terça-feira, 29 de novembro de 2016

Facebook é o novo termômetro eleitoral


Num ano em que pesquisas eleitorais erraram resultados no Brasil e nos Estados Unidos, o Facebook desponta como um novo -e importante – termômetro para os políticos. Um estudo realizado pela consultoria Medialogue Digital analisou o papel da rede social durante o segundo turno do estado de São Paulo. Os vencedores tinham mais fãs no Facebook, e seus seguidores demonstraram mais engajamento. Isto é, postavam comentários e distribuíam curtidas mais vezes. Os 26 candidatos do segundo turno de São Paulo receberam 3,4 milhões de votos, reuniram quase 800 mil fãs no Facebook
e fizeram 2,3 mil postagens durante a campanha. Em 69% das cidades analisadas os candidatos vencedores tinham mais fãs no Facebook do que seu oponente. Já a média de engajamento, por sua vez, manteve-se em 10%. Um índice considerado alto. Na página do presidente Michel Temer, por exemplo, ela está em 6%, enquanto que na do ex-presidente Lula não ultrapassa os 3%.

Nenhum comentário: