segunda-feira, 25 de julho de 2016

PSOL confirma candidatura da comunista Luciana Genro à prefeitura de Porto Alegre


O PSOL oficializou no final da tarde deste domingo a ex-deputada federal comunista Luciana Genro como candidata à disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Na convenção do partido, no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luciana Genro mostrou que, além das tradicionais pautas do partido ligadas a causas sociais, de gênero e direitos dos trabalhadores, dará uma atenção especial ao tema da criminalidade na capital: "O nosso programa de segurança é um dos mais completos que estamos apresentando", ressaltou Luciana, exemplificando que pretende utilizar a EPTC para colocar em prática o plano traçado para a área. Para a comunista Luciana Genro, que também concorreu à Presidência da República em 2014, as eleições deste ano terão o desafio de mostrar que a esquerda é viável no poder após a crise que atinge o PT. A pré-candidata chegou a embargar a voz no início de seu pronunciamento e mostrou confiança na possibilidade de chegar ao segundo turno, mas prometeu não fazer alianças em troca de cargos. Ela se comprometeu a cortar 70% dos cargos de confiança (CCs). "Tenho certeza de que chegaremos no segundo turno. Aí teremos o apoio de outros partidos. Mas não vamos fazer loteamento de cargos", disse a pré-candidata, que apresentou ainda os principais pontos do seu programa de governo, com mais de 80 páginas, construído de forma colaborativa. O PSOL já tem a adesão do Partido Pátria Livre (PPL), um partido também comunista (é o antigo MR8) e negocia uma aliança com a Rede, da "santinha da floresta" Marina Silva. Se o acordo for fechado, seria a sigla a indicar um vice para Luciana. Caso contrário, a chapa deve ser completada pelo deputado estadual Pedro Ruas, também do PSOL. O PSTU é outra legenda em tratativas para a coligação. A comunista Luciana Genro ganhou o apoio do jornalista americano Glenn Greenwald, presente na convenção. Greenwald ficou conhecido ao denunciar, em 2013, que a agência de espionagem NSA, o governo americano, interceptava comunicações de membros do governo brasileiro, a partir da atuação do espião Edward Snowden, atualmente asilado na Russia. Ele contou que se aproximou da comunista Luciana Genro na campanha presidencial de 2014, quando ela aderiu à causa da internet livre. A comunista Luciana Genro é dada a se aproximar de pessoas desse tipo. Em outra campanha ela se aproximou também de Protógenes Queiroz, ex-delegado federal demitido da Polícia Federal por decisão judicial, famigerado condutor da Operação Satiagraha, que foi completamente anulada por ilegalidades pelo Superior Tribunal de Justiça. 


— Nunca conheci um político tão dedicado a defender esta liberdade — disse o jornalista, cujo companheiro é pré-candidato a vereador também pelo PSOL, no Rio de Janeiro.


O filósofo Vladimir Safatle, professor da Universidade de São Paulo (USP), foi outro convidado de fora do Estado que veio até Porto Alegre para demonstrar apoio à candidatura.


— Luciana tem a virtude de não calcular para decidir. Ela decide a partir de princípios. Ninguém pode dizer que ela não acredita no que fala — afirmou Safatle.


O presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, ressaltou que Porto Alegre é uma das prioridades do partido nas eleições municipais deste ano devido por acreditar na possibilidade de vitória.

Nenhum comentário: