quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Sulgás é um exemplo do desgoverno no governo de José Ivo Sartori, no Rio Grande do Sul


A Sulgás (Companhia de Gas do Estado do Rio Grande do Sul) é um exemplo completo da incompetência que assola o governo de José Ivo Sartori (PMDB). Seus dirigentes não têm sequer noção mínima do ordenamento legal do Brasil e, sem qualquer pudor, encaminham pedidos de autorização para a realização de atos que são simples barbaridades jurídicas. Se não tivesse ocorrido uma denúncia ao Ministério Público do Rio Grande do Sul e uma pronta intervenção deste órgão, uma gigantesca ilegalidade teria sido promovida neste período eleitoral beneficiando o então diretor administrativo-financeiro da Sulgas, Luiz Irineu Schenkel, atualmente candidato à prefeitura de Nova Petrópolis, pelo PSDB. No dia 4 de maio de 2016, em ofício encaminhado ao presidente de Sulgas, Schenkel pediu para ser “licenciado” do cargo para concorrer a prefeito. O presidente da Sulgas, Claudemir Bragagnolo (PSB, de Beto Albuquerque), formalizou o pedido encaminhando-o ao secretário estadual de Minas e Energia, deputado estadual Lucas Redecker, do PSDB, no dia 6 de maio de 2016, o que mostra a urgência com que o assunto era encarado. O engraçado nisso é que homens que deveriam ter domínio mínimo de processos administrativos públicos, tenham confundido a situação de um funcionário estatutário, que deve se licenciar, com a de um CC (cargo em comissão), que deve se exonerar. Na companhia, anteriormente, outros diretores já tinham se exonerado para concorrer, como foi o caso de Artur Lorentz e Ademir Schneider. No ofício enviado a Redecker, dando a entender que já estava tudo acertado (“....como já é de seu conhecimento....”, diz ele no ofício), Bragagnolo não só pede acolhimento à esdrúxula proposta de “licenciamento” de Luiz Irineu Schenkel de seu cargo de diretor administrativo, como ainda vai além, sugerindo que o cargo dele seja ocupado, durante a “licença” em período eleitoral, por João Mallmann, ex-vice-prefeito de Picada Café, município vizinho ao de Nova Petrópolis. Mallmann também é do PSDB e atualmente está no exercício do cargo de diretor administrativo-financeiro da Sulgas. Ele era antes o assessor de Schenkel. A secretaria de Minas e Energia, devidamente comunicada por ofício, não chegou a se manifestar sobre o assunto devido à intervenção do Ministério Público, que foi acionado por meio de denúncia, o que ficou público no dia 12 de maio deste ano, quando os conselheiros da Sulgás receberam comunicado pelo e-mail denuncia.sulgas.rs.gov.br@bol.com.br . Este e-mail foi enviado para os seguintes destinatários, todos eles membros do Conselho de Administração da Sulgás (todos membros efetivos e suplentes): artur-lemos@minasenergia.com.br; Claudemir Bragagnolo (Braga); luizcelso@petrobras.com.br; maurinunes.nh@gmail.com;tatiana.ferrari@casacivil.rs.gov.br; wpiazza@gasbrasiliano.com.br; luis.belloni@sulgas.rs.gov.br; jvilella@petrobras.com.br; Ari Rogerio de Marco Cc: gabinete@pge.rs.gov.br . Mas, tem muito mais, e Videversus vai contar isso tudo. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Para piorar o quadro o Sr. Luiz Irineu Schenkel perdeu as eleições para prefeito da cidade de Nova Petrópolis, e rondou a SULGAS novamente para voltar ao cargo, mas não conseguiu.

Como ele, Luiz Irineu Schenkel possui apenas o Ensino médio, pela nova Lei federal nº 13.303, de 30 de Junho de 2016, (Lei das Estatais), ele não pode ser diretor da empresa porque ela exige que os diretores tenham formação superior, o que ele não tem.
E o Show de horrores continua: Luiz Irineu Schenkel deixou no seu lugar, no cargo de diretor, um “amiguinho seu”, o Sr. João Luiz Mallmann que é seu garoto de recados desde o tempo em que fora prefeito no passado!
Agora como seu “amiguinho” Governador não quer deixar ele na mão, está ajeitando as coisas para dar-lhe o cargo de subsecretário na pasta de Minas e Energia; Ora, como se explica isso? Se ele não tem competência para ser diretor na Sulgás, como vai ocupar agora, um cargo acima do diretor, na Secretaria de Minas e Energia? Explica isso governador!
Esse é o “Novo Estado” que o Piratini esta implantando! Que vergonha Governador!