomano. Ele já foi condenado pela Justiça Federal do Distrito Federal por peculato. Se o Supremo confirmar a sentença, ele se torna inelegível. Caso fique fora da disputa, Marta Suplicy assume a liderança do primeiro turno, com 21%, seguida por Erundina (13%), Haddad (11%), Doria (7%) e Feliciano e Matarazzo, ambos com 5%. Ah, sim! Haddad, o homem que quer censurar a Bandeira Nacional, também é campeão de rejeição: 45% não votariam nele. Na sequência, nesse quesito, vêm Feliciano (32%) e Marta Suplicy (31%). A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Sabem quantos acham a gestão petista boa ou ótima? Só 14%. Para 48%, é ruim ou péssima. E 35% dizem que ela é regular. Acho uma avaliação generosa…


O Datafolha fez 10 simulações de segundo turno. Caso seja candidato e se o confronto ocorresse hoje, Russomano venceria todos os embates: 58% a 18% contra Dória; 58% a 19% contra Haddad; 54% a 29% contra Erundina e 48% a 31% contra Marta Suplicy. Exceção feita a Russomano, a candidata do PMDB, por sua vez, bateria todos os adversários testados: 48% a 24% contra Doria; 44% a 24% contra Haddad e 39% a 33% contra Erundina. Esta, por sua vez, venceria o candidato do PSDB por 44% a 24% e o prefeito por 42% a 25%. Embora na margem de erro, Doria, muito provavelmente, venceria o petista por 34% a 30%. O que temos? O dado surpreendente da pesquisa, entendo, é o desempenho de Marta Suplicy. A chance de o Supremo manter a condenação de Russomano é gigantesca — e a cidade saberá ser grata caso se faça justiça. Notem que, nesse caso, a ex-prefeita lidera o primeiro turno e bate todos os possíveis adversários no segundo. Luíza Erundina também aparece bem nesse levantamento. Ela, afinal, é maior do que o nanico PSOL. É visível que se beneficia da onda de descrédito que atinge os políticos. Ainda que tenha se ligado ao radicalismo doidivanas, irresponsável e, com alguma frequência, inescrupuloso do PSOL, Erundina tem fama de honesta e gosta de falar como uma espécie de reserva moral. Nas simulações, bateria Doria e Haddad. O único que não vence ninguém é mesmo o prefeito, esse cruzamento malsucedido de Lênin com Jânio Quadros — ficando claro, desde sempre, que inexiste um que pudesse ser bem sucedido. É claro que tudo está apenas no começo. É pouco provável que o candidato tucano, João Dória, conserve o índice atual. O PSDB costura uma ampla aliança na cidade. Mesmo que Russomano se mantenha na disputa, já ficou claro que ele pode ser bom de saída, mas tende a se complicar no percurso e na chegada. A pesquisa de agora serve apenas para apontar quem está conseguindo se estabelecer, dados os atuais fatores da política. Nessa rodada, Marta e Erundina têm o que comemorar.

Nenhum comentário: